Cor viridiana: como fica em roupas e tecidos, combinação, foto

4723632964_301e470e87_b

Creativecommons.org

A cor do verde mar, a cor da água ao amanhecer, o rico azul esmeralda - e tudo isso se trata de um dos tons mais bonitos da paleta de cores, o viridiano. Neste material contaremos como é o viridian, onde essa tonalidade é mais usada e com quais cores ela combina melhor. Como sempre, no final deste artigo você encontrará os exemplos de maior sucesso com uma seleção de imagens coloridas Viridian.

Qual é a aparência da cor viridiana?

Viridian é um tom de azul esverdeado brilhante, mas bastante natural. A percepção desta tonalidade é muito influenciada pela textura e pelo material sobre o qual é aplicada. Dependendo do tipo de tecido e de seu revestimento, a tonalidade do viridiano pode variar de um verde profundo com um tom azul pronunciado, semelhante ao verde ao luar, até um tom bastante brilhante de verde mar sob a luz solar direta. As pessoas comuns ainda debatem se a cor viridiana é um tom de verde ou azul.

História da cor viridiana

O próprio nome da cor vem da palavra latina “viridis”, que se traduz como “verde”. Ou seja, pelo nome, essa tonalidade é mais verde que azul. Essa tonalidade às vezes era encontrada na pintura de ícones (por exemplo, na tradição ortodoxa, a Santíssima Trindade era mais frequentemente pintada em tons de verde), mas a cor viridiana recebeu esse nome apenas no início do século XIX, graças a modistas empreendedores. que atribuíram nomes especiais de “venda” a cores e tonalidades. Os pintores marinhos foram os primeiros a utilizar ativamente esta tonalidade já em meados do século XIX. Em particular, a cor viridiana era o tom preferido do artista russo Ivan Aivazovsky, que adorava pintar o mar iluminado pelo sol.

A cor viridiana na moda moderna e suas interpretações

999ccb7d-acb0-498e-b685-137d52521ba5

Creativecommons.org

Os designers de roupas preferem criar looks monocromáticos com o tom Viridian, às vezes adicionando detalhes brilhantes. Acredita-se que a cor Viridian é uma tonalidade autossuficiente que dispensa quaisquer acréscimos. Este é um caso raro em que uma cor rica pode adicionar “caro” a uma imagem e corrigir a falta de apresentação do tecido. Isso pode ser tanto positivo quanto negativo: é óbvio para os vendedores em que focar, e os compradores devem sempre prestar atenção à qualidade dos materiais e não sucumbir à magia de apenas uma tonalidade. Casas de moda famosas como Dolce&Gabbana recorrem a essa tonalidade para enfatizar o elitismo de seus produtos. Os designers também gostaram dessa cor aristocrática porque combina com quase todos os tipos de cores. É assim que Viridian fica melhor em meninas e mulheres das cores Inverno e Outono.Combina um pouco menos com os representantes dos subtipos Primavera e Verão, mas isso não é motivo para negar a si mesmo a escolha dessa tonalidade específica para o corte de, por exemplo, um vestido.

Onde a cor viridiana é mais comumente usada?

Devido à sua versatilidade, o viridian pode ser visto em quase todos os itens do guarda-roupa: é adequado tanto para o dia a dia quanto para a noite. Tradicionalmente, esta é a cor preferida para vestidos e casacos de fim de semana. Você também pode ver suéteres, cardigans e até roupas íntimas da mesma cor. Mesmo assim, essa cor é mais adequada para agasalhos ou vestidos. Ao mesmo tempo, o traje de fim de semana não deve ser muito complicado: o viridian não requer lantejoulas, cortinas complexas ou listras. Para realçar o efeito de brilho, deve-se dar preferência a tecidos caros: caxemira ou seda. Essa cor fica um pouco menos impressionante em rendas, tecidos de algodão e linho.

Com quais tons a cor viridiana combina melhor?

Como escrevemos anteriormente, o Viridian pode “extrair” com segurança uma imagem monocromática. No entanto, a monotonia (mesmo em um tom tão elegante) pode ser enfadonha. Para diversificar o visual, você pode adicionar as cores laranja, dourado, vinho carmesim ou leitoso. Uma das regras básicas: a gama térmica de cores deve corresponder, ou seja, no caso do viridian, que pertence à gama fria de tonalidades, a cor do seu sombreamento também deve ter um tom frio.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano