Motivos japoneses em roupas. Quem combina com vestidos de quimono?

O traje tradicional japonês e suas versões modernas estão emocionando as passarelas da moda mundial. Permita-se ser inimitável em 2019, compre um vestido quimono e aprenda a usá-lo corretamente. Simplesmente não há como ficar sem o último ponto, porque na Terra do Sol Nascente existe uma cultura de usar roupas. Se você não souber, não conseguirá construir uma imagem de sucesso.

Detalhes de estilo japonês

Você não vai se maquiar como uma gueixa, e é improvável que as pessoas ao seu redor a apoiem se você decidir fazer isso, mas em geral Você não pode usar quimono sem maquiagem. Se você quiser se aproximar do estilo asiático, experimente:

  • boneca japonesadê aos seus olhos um formato amendoado;
  • torná-los maiores e mais expressivos;
  • não use bases em tons escuros e amarelos (no Japão a tez branca ainda está na moda e todos os tons amarelos são indesejáveis).

Trate seu cabelo de acordo com sua roupa. Se estiver mais próximo da versão canônica, use kanzashi e grampos de cabelo comuns. Um vestido europeu que imita um quimono não exige um penteado alto e ricamente decorado.Você pode deixar o cabelo solto ou removê-lo normalmente.

Também tente não se deixar levar pela decoração. Você pode decorar sua cabeça e cabelo como quiser, mas não use conjuntos de bijuterias ou bijuterias. O estilo étnico asiático envolve estampas incrivelmente complexas e expressivas nas roupas. Tentar interromper ou complementar tal desenho com um colar ou miçangas é uma perda de tempo.

Imagens japonesas

Vestido quimono e suas características

O corte do quimono é semelhante ao de um robe, mas o que o diferencia deste é, entre outras coisas, a incrível largura das mangas. A parte do traje tradicional é tão grande que as meninas têm que carregá-la nas mãos. Caso contrário, simplesmente se arrastará pelo chão, o que é inaceitável por vários motivos. Um deles é a frugalidade japonesa. Os quimonos clássicos são feitos de materiais naturais, de alta qualidade e com acabamento muito habilidoso, por isso são caros. Estragar tal coisa pelo contato com asfalto e solo é blasfêmia.

vestido quimono

Outro ponto digno de nota é falta de fixadores. O traje tradicional não tem gravata, botão ou zíper. As roupas são presas ao corpo por meio de uma fita larga e longa - obi. (mulheres casadas em casa e no dia a dia podem comprar um cinto curto, mas em outros casos o acessório deve ser longo). Além disso, segundo os padrões japoneses, deve circundar quase todo o espaço entre a cintura e o peito, cobrindo ambas as zonas.

vestidos japoneses

As raparigas europeias modernas não têm de seguir esta regra. Eles tem o direito de colocar o obi exclusivamente na cintura ou embaixo do peito. No primeiro caso, o quimono terá cintura padrão, no segundo - com cintura alta.A opção de rebaixar a colocação do cinto está excluída, pois isso acarretará na abertura da região do decote, e em geral esse método de fixação era utilizado exclusivamente por homens japoneses.

Importante! Ao amarrar um obi de verdade – uma fita larga que funciona como cinto – não dê o nó na frente. Esta colocação é típica das cortesãs japonesas (não gueixas ou maiko, mas oiran, especializadas exclusivamente no prazer corporal dos homens).

Pódio de estilo japonês

Além das versões tradicionais do quimono, também existem variações europeias do traje. Muitas vezes, essas roupas não são um roupão, mas um vestido de peça única com cintura pronunciada e um tipo especial de mangas. O estilo é complementado por padrões tradicionais japoneses. Seus exemplos:

  • nuvens;
  • borboletas;
  • garça, pardal;
  • leão, veado;
  • corpos celestes (sol, estrelas, lua);
  • marcas caligráficas (geralmente colocadas na gola e nas bordas);
  • losango;
  • círculos de neve e ondas profundas;
  • árvore conífera;
  • flores (as mais populares: cravos, crisântemos, sakura);
  • animais e plantas míticos (são muito populares dragões, fênix e gatos predadores selvagens com bocas enormes cheias de presas que não existem na natureza);
  • cenas de gênero, imagens da vida cotidiana japonesa.

imagens com vestido japonês

O ideal é que o desenho seja bordado, mas os designers europeus nem sempre cumprem esta regra. Eles também costumam usar em suas obras imagens que na verdade são brasões. Isso é uma violação grosseira, mas você só saberá da sua ignorância se usar uma roupa com essa estampa no próprio Japão.

Outro “truque” favorito dos mestres da moda europeus é dando ao manto as características de um quimono. Neste caso, o vestido é costurado comAlar O cinto pode estar ausente ou presente, mas sua funcionalidade é reduzida ao mínimo.Não tanto segura, mas serve como um lindo acessório – curto, estreito, contrastando com a tonalidade principal do vestido. Estreito - em comparação com um obi real. E amarre o acessório de forma diferente: envolvem o corpo apenas uma vez, e o nó é colocado onde for conveniente, e não apenas nas costas.

Importante! Um vestido robe e um vestido envolvente têm um corte diferente de um quimono. O traje clássico japonês tem corte em formato de T.

imagem de gueixa

 

Com ou sem mangas?

As mangas de um quimono no Japão têm a mesma função que as tranças desempenhavam na Rússia: eles permitem que você determine o estado civil de uma mulher. Assim, antes do casamento, as meninas em nossa terra natal trançavam uma trança e depois do casamento - duas. No Japão, o tamanho da manga é indicativo. O traje tradicional de um inocente deve ser equipado com mangas compridas. O restante usa roupas curtas.

Os gurus da indústria da moda não aderem ao cânone japonês e oferecem aos clientes produtos com qualquer comprimento de manga. Os modelos que não possuem esse detalhe estão amplamente representados. A ausência é compensada movendo e alongando a linha dos ombros.

Importante! A largura da manga, assim como o seu corte, também está sendo repensado. Vestidos quimono com mangas largas que se desfazem sem serem sólidos parecem incrivelmente interessantes.

em estilo japonês

Efeito quimono: como esconder imperfeições

Roupa tradicional capaz de esconder não apenas deficiências, mas também vantagens. Devido ao manto especial usado sob o quimono, todos os traços e características femininas são apagados da figura. O cinto obi também dá a sua contribuição no processo de eliminação das manifestações de género. Além disso, se você seguir todas as regras, a mulher simplesmente não conseguirá amarrar o cinto sozinha. Assim, por exemplo, em casas de gueixas e maikos com fitas de quimono são administradas por pessoas especialmente contratadas - otokoshi. Via de regra, são homens. Motivo: eles são mais fortes e são capazes de apertar a figura com a força que a tradição exige.

A mulher europeia moderna não precisa de tal aperto, mas seria uma boa ideia ela aprender a usar o obi. Um cinto largo e longo para um quimono é uma alternativa válida ao espartilho. Graças a ele, você poderá não só esconder, mas também levantar e destacar os seios. É um auxiliar indispensável na modelagem de uma cintura fina.

Importante! Cintos estreitos não são adequados para modelar o corpo. Além disso, não envolva a mesma área com fita adesiva várias vezes. Isso não apenas removerá centímetros extras, mas também os adicionará.

vestido roupão

Quem pode usar quimono?

Qualquer pessoa que conheça as características da sua figura e seja capaz de selecionar um modelo específico tendo-as em consideração. Definitivamente, você não deve recorrer a coisas que não sejam do seu tamanho. Um vestido quimono excessivamente pequeno não cabe na figura, ele se abre e as pessoas ao seu redor começam a ver mais do que uma minissaia poderia mostrar.

Também avaliar adequadamente a largura da correia. Ao se puxar com um acessório estreito, você não ficará mais magro, pois as “laterais” ficarão penduradas na fita e sua barriga começará a aparecer claramente abaixo. E um quimono, por mais largo que seja, nem sempre consegue esconder tais nuances. Muito provavelmente, eles serão perceptíveis ao se mover e sentar.

Ao mesmo tempo, as mulheres devem definitivamente recorrer a quimonos que apresentem as seguintes características:

  • cintura fracamente definida;
  • quadris íngremes;
  • Seios lindamente modelados (um decote profundo em forma de U enfatizará sua dignidade).

Em que não há garantia de que a interpretação moderna do vestido quimono se adapte a ombros muito largos e quadris estreitos. Você terá que realmente tentar encontrar um modelo que consiga equilibrar a diferença entre um topo enorme e um fundo mal definido.

Como complementar o look com um quimono?

Se você está planejando vestir um quimono tradicional de verdade, então você você não pode ficar sem sandálias ou outros sapatos com plataforma alta. A elevação é necessária porque o traje possui cauda longa, que, segundo as regras da etiqueta japonesa, deve ser protegida do contato com o chão.

Importante! Ao sair para a cidade em trajes tradicionais, as japonesas prendem a cauda extremamente longa do quimono.

Vestido estilo pêssego japonêsAs sandálias japonesas tradicionais sempre têm uma tira entre os dedos.. Não tente usar esses sapatos com meias normais, nada de bom resultará disso. Use sandálias simples ou sapatos plataforma, ou compre um tabi – meias especiais com dois compartimentos. O polegar e o dedo indicador são colocados no primeiro e todos os dedos restantes no segundo.

gueixaSe você quiser recorrer às variações europeias do quimono, então Em vez de plataformas, opte por scarpins ou sandálias com salto fino ou sandálias. Os minivestidos podem ser complementados com sandálias gregas de amarrar. Na estação fria, os botins vêm em socorro.

Os acessórios recomendados incluem guarda-chuvas, leques e bolsas que precisam ser carregadas nas mãos. Como último recurso, você pode experimentar uma embreagem de corrente longa ou um modelo semelhante em princípio, tamanho e formato.

Ao começar a escolher as joias, lembre-se que inicialmente o quimono servia para focar a atenção no pulso e no formato do rosto da mulher. Para demonstrar a beleza deste último escolha os brincos certos que se adaptam ao seu formato, e pulseiras e relógios irão acentuar suas mãos (não use pulseiras e relógios ao mesmo tempo, escolha uma coisa).

Importante! Não use muitas joias de uma só vez. Os quimonos, segundo tradições antigas, devem ser complementados exclusivamente com grampos de cabelo. Motivo: o traje é tão ricamente bordado que não requer truques adicionais para expressividade.

Motivos japonesesSe o minimalismo não é sua praia e você quer parecer cativante e boêmio, então complemente o look com um chapéu (uma alternativa é um turbante). Outra solução interessante: usar o quimono não para o fim a que se destina, mas como cardigã ou capa de estilo étnico. Nas ruas você também pode conhecer garotas que preferem usar um vestido quimono enrolado com jeans. Por falar nisso, camadas para o Japão não são uma tendência, mas ordem e personalização. E não há nada de estranho ou surpreendente no uso simultâneo de quimono e algumas outras coisas, porque inicialmente essa peça de roupa era usada sobre um subpêlo.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano