O vintage está na moda agora. O que são roupas vintage?

Já ouvi mais de uma vez que hoje é a hora de tirar as coisas do peito da vovó. Dizem que o vintage está muito na moda. Pensei: é mesmo verdade que qualquer roupa velha é considerada moda? E em geral, o que é vintage? Eu decidi descobrir. Aprendi muitas coisas interessantes.

O vintage está na moda agora. O que são roupas vintage?

Acontece que a própria palavra “vintage” veio dos produtores de vinho para o mundo da moda, onde significava vinho ou colheita de um determinado ano. A Para que as roupas modernas sejam chamadas de vintage, elas devem ser elegantes, de alta qualidade e extraordinárias. Basicamente, essa direção se baseia no uso de coisas que estiveram no auge da popularidade em diferentes anos do século XX.

Vintage em roupas

As roupas modernas, que são chamadas por esta palavra, são divididas em dois tipos

  • Itens estilosos que foram feitos no passado, mas que não perderam o charme e estão bem preservados. As roupas não precisam ser novas; peças usadas podem ser usadas.

sinais

Atenção! A base desta tendência é a idade das roupas.

Segundo alguns designers, esta categoria inclui coisas que foram feitas na primeira metade do século passado (dos anos 20 aos 60). Neste caso, o item deve ser peça. Se foi feito na linha de produção (fábrica), mesmo que esteja em ótimo estado e tenha etiquetas, é de segunda mão.

Outros incluem produtos nesta categoria que existem há 30 a 60 anos. Ou seja, nem todos os estilistas concordam em considerar vintage as coisas feitas nos anos 90. E classificam produtos muito antigos como antiguidades.

traços de caráter

  • Produtos modernos, estilizados como “retro”. Muitos estilistas famosos têm criações usando essa técnica.

Sinais de roupas vintage

Então, sério - se você tirar uma coisa do baú, ela se encaixará na categoria de moda por idade. Mas a idade não é a única condição. É importante que as roupas tenham as principais características da moda da época.

"Cartão" do tempo

Para entender como são as coisas vintage, você deve dar uma olhada na história da moda.

moda das décadas

  • Para anos vinte As seguintes características são características: corte solto que às vezes parece disforme, bainha ligeiramente acima dos joelhos, bainha assimétrica, vestidos de noite decorados com decoração variada (malha, penas, clarins, lantejoulas, lantejoulas, franjas).
  • EM nos trinta Tecidos com brilho metálico, golas altas em vestidos e blusas e golas com gravata ou laço estão se tornando populares.
  • COM anos quarenta anos, as roupas masculinas (jaquetas, calças, suéteres, jaquetas, gola alta) aparecem no guarda-roupa feminino. É dada preferência a coisas confortáveis ​​​​e com corte simples.
  • EM anos cinquenta Vestidos em corte A, saias de cintura alta e túnicas dominam o Olimpo da moda.
  • Anos sessenta - a hora do aparecimento da minissaia familiar.

Cor da Década

Cada década do século passado tem suas próprias cores.

cor

  • Nas décadas de 20 e 30, as cores brilhantes estavam no auge da popularidade. Branco e preto foram especialmente utilizados. Ricos acabamentos dourados ou prateados e decoração com miçangas, penas e clarins eram bem-vindos.
  • Na década de 40, os looks se diferenciavam pelo corte simples e uma gama restrita de azul, pântano, azul, cinza, marrom.
  • Brilhante, alegre As décadas de 50 e 60 foram caracterizadas por tons pastéis claros. Cores contrastantes de coral, vermelho-rosa e limão também foram amplamente utilizadas.

Referência! Na década de 60, o estilo náutico e as cores branco e azul entraram na moda.

  • EM anos setenta, com o advento do movimento hippie, os ornamentos, a geometria e os motivos folclóricos estavam no auge da popularidade.

Tipos de roupas vintage

Também é interessante que o item não precise ser antigo. Pode ser um vestido ou saia totalmente novo, mas feito preservando todos os traços característicos de uma determinada época. Existem vários tipos dessas roupas.

variedades

  • Produto original estilista, que foi costurado o mais tardar em 1980.
  • Modelo totalmente copiado com a moda no período do 20º ao 80º ano. Essa coisa é chamada de replicação.
  • Pano, que foi costurado usando a principal característica da moda de uma determinada década.
  • Produtos feitos usando materiais raros: Tecido ou acabamento antigo bem conservado (trança, renda, botões, etc.).

Atenção! Na moda moderna existe um ramo do estilo em questão. É chamado de neovintage e representa coisas que apresentam superfície desgastada ou envelhecidas artificialmente.

Como usar itens vintage para parecer elegante e atraente

Mas mesmo que você tenha comprado ou encontrado essas roupas, você terá que se esforçar para parecer elegante. Você precisa ser capaz de combiná-lo corretamente com outros elementos do traje.Nossas recomendações irão ajudá-lo a conseguir isso.

Puristas de roupas vintage

  • Introduza o vintage em seu guarda-roupa gradualmente. Experimente primeiro um item.
  • Não deve ser usado em sua aparência mais de três itens deste estilo.
  • Certifique-se de escolher itens que melhor se adaptam ao seu tipo de corpo.
  • Invente uma roupa de acordo com a situação e o ambiente: vestido para evento formal, blusa de gola alta para escritório, etc.
  • Para o uso diário, é melhor optar por peças com corte simples e cores suaves, enquanto para as férias você pode escolher um look extraordinário e brilhante.
  • Na hora de escolher a roupa considere antes de tudo o seu conforto.
  • Não tenha medo de experimentar e mude as coisas com uma decoração diferente: rendas, miçangas, bordados.

como usar

Vintage é uma homenagem à moda passada. Não é à toa que dizem que tudo que é novo é velho e bem esquecido. Freqüentemente, estilos aparentemente esquecidos tornam-se super populares novamente.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano