Apesar da luta persistente da metade justa da humanidade pelo direito de não ceder aos homens em nada, uma mulher política continua a ser um fenômeno que atrai a atenção hoje. Se esta mulher é a Chanceler Federal da Alemanha, que lidera o país desde 2005, então o interesse por ela por parte do público e da mídia é compreensível.
Angela Dorothea Merkel pertence à categoria de pessoas que perseguem propositalmente seus objetivos e alcançam resultados significativos. Sempre foi assim. E na sua juventude, quando uma licenciada da Universidade de Leipzig defendeu a sua dissertação em física com um título impronunciável, e hoje, quando conseguiu reforçar significativamente a posição da Alemanha na União Europeia.
Por que Merkel se veste de maneira tão chata?
Angela Merkel, como política, é creditada por um pragmatismo duro e decisões equilibradas. Muitos estilistas acreditam que as atividades políticas e governamentais de Frau Merkel se refletem em sua aparência.
A Chanceler Federal da Alemanha foi repetidamente criticada pelo conservadorismo e pela excessiva contenção na sua aparência. É quase impossível encontrar saia no guarda-roupa de um político alemão. Mas existem muitos blazers retos de cores e tonalidades diferentes, mas sempre do mesmo estilo.
Quanto às blusas, sua aparência promove claramente o minimalismo e lembra mais camisetas lacônicas. Via de regra, o conjunto é completado com calças retas pretas. A tentativa de substituí-las por calças claras e largas, segundo os estilistas, revelou-se extremamente malsucedida.
Talvez o motivo tenha sido a falta de calçados adequados. Ângela se sente confiante em sapatilhas sem salto, não usa perfume e só permite contas feitas de pedras semipreciosas e relógios como joias. Quanto à cosmética, Merkel prefere claramente a maquilhagem mais natural e não recorre aos serviços de cirurgiões plásticos.
Jornalistas que tentam convencer o público de que as atividades profissionais do chanceler são a razão de suas roupas modestas são facilmente contestados. Basta folhear os álbuns de fotos da juventude e da juventude de Merkel.
Quando suas colegas usavam minissaias ultracurtas, Angela usava um corte de cabelo infantil e os jeans habituais. Logo no início de sua carreira política, a futura chanceler apareceu com um cardigã invariável, que lembra muito o de homem, e ainda usava um corte de cabelo curto.
Muito provavelmente, uma mulher confiante simplesmente escolhe roupas que sejam confortáveis para ela, guiada pelo lema que está sempre diante de seus olhos. Na mesa de Merkel há um suporte prateado com a inscrição "In der Ruhe liegt die Kraft" - "Força na Calma".
Quando finalmente veremos Merkel de vestido?
Porém, ainda temos a chance de ver Ângela de vestido. Aos 44 anos, casou-se pela segunda vez, o que, segundo outros, a tornou uma mulher feliz. Foi então que o corte de cabelo curto se aproximou de um bob feminino, e Frau Merkel foi fotografada com um extravagante vestido preto com boá. A imagem de Ângela com um elegante terno de delicada cor ametista, onde em vez das habituais calças pretas, usava uma saia até o chão, também ficou para a história.
Os estilistas recomendam fortemente saias de comprimento clássico com sapatos confortáveis de salto baixo para mulheres de alto status e, para ocasiões especiais, um verdadeiro vestido de noite que enfatize corretamente a cintura e esconda com tato os braços com mangas compridas de corte complexo.
Quem escolhe trajes ridículos para Merkel
No entanto, Angela Merkel ouve a opinião de pessoas que trabalham na sua imagem há muitos anos. A escolha da cor e da alfaiataria dos blazers preferidos do Chanceler foi confiada à sua alfaiate pessoal, Frau Bettina Schönbach. Nas viagens de negócios com uma política alemã, sua personal stylist Petra Keller está sempre presente. Por fim, o corte de cabelo de Merkel há muito é preocupação do cabeleireiro pessoal Udo Waltz.
A aparência de Angela Merkel muitas vezes se torna objeto de discussão nas páginas de revistas populares. Mas, tendo alcançado o reconhecimento como uma das políticas mais influentes do século XXI, ela certamente conquistou o direito de permanecer ela mesma na escolha de sua imagem.