Nossas pequenas e charmosas fashionistas sempre querem estar lindas. As mães querem que seus filhos estejam aquecidos e confortáveis. E só isso é capaz de agradar aos dois lados - isso suéter. Quente e elegante tem uma história muito rica.
O primeiro modelo de moletom deve seu nascimento a Benjamin Russell. Ele o criou para um dos jogadores do time universitário de futebol dos Estados Unidos. Houve esse caso na década de 1920 do século XX.
Esses produtos rapidamente se espalharam entre os atletas. Mais tarde, na década de 1960, as pessoas da vida cotidiana, não apenas do mundo dos esportes, apreciaram o produto confortável.
Seleção de fios e agulhas de tricô
Um pequeno esclarecimento irá ajudá-lo a escolher o fio para um moletom. Essa coisinha significa literalmente “suéter” e “camisa”. Juntar essas coisas deve significar algo intermediário.
O “moletom” não deve estar quente, mas deve ser mais quente que a camisa. Portanto, é necessário tricotá-lo com um fio com um pequeno teor de lã, que dá calor.
Na maioria das vezes, o moletom é feito de um único fio. Muitas coisas brilhantes podem servir de decoração para um moletom infantil., nisso a imaginação do mestre será limitada apenas pelo bom senso.
Selecione as agulhas de tricô dependendo da espessura do fio.
Importante! Muitas vezes, a etiqueta do fio indica o número de agulhas de tricô adequadas para tricô.
Vale a pena prestar atenção ao modelo. Se for raglan, então é mais conveniente fazer o trabalho em agulhas de tricô conectadas com linha de pesca (redonda).
Instruções passo a passo para tricotar um moletom para menina
Criar coisas com as próprias mãos não é tão difícil, principalmente porque existem regras gerais para alguns modelos. Por exemplo, existem vários tipos de mangas de moletom. Saiba mais sobre como tricotar cada elemento.
Montar os primeiros pontos em 2 agulhas (dobrar):
A seguir tricotamos uma amostra de 10-12 cm, é melhor selecionar imediatamente um padrão e experimentá-lo no fio. Após a lavagem, o fio pode encolher.
Tricotando as costas
Muito muitas vezes um moletom para menina é tricotado com raglan. Portanto, o padrão ficará assim.
Esses padrões podem ser tricotados por baixo. Neste caso, todos os detalhes são tricotados ao nível da cava (neste caso, ao raglan). Depois tudo se junta e o tricô é direcionado para a gola em círculo. Ao mesmo tempo, as reduções são realizadas de acordo com regimes especiais.
No segundo caso, o modelo é tricotado por cima. O padrão não é diferente aqui. Tudo é feito em conjunto desde o início. Mangas e costas e frente estão reunidas. Só agora vale a pena fazer acréscimos nos locais especificamente indicados no diagrama. A mesma coisa é feita até o nível da cava.
Ao nível da cava, todos os detalhes divergem. As costas e a frente podem coexistir ou ser tricotadas separadamente. As mangas também podem ser tricotadas em agulhas circulares ou regulares e depois simplesmente costuradas.
Muito raramente o seguinte padrão é usado para um moletom.
Este modelo parece elegante e fofo. Mas isso exigirá mais tempo e esforço. É necessário fazer recortes bem feitos para a cava e o decote. Este padrão é tricotado por baixo.
Um modelo semelhante é aquele com recorte de cava quadrado. É muito mais simples de executar, por isso o recomendamos para artesãs iniciantes.
É muito fácil tricotar as mangas - elas não têm bisel e um número igual de laçadas são fechadas para a cava na frente e nas costas. Na maioria das vezes, não mais que 7. Este indicador dependerá da idade da criança, do modelo e da espessura do fio.
Antes
O detalhe frontal do moletom não difere muito das costas. O mesmo número de loops é usado para isso, é de altura semelhante.
Recortes semelhantes para cavas. A principal diferença é o decote. Geralmente é mais profundo do que nas costas.
Em um moletom, você pode colocar o padrão apenas na frente, tranças verticais, diamantes, etc.
Mangas
Se este for um modelo raglan, as mangas podem começar tanto no ombro quanto no punho. Caracterizam-se por um aumento no número de voltas, mais próximas do ombro. E diminuindo as alças, mais perto do punho. Tudo vai depender do modelo. Se as peças tiverem mangas retas, não necessitarão de acréscimos ou diminuições de pontos.
O alisamento das cavas em algumas mangas é feito para que elas se encaixem perfeitamente no decote traseiro e na frente.
Existem também modelos de mangas bem leves – as chamadas quadradas. São muito fáceis de tricotar e normalmente destinam-se a crianças muito pequenas. Primeiro é feito o elástico na manga, depois vem o padrão principal com aumentos contínuos, após atingir a altura desejada são feitas diminuições.
Nesse caso, não há chanfro ou diminuição em uma linha e você obtém uma ruptura uniforme da manga.
Importante! Se a manga for quadrada, é necessário fazer um chanfro quadrado nas prateleiras traseira e frontal. Para fazer isso, você precisa fechar um número igual de laçadas uma vez para a cava nas costas e na frente - para crianças, geralmente são fechadas 4 a 7 laçadas (dependendo da espessura do fio e da idade da criança).
Montagem de peças acabadas
Utilizando a técnica raglan, o moletom não requer montagem. Mas outros modelos possuem etapas de montagem semelhantes:
- São feitas costuras nos ombros (se necessário, as alças são levantadas ao longo da borda do decote com agulhas de tricô circulares e é feita uma gola).
- As mangas são costuradas.
- Costuras laterais nas mangas.
- Costuras laterais que conectam as costas e a frente.
Importante! O decote do moletom pode ser baixo ou alto. A gola alta geralmente tem laços para ajustar o elástico da gola. Este decote precisa ser tricotado com agulhas circulares alguns centímetros acima do normal para fazer um bolso para a renda.
Decoração de moletom
Estes poucos passos irão ajudá-lo a criar um modelo único para uma menina. Dependendo do interesse da criança, você pode decorar a peça de malha: com renda, strass, crochê, etc.
Por exemplo, um amante de contos de fadas ficará feliz em apreciar uma princesa ou outro personagem de conto de fadas na prateleira da frente de um moletom. É tão fácil fazer suas coisas favoritas e elegantes para seu próprio filho ou como presente para outras jovens princesas.
Padrões de tricô: