Um sobretudo com canga esvoaçante é uma peça de roupa para todos os momentos. Líder permanente do guarda-roupa masculino e, desde o início do século 20, feminino, esta capa de chuva percorreu um longo caminho desde o uniforme de soldado até o extravagante e moderno favorito das mulheres.
O que é uma canga esvoaçante em um sobretudo?
Como o sobretudo foi inicialmente considerado roupa militar, sua aparência foi criada para atender às necessidades dos soldados. Assim, uma almofada de tecido localizada no ombro direito (na linguagem profissional dos alfaiates, um manche de aba) era necessária para proteger o ombro do recuo da coronha da arma ao atirar e do atrito com a alça do rifle durante o uso. no ombro.
Referência! Na maioria das capas de chuva modernas esse elemento ainda é encontrado, como uma homenagem à tradição e um detalhe do clássico trench coat. Além disso, nas peças masculinas, a canga esvoaçante é sempre fixada no lado direito, e nas peças femininas, às vezes, no lado esquerdo.
Como apareceu
A criação da capa de chuva é disputada por duas populares marcas inglesas.Segundo Aquascutum, esta capa de chuva foi criada pelos designers da empresa em 1913 como uniforme militar para soldados britânicos durante a Primeira Guerra Mundial, recebendo críticas positivas dos militares devido à sua alta resistência ao desgaste e impermeabilidade.
Desde o final do século XIX, a empresa Aquascutum (traduzida como proteção da água) passou a se especializar no desenvolvimento de itens inovadores para o uso diário e para as necessidades dos militares durante a Guerra da Crimeia.
O primeiro modelo, que a Aquascutum posiciona como antecessor do trench coat, data de 1853. A capa era feita de tecido grosso, fabricado na melhor fábrica da Inglaterra. O material era cinza e à prova d’água – tanto quanto era possível fazer naquela época.
Mas antes da criação da Aquascutum, em 1950, a Charles Macintosh & Co já havia produzido várias gerações de gabardinas masculinas.
Ao mesmo tempo, a Burberry afirma que o autor desta capa de chuva é o fundador da empresa, Thomas Burberry, e esta versão é considerada mais verdadeira. Em 1888, o proprietário da fábrica patenteou um material impermeável “respirável”, o gabarin, que, entre outras coisas, foi usado em 1911 para equipar a primeira viagem de Raoul Amundsen ao Pólo Sul.
A complexa tecelagem deste tecido, que formava uma cicatriz diagonal com inclinação significativa, aliada a uma impregnação especial à base de cera, permitia que a água escorresse do manto, evitando que se molhasse completamente. Portanto, o gabarin é um certo padrão na fabricação de gabardinas.
Por que você precisa de um jugo voador?
É preciso dizer que hoje o sobretudo traz certos rudimentos do estilo anterior dessa roupa: por exemplo, meias argolas de aço penduradas nas sobreposições. Desde antes disso eles eram usados para prender espadas ou granadas.
Referência! Um jugo flyaway era necessário para proteção durante a precipitação.
Como usar uma canga esvoaçante em um casaco de corrida
No início, essa peça de roupa realizava diversas tarefas simultaneamente. Em primeiro lugar, ao atirar, tal almofada suavizava o golpe da arma, e também evitava que o ombro roçasse na alça do rifle e, além disso, permitia proteção contra intempéries: durante a precipitação, o manche era preso sobreposto ao topo da lapela e não permitiu a entrada de chuva.
Nos produtos masculinos, o manche fica do lado direito, pois ao atirar o destro coloca a arma neste ombro. E para as capas de chuva femininas, a canga pode ser costurada em ambos os lados.
Gradualmente, o sobretudo começou a passar do guarda-roupa dos soldados para a moda cotidiana; seu estilo mudou, mas a canga não desapareceu. Ainda pode ser visto em gabardines clássicos, e sua presença não pode ser chamada de inútil - dificilmente protege contra o impacto de uma coronha, mas protege contra a precipitação.