O ano de 2020 é verdadeiramente único. Ele será lembrado por muitos por vários motivos. Alguns recordar-se-ão como o momento em que o mundo foi envolvido por uma pandemia. Outros suspirarão tristemente por causa de férias canceladas e planos arruinados. Quem acompanha as tendências atuais em roupas e acessórios dirá mais uma vez: “A moda é uma senhora caprichosa, mas cíclica”.
Foi 2020 que trouxe de volta tantas tendências dos anos 90 e “zeros” que você não teria dedos suficientes em ambas as mãos para contá-las. Parece que todas as opções de estilo controversas já estão aqui: sapatos de bico quadrado, jeans de cintura baixa, botas UGG, calças usadas sobre vestidos. Mas, provavelmente, muitos se esqueceram de uma das principais tendências dos anos 2000 - os ternos de veludo, que eram usados por todas as divas glamorosas do início dos anos 2000.
Como uma tendência da moda apareceu e morreu
As tendências do início dos anos 2000 respiraram literalmente o espírito do esporte chique.Foi então que os ternos luxuosos se tornaram um verdadeiro must-have, e a vocalista da Spice Girl, Melanie C, que usava desafiadoramente tops esportivos, calças e tênis Airmax, tornou-se um verdadeiro ídolo entre os fashionistas. Mas para expressar toda a gama de sentimentos em relação ao estilo esportivo chique, era necessário algo mais do que uma camiseta e “calças de moletom” de poliéster.
Muito provavelmente, o “boom do pelúcia” não teria obscurecido as mentes de milhões de fashionistas, se não fosse pelos onipresentes paparazzi que fotografavam ativamente Paris Hilton, Madonna, J.Lo e outras belezas famosas que usavam roupas aconchegantes. Porém, apesar de sua popularidade, o “monstro” de veludo não conseguiu repetir o sucesso do “vestidinho preto”, e sua fama foi desaparecendo gradativamente.
Como os ternos de veludo voltaram a ser relevantes
Assim que as revistas sofisticadas ficaram cheias de tendências dos anos noventa e zero, o esporte chique mais uma vez se declarou em voz alta. O atual desejo de liberdade e de um estilo de vida ativo não poderia deixar de se refletir nas principais tendências. Coisas aconchegantes tomaram conta dos guarda-roupas das fashionistas, os saltos agulha caíram em uma luta desigual com tênis confortáveis, moletons volumosos e jaquetas bomber substituíram os casacos elegantes.
Os ternos confeccionados em tecido macio não ficaram de fora, atendendo a todas as exigências da moda moderna – conforto e estilo dos “zeros”. De muitas maneiras, a Juicy Couture deve ser agradecida por um retorno tão bem-sucedido. Há pouco tempo, a marca apresentou a coleção cápsula Viva La Juicy, criada em colaboração com a Swarovski. Os looks preto e rosa voltaram à passarela e os acessórios brilharam com cristais lapidados.
Outras marcas famosas também não ficaram de lado.Assim, Nike, Fila, Adidas, uma das principais embaixadoras da alta costura Dolce&Gabbana, a estilista russa Masha Tsigal, líder em alfaiataria de lingerie Victoria's Secret apresentaram suas opções - cada uma delas se apressou em mostrar ao mundo sua visão de produtos de pelúcia.
Como distinguir o veludo de materiais semelhantes
Provavelmente, muitos fashionistas estão entusiasmados com a ideia de adicionar um produto feito de pelúcia macia ao seu guarda-roupa. Mas o material é facilmente confundido com tecidos de textura semelhante - veludo, veludo cotelê. Para não errar na escolha, é preciso acabar com esse assunto, encerrando-o de uma vez por todas:
- Veludo. Comparado com opções semelhantes, este material tem a pilha mais longa. Externamente, é macio e brilhante, por isso é perfeito para costurar uma variedade de roupas - desde camisetas e calças do dia a dia até luxuosos vestidos de noite.
- Veludo. Para a produção é utilizada fibra de algodão ou uma mistura deste tecido e fio de seda. Comparado ao veludo, o veludo cotelê não é tão macio e brilhante. Além disso, sua pilha é muito mais curta que a de seus “parentes peludos”. É mais denso, por isso é mais utilizado para costurar calças, agasalhos, saias, jaquetas e coletes.
- Veludos. Esta é uma variedade de veludo tricotado que apareceu pela primeira vez na França. Na maioria das vezes o material é feito de algodão, mas hoje você encontra opções feitas de fibra sintética. Externamente, o tecido quase não difere do veludo, mas possui uma estrutura mais elástica. Por causa dessa característica, o veludo costuma ser usado para costurar roupas esportivas e casuais que precisam esticar bem.
Na hora de escolher peças de veludo, deve-se dar preferência ao material de fibra natural: é mais agradável ao toque e se adapta melhor às características anatômicas.
O que combinar com um agasalho de veludo
Em contraste com o design um tanto pretensioso inerente ao chique esportivo dos anos 2000, os looks modernos respiram o espírito do minimalismo. Um terno de veludo está pronto para se tornar parte integrante do guarda-roupa de qualquer fashionista, o principal é entender o que combinar com uma peça trendy dos anos 2000:
- Com um espartilho. Uma solução difícil, mas original. Deve-se dar preferência aos modelos confeccionados em tecido escuro: tons de azul profundo, esmeralda, chocolate. O look será completado com um cinto largo em forma de espartilho e botas ou botins de camurça macia.
- Bloco de cores. Uma roupa brilhante se tornará uma parte indispensável da sua roupa do dia a dia. Você pode combinar o terno com tênis branco ou acessórios em tons contrastantes.
- Look monocromático + sapatos volumosos. A versão original que Rihanna demonstrou foi um look monocromático, complementado por botas ásperas de sola alta. Você pode usar tênis em vez de botas. Na estação fria, você pode adicionar uma jaqueta volumosa ao seu look.
- Parte inferior em veludo + parte superior em pele. Uma excelente solução para meninas que preferem um estilo casual. Para criar um look urbano casual, combine calças básicas com uma capa de pele ou uma camisa larga. Na hora de escolher o calçado deve-se dar preferência às opções clássicas - botins com biqueira quadrada, mocassins.
- Terno + top curto. Esta é uma das principais tendências da temporada. Mas experimentar uma roupa dessas em temperaturas abaixo de zero é uma ideia razoável.Para evitar o congelamento, o look deve ser complementado com um top longo, uma jaqueta básica e botins quentes forrados de pele.
- Com botins. Para a estação fria, um modelo de terno mais curto, complementado com botins com cadarço, é adequado. Para não exagerar na cor, você deve dar preferência aos sapatos na paleta neutra.
Um terno feito de veludo macio permite que você pareça caro e se sinta confortável ao mesmo tempo. Complementada com acessórios estilosos, a imagem se enche do entusiasmo dos malucos “zeros”, dos quais o passado não poderia ser tirado, mas o novo, infelizmente, falta.