Em que país o quimono é a roupa tradicional?

Cada nação preserva cuidadosamente a sua língua, tradições, costumes, folclore e traje nacional como parte integrante da cultura. Para os japoneses, a base desse traje é um quimono. Mas se você assistir a filmes históricos sobre países orientais, poderá ver roupas semelhantes na China Antiga, na Coreia medieval e na Mongólia feudal. Que tipo de pessoa ainda tem o direito de usar quimono e que tipo de roupa é, leia mais sobre isso em nosso artigo.

Que tipo de roupa é um quimono?

em um quimono com um guarda-chuvaTrata-se de um manto de seda, que tem o formato da letra T e é recortado em 11,5 m de tecido com 40 cm de largura, além disso não há desperdício dessa quantidade de tecido - tudo é aproveitado para costura. Esses mantos são costurados no mesmo tamanho e só então o dono ou dona de casa os ajusta por meio de dobras, e o cinto obi ajuda nisso. O corte da roupa requer apenas costuras retas, é usada com envoltório para a direita (envoltório para a esquerda só é permitido para o falecido) e um cinto largo é amarrado na cintura.

Importante! O cinto obi não é apenas largo – 26 cm, mas também longo – 3,6 m.É enrolado repetidamente na cintura e preso de maneira especial nas costas. Obi adorna o traje nacional.

As mangas largas do quimono são um dos detalhes funcionais e decorativos ao mesmo tempo. Ela fala sobre a finalidade para a qual as roupas são usadas:

  • mangas compridas - furisode - chegando quase ao chão, são usadas por japonesas solteiras. Acredita-se que tal roupa ajude a atrair a atenção masculina. Este tipo de quimono costuma ser ricamente decorado com pinturas na seda do manto e bordado com padrões intrincados;
  • mangas meio mais curtas - tomesode - são características do look pós-casamento. A mulher japonesa deve tornar-se mais sábia e ainda mais modesta.

Em que país o quimono é a roupa tradicional?

Mulher japonesa de quimonoHá 2 mil anos, popularizou-se no Japão um traje usado por coreanos, mongóis e residentes da Manchúria (parte da China). Com o tempo, ele assimilou a cultura e a vida japonesas. No século XIII, o quimono adquiriu características que sobrevivem até hoje: mangas largas, envoltório, cinto obi. Assim, fica claro que seus elementos estão presentes no vestuário nacional de vários países da Ásia Central e do Sudeste Asiático, mas o quimono em sua forma familiar é o traje nacional feminino e masculino dos habitantes do Japão.

Importante! É incorreto usar a palavra “quimono” para descrever um traje esportivo para alguns tipos de luta livre. Calças e jaquetas usadas nas artes marciais são dogi, para outros tipos - judogi, keikogi.

Características do vestuário na cultura japonesa

As mulheres deste país oriental têm figuras muito distintas. As mulheres japonesas costumam ser graciosas, com mãos e pés pequenos, peito achatado e cintura larga que não se destaca nos quadris estreitos. Ele é sempre baixo em altura e suas pernas são curtas. As roupas que vieram do Ocidente no século 20 não adornam as mulheres da ilha-estado.Mas o quimono tradicional (traduzido como a palavra “roupa”) combina muito bem com eles.

Importante! Na cultura japonesa, é costume que todas as protuberâncias do corpo fiquem escondidas: a figura e o rosto devem ter contornos planos.

manto japonêsO quimono realmente esconde tudo, e até os braços até a ponta dos dedos (estilo furisode). Apenas a parte superior das costas e o pescoço permanecem abertos. Este lugar sempre foi considerado o mais bonito de toda a figura. Portanto, o manto é bem enrolado na frente e preso com um cinto obi, que forma um laço exuberante nas costas e deixa parte da figura decotada nas costas.

Além do acima exposto, existem vários outros tipos de quimono:

  • homongi – local onde os convidados são recebidos;
  • Iromuji - conduz cerimônias de chá;
  • komon – passear pela cidade, visitar restaurantes;
  • mofuku - enterrar parentes próximos;
  • hikizuri - destinado a gueixas e dançarinas.

Como pode ser visto na breve listagem, as roupas podem dizer muito sobre seu dono. E é difícil imaginar quanto custa todo esse esplendor, considerando que um verdadeiro quimono de seda japonês é muito caro.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano