A palavra “corta-vento” é familiar a todos, a maioria de nós chama-a de casaco leve de verão ou outono (que, aliás, são muito diferentes entre si). No entanto, poucas pessoas sabem o que é um blusão de verdade e por que é chamado assim.
O que é um blusão - propósito
O blusão é um casaco curto feito de tecido grosso, que tem como objetivo, como o próprio nome sugere, principalmente proteger contra rajadas de vento. Alguns dos primeiros protótipos de jaquetas modernas surgiram na Inglaterra, onde os marinheiros costuravam grossas camisas de lona que usavam por cima das roupas principais como proteção contra fortes rajadas de vento e maresia. Aos poucos, essa coisa das camadas mais baixas da população migrou para todas elas, inclusive para os guarda-roupas da classe alta. A aparência das jaquetas foi refinada e passou a ser amplamente utilizada principalmente para atividades ao ar livre - esportes, passeios a cavalo e passeios na natureza e nas montanhas.
ISTO É INTERESSANTE: As primeiras coisas modernas semelhantes começaram a ser costuradas em meados do século XX, só que isso aconteceu na França.Eles foram feitos para os segmentos ricos da população a partir de tecido sintético denso para atividades ao ar livre. Graças à sua praticidade, conveniência e leveza, eles rapidamente ganharam popularidade universal.
Características dos materiais
Hoje, os blusões são confeccionados com uma grande variedade de tecidos, mas os sintéticos são superiores entre eles. Entre os tecidos utilizados para costurar jaquetas leves:
- O poliéster sintético, cuja beleza é não enrugar, é leve e protege bem do vento;
- Tecido veludo cotelê com estrutura listrada “aveludada” característica. É bom porque retém o calor, ao contrário de muitos outros tecidos corta-vento tradicionais;
- Nylon. Leve, mas não protege bem da chuva e da neve;
- Os blusões de camurça têm uma aparência característica com “pele” fina. Eles ficam muito lisonjeiros e destacam bem a figura;
- Os tecidos de algodão respiram bem e proporcionam um bom calor.
Características do corte
A principal característica desse vestuário exterior geralmente são polias leves de estilo encurtado. No entanto, existem outros modelos:
- Itens esportivos projetados para atividades ao ar livre e esportes ao ar livre.
- Casacos com capuz.
- Os blusões longos, que mais provavelmente podem ser classificados como gabardinas ou gabardinas, mas que se diferenciam deles pela simplicidade intencional do modelo, pela falta de babados e parecem mais uma jaqueta esportiva alongada do que uma capa de chuva.
- Jaqueta anoraque. Uma característica é a ausência de zíperes ou botões tradicionais. Esta jaqueta é usada mais como um moletom com capuz (na cabeça) e é ótima para correr e fazer caminhadas.
Características externas gerais
O blusão clássico possui uma série de características distintivas que tornam impossível confundi-lo com qualquer outro casaco. Normalmente blusões:
- Possuem zíper que permite que as abas da jaqueta voem livremente;
- Não possui capuz;
- Feito de material fino e durável que não é capaz de armazenar calor, mas oferece boa proteção contra o vento e, às vezes, contra o frio;
- Estilo curto;
- Ajusta-se perfeitamente à figura, as mangas também são de corte reto simples;
- Possui um pequeno bolso interno que pode ser usado para guardar carteira ou celular;
- Geralmente há forro de tecido sintético e bolsos.
OBSERVAÇÃO! Compacto, leve, resistente a rugas e multifuncional - estas são as principais qualidades de um verdadeiro blusão, das quais você simplesmente não pode prescindir.
Ainda não tem certeza se deve comprar um blusão e espera sobreviver com uma capa de chuva ou até mesmo com uma jaqueta quente? O blusão é um casaco universal que pode ser usado do final da primavera ao início do outono, não só para caminhadas e esportes, mas também para uso diário como agasalhos. Casacos leves e bem ajustados de alta qualidade são um elemento necessário do guarda-roupa de qualquer homem, mulher ou criança.