Todas as pessoas, mesmo as mais arrumadas, já enfrentaram o problema de manchas nas roupas - café derramado na camisa favorita, batom no colarinho, marcas de grama depois de um piquenique. Principalmente as roupas dos pequenos e curiosos “pesquisadores do mundo que nos rodeia” - manchas de frutas, sucos, sorvetes, panquecas da vovó, sujeira acumulada pelo quintal.
Não Você deve se desesperar e mandar sua coisa favorita para a dacha ou para o lixo. Não existem contaminantes que não possam ser removidos. Toda dona de casa tem em seu arsenal muitas ferramentas para isso: do tira-manchas à tesoura (as manchas podem ser cortadas) - isso, claro, é uma piada.
Maneiras de combater a poluição
O problema das manchas nas roupas pode ser resolvido de várias maneiras:
1. Confie nos profissionais e leve a peça para a lavanderia. Porém, não é muito barato e pode não haver um estabelecimento de perfil semelhante nas proximidades.
2. Use um produto pronto. Nas prateleiras das lojas de ferragens há uma grande seleção de produtos anti-manchas - lenços umedecidos, sabonetes, sprays e líquidos. Não é um facto que estes fundos ajudem. E alguns tira-manchas deixam marcas no tecido, que depois devem ser removidas.
3. Remédios populares comprovados ao longo dos séculos – conselho da "avó". Existem muitas dessas receitas na Internet.
O que deve estar em seu arsenal
Quais “ingredientes” podem ser necessários para remover contaminantes:
- álcool;
- sal;
- vinagre branco;
- refrigerante;
- sabão em pó;
- sabão em pó;
- aspirina;
- peróxido de hidrogênio;
- amônia;
- gasolina;
- detergente para lavar louça;
- glicerol;
- terebintina;
- acetona;
- amido ou farinha de batata;
- ácido cítrico ou limão;
- dentifrício.
Muitos dos componentes listados estão no arsenal de toda dona de casa ou podem ser adquiridos por alguns centavos.
O que você vai precisar
Para remover manchas de vários graus de “gravidade”, “idade” e tamanho, o seguinte pode ser útil:
- pipeta;
- cotonetes;
- bastões para limpeza de ouvidos;
- panos brancos limpos;
- toalhas de papel ou guardanapos;
- esponja;
- escova de dentes velha;
- luvas de latex.
O que você precisa saber
Ao remover manchas das coisas, você deve seguir algumas regras para não prejudicar o produto:
- Antes do tratamento, a mancha deve ser completamente limpa do pó com uma escova.
- É necessário compreender a natureza da poluição – gordura, sujeira, sangue, grama, etc.
- Ao escolher um produto de tratamento, deve-se levar em consideração as características do tecido. Álcool e ácido destroem a tinta. A seda não é tratada com acetona. O cloro prejudica os tecidos de algodão. Alvejante e álcali são usados apenas em itens brancos.
- Do lado avesso, embaixo da mancha, coloque uma tábua enrolada em diversas camadas de pano branco ou papel toalha para que o produto não se espalhe e estrague o outro lado da peça.
- Você não deve iniciar o processamento com agentes fortes. Às vezes basta polvilhar uma mancha úmida com sal, tratar com sabão e lavar.
- Se a mancha não for removida na primeira vez, poderá ser tratada novamente várias vezes, alternando a aplicação do produto com enxágue completo. Neste caso, deve-se observar atentamente o comportamento do tecido.
- Antes de usar, qualquer tira-manchas deve ser testado no tecido, aplicando-o de dentro para fora em um local imperceptível, como bainha ou costura.
- O tratamento deve ser realizado das bordas até o centro da contaminação. Para garantir que não haja manchas no tecido, ele é umedecido ao redor da mancha com água ou gasolina e/ou polvilhado com talco.
- Os contaminantes mais comuns são provenientes de alimentos e são de natureza gordurosa. São removidos com solventes - terebintina, acetona, gasolina ou uma mistura desses agentes.
Os solventes listados são voláteis e inflamáveis. A limpeza é realizada em área bem ventilada. Nenhum fogo é aceso durante a operação. Os produtos devem ser armazenados em frascos com tampas bem fechadas, fora do alcance das crianças. Lembre-se de que a inalação de vapores pode causar dores de cabeça.
