A túnica como peça de roupa começou a ser usada na Roma Antiga. Naquela época, era usado exclusivamente por homens. A esta altura, a túnica já faz parte do guarda-roupa feminino. Graças à sua praticidade e corte confortável, tornou-se parte indispensável tanto do estilo do dia a dia quanto do traje de praia, férias ou escritório. A túnica é um item universal que pode ser usado como peça independente do guarda-roupa, como um vestido, ou com calças ou jeans.
Estilos de túnica da moda 2019
Os modelos de túnicas distinguem-se pela sua diversidade. Em primeiro lugar, o corte e o material dependem da finalidade a que se destina. Por exemplo, a versão praia é feita em tecido leve translúcido e com silhueta solta, e a versão inverno é feita em malha ou fio. A seguir, vejamos os estilos mais populares.
Direto
Um dos estilos mais comuns do dia a dia é a túnica reta. É uma camiseta alongada ou de manga comprida, um suéter longo de malha ou até um colete.Principalmente este modelo é costurado em malha ou tricotado à mão ou na máquina.
Estilo império
A túnica estilo Império distingue-se pelos seus traços de corte. O fato é que nesses modelos existe um elástico ou cordão embaixo do peito, por meio do qual o tecido se franze do peito e se expande para baixo.
Linha A
Um produto de linha é uma camiseta ou blusa ligeiramente larga e alongada. Sua vantagem está na simplicidade do corte e do design, por isso geralmente são utilizados tecidos “ricos” e com uma bela textura ou estampa para sua produção.
Com babados
Uma blusa com babados vai ajudar a dar romance e feminilidade ao seu look. Babados dispostos em ondas suaves no peito, ao longo de uma fileira de botões, nas mangas ou na parte inferior da peça decoram-na e tornam a aparência mais elegante e festiva. As blusas com babados são confeccionadas em tecido leve para emoldurar lindamente a figura.
Com diferentes tipos de mangas
Mangas incomuns podem dar destaque até mesmo à túnica de corte mais simples. O seguinte fica melhor com uma blusa longa:
- lanternas. Normalmente as mangas curtas têm formato arredondado, mas nesta temporada as mangas compridas, costuradas na base de lanternas, estão na moda;
- estreito. Uma combinação interessante é quando o corte da túnica em si é bastante espaçoso com mangas estreitas de malha;
- largo. O que se quer dizer aqui é que eles se alargam para baixo;
- longo. A tendência são as mangas cujo comprimento cobre as palmas das mãos. Este efeito pode ser criado por pequenos babados ou babados nos punhos;
- bastão. Neste modelo, as mangas não são cortadas como recortes, mas formam um todo único com a parte principal da peça. A cava é abaixada, criando assim o formato das asas do morcego.
Com fendas
Alguns modelos apresentam fendas espetaculares ao longo das costuras laterais até os quadris ou cintura. Estas fendas parecem bastante divertidas, por isso esta túnica é usada tanto com calças justas como na praia. Além disso, cortes não muito profundos são fornecidos nas roupas tradicionais indianas.
Fora do ombro
Os ombros femininos nus parecem muito românticos e atraentes. Se você deseja criar esse efeito, dê preferência ao produto:
- com fenda nas mangas na região dos ombros;
- com mangas duplas: alça e parte longa;
- com uma linha de ombro baixa.
Com cheiro
Um look incrivelmente feminino é criado usando uma linda túnica envolvente. Este último cria um decote em forma de V, cuja profundidade você pode ajustar como desejar. O envoltório pode ser feito com laço, botão ou fecho na lateral, ou costurado diretamente na costura da cintura.
Em estilo etno ou boho
O estilo étnico distingue-se pelo seu corte original e variedade de decoração. Um produto estilo boho deve caber livremente na figura e não deve ser apertado ou restringir os movimentos. Este item é feito de tecidos naturais como linho ou algodão. Muitas vezes seu corte lembra um vestido com capuz, decorado com numerosos babados, babados, enfeites, franjas, pompons ou rendas de malha. A parte inferior da túnica pode ser plana ou assimétrica.
Cintura baixa
Essa blusa não vai enfatizar uma cintura estreita e não vai criar a aparência dela, então esse modelo deve ser usado por mulheres com corpo padrão. A cintura baixa costuma ser destacada com um elástico ou cinto. Este corte fica bem em uma túnica leve de praia, onde em vez de uma alça costuma-se usar um cordão trançado com borlas nas pontas.
Fraque túnica
Uma das formas mais inusitadas de túnica é um produto com uma parte traseira original que lembra a “cauda” de um fraque masculino. É uma extensão com uma ou duas pontas pontiagudas. Este item parece bastante impressionante e festivo, por isso pode ser usado em um evento especial.
Com costas abertas
Num dia quente de verão, uma boa solução seria usar uma blusa longa com as costas abertas. Observe que Este modelo é mais adequado para mulheres com corpo tonificado. e boa pele, pois revela uma área bastante grande do corpo. Existem diferentes maneiras de cortar as costas abertas - com um envoltório profundo nas costas e com um recorte e suéter no pescoço.
Assimétrico
A assimetria é uma ótima maneira de adicionar variedade a um visual chato. Dê preferência a uma túnica com costas estendidas, laterais ou peça em camadas. Babados assimétricos no peito e na cintura também são tendência.