Misturas fortes
Se for perdido o momento em que uma mancha recente pode ser limpa com água e sabão ou outro método simples, está desatualizado e fortemente arraigado no tecido, recorrem a métodos mais radicais. Aqui estão algumas das receitas mais poderosas.
Remédio nº 1. Mistura vigorosa para todas as manchas de roupas - sabão a gasolina
Esta ferramenta é universal. É adequado para todos os tipos de tecidos, brancos e coloridos. Remove quase qualquer mancha.A desvantagem desta receita é que ela é difícil de preparar e você terá que procurar os ingredientes.
Existem dois métodos de preparação.
Opção 1
1. Em meio copo (100 gramas) de álcool desnaturado, dissolva meio pedaço de bebê ou outro sabonete branco, previamente ralado em um ralador grosso.
2. Coloque a tigela com a mistura de sabão e álcool em uma panela com água quente e leve ao fogo, mexendo sempre. Se a água esfriar, despeje-a e adicione água quente.
Não coloque a mistura em fogo aberto!
3. Depois que o sabão estiver completamente dissolvido em álcool, despeje um copo de gasolina de aviação e 1 colher de chá de detergente “OP-7” na solução levemente resfriada. A massa é constantemente agitada até esfriar completamente.
Alguns “tira-manchas” experientes aconselham a substituição do combustível de aviação por gasolina para isqueiros.
Opção nº 2
1. Misture ácido oleico (12 partes por volume) com álcool (4 partes).
2. Dissolva a mistura resultante em gasolina (180 partes).
3. Aqueça a mistura em água quente como na receita anterior. NÃO FERVER!
4. Mexendo continuamente com uma vara de madeira, adicione gradualmente uma solução de amônia a 25% (6 partes) à mistura resultante. Você deve obter um líquido transparente.
A composição finalizada é armazenada em um recipiente de vidro escuro com tampa de rosca bem fechada. É usado para tratar qualquer mancha - de gordura, sangue, frutas e até de óleo combustível, alcatrão, resina, tinta. Bom para tratar manchas em roupas de trabalho.
Remédio nº 2, bastante radical - solução de óleo
Esta receita é simples e acessível. Ajuda a remover manchas antigas, inclusive de origem desconhecida. A vantagem é que pode ser utilizado para limpar coisas de crianças.
Método de cozimento:
- Ferva 10 litros de água em um balde ou tanque de ferro.
- Adicione meio copo (100 g) de sabão em pó, 2 colheres de sopa. eu. alvejante em pó sem cloro e a mesma quantidade de qualquer óleo vegetal.
- Mexa bem o líquido, retire do fogo e mergulhe completamente as roupas secas na solução quente. Deixe por 30 minutos, mexendo ocasionalmente o conteúdo do balde.
- Após o tempo especificado, retire os itens e enxágue-os bem.
Você ficará surpreso, mas as coisas ficarão limpas. Manchas de sujeira, grama, frutas e gordura serão removidas.
Remédio nº 3, muito forte, usando aspirina
Esta receita vai ajudar no combate a manchas secas de gordura, tomate, molhos e outros contaminantes. Muito adequado para lavar roupas de chef, panos de cozinha, toalhas de mesa e guardanapos.
Método de cozimento:
- Rale o sabão em pó em um ralador grosso.
- 1 Colher de Sopa. eu. diluir o sabão em 1 litro de água quente.
- Adicione 2 comprimidos de aspirina à solução.
- Deixe a roupa de molho por 6 a 8 horas.
- Enxágue bem.
A solução resultante pode ser aplicada diretamente na mancha sem tratar toda a peça.
Produto nº 4 à base de peróxido de hidrogênio
Método de cozimento:
- Misture proporções iguais de peróxido de hidrogênio, bicarbonato de sódio e detergente líquido para lavar louça até formar uma mistura pastosa.
- Aplique a mistura resultante na mancha com uma escova de dente, esfregue levemente a área manchada e deixe agir por meia hora.
- Enxágue o produto com água e lave o produto.
Resumindo, podemos afirmar com segurança: tudo o que não foi lavado pode ser retirado da roupa por meios acessíveis e baratos. O principal é reagir rapidamente e não atrasar o processo de remoção de manchas.
Deixe sua família e amigos sempre arrumados e deixe suas coisas favoritas durarem muito tempo!