Folk, etno, boho - palavras que não desapareceram do brilho nos últimos 5 anos. A constância é explicada pela rica herança mitológica e pagã. Este é um nicho enorme e um poço sem fundo do qual você pode se inspirar infinitamente. E as grifes sabem disso, pois voltaram a incluir looks com características étnicas tradicionais em suas coleções. Se você ainda não comprou uma versão moderna do vestido de verão e do casaco eslavo no estilo japonês, corra imediatamente para a loja.
Em quais motivos pagãos os designers se inspiram?
O folclore, a mitologia, o período eslavo pré-cristão, a bruxaria na Europa e até a idolatria são as comprovadas “musas” de compositores, arquitetos e costureiros. A partir deles desenham padrões e formas de combinar materiais, contornos de chapéus e roupas, inscrições e cores.
Às vezes o empréstimo ultrapassa os limites e aí a arrecadação acaba sendo chocante, e os modelos que o representam transformam-se em habitantes indígenas das regiões, heróis míticos reconhecíveis ou criaturas assustadoras. Nos demais casos, são adotadas apenas características isoladas. Essa abordagem geralmente resulta na criação de objetos que não apenas parecem interessantes, mas também podem ser usados na vida cotidiana.
Raízes eslavas das tendências da moda moderna
Características da etnia eslava:
- Cores: carmesim, preto, rosa rico, terracota, vermelho, branco, azul, azul, verde, dourado.
- Padrões: geométricos, vegetais (incluindo flores e frutos silvestres), animalescos (incluindo imagens de pássaros, reais e fabulosos).
- Acabamento: pedras, franjas, bordados, peles, fitas.
- Materiais: algodão, tecido, renda, veludo, cetim, lã, seda.
- Acessórios: joias de madeira, metal e têxteis com decoração em miçangas, gravuras, pedras espalhadas, vernizes.
- Maquiagem: sobrancelhas grossas, cílios longos, maçãs nas bochechas.
O estilo boho eslavo é caracterizado por bordados em ponto de cetim e ponto cruz, padrões estampados coloridos, uma abundância de fechos (principalmente botões e atacadores) e multicamadas.. As mulheres recebem vestidos de verão coloridos com mangas curtas ou alças largas. A peça pode ser muito leve (por exemplo, cetim) ou isolada, projetada para uso em invernos rigorosos. Comprimento: chão Cintura: alta, bem definida e muitas vezes equipada com fita de fixação (larga). Roupas femininas alternativas: saia sino e vestido longo e largo. A bainha da última opção costuma ser rica e elaboradamente decorada.
Tipos de roupas femininas quentes:
- casacos de pele curtos;
- coletes com acabamento em pele;
- coletes sem mangas (a capa sem mangas parecia uma capa de chuva);
- casacos de pele de zibelina, arminho, raposa, marta;
- telocinza;
- jaquetas com pele.
Nem todos os itens de vestuário têm fechos. Algumas roupas russas originais para a rua eram usadas exclusivamente abertas. Se necessário, eles eram simplesmente amarrados com um cinto largo. Bem, especificamente, os casacos de pele eram amarrados com cadarços, couro ou tecido.
Outra característica do estilo eslavo é combinação de diferentes materiais dentro de uma coisa (quanto mais elegante era o item, mais materiais de qualidade eram usados). Os gurus da indústria da moda mundial são fascinados por esta mesma tendência há muitos anos. Entre as tendências estava lenço com pingentes. Além disso, é usado não só em combinação com um vestido boho, mas também em combinação com roupas rústicas ou de rua. Por exemplo, junto com shorts jeans curtos, uma camiseta larga, um chapéu e botas grossas.
Dos motivos eslavos, os designers gostam especialmente dos padrões de bagas, solares, pássaros e flores (grandes botões vermelhos). Vestidos de verão e vestidos com estampas semelhantes para 2019 foram oferecidos por Oscar de la Renta, Anna Sui, Etro, Ulla Johnson. O mais recente designer americano utiliza não apenas motivos, mas também formas da etnia eslava. Por exemplo, ela tem muitas camisas.
Constantemente piscando nas passarelas roupas com Gzhel, Khokhloma. É extremamente comum ver roupas brancas cobertas com pintura azul-azulada. Seu objeto principal é botão de uma rosa de chá madura. Os ícones da moda mundial estão se voltando quase mais ativamente para as rendas tecidas russas. Itens confeccionados com renda Vologda já foram apresentados nas coleções de Valentino. Hoje, os looks de crochê são oferecidos por Michael Kors, Jill Sanders, Chloe, Carolina Herrero e Simone Rocha.
Estilo étnico e seu caráter
No desfile de setembro em Milão - foi lá que foram mostradas as tendências relevantes para 2019 - prevaleceu o típico esquema de cores étnicas russas. A ênfase estava em azul, rosa, roxo, vermelho, preto, branco, esmeralda. Estampas eslavas incluídas: florais, geométricas, Gzhel. Decoração: pingentes, franjas, bordados.
Importante! Os estilistas indicaram que os bordados no estilo folk estarão no auge da moda no verão de 19. Pois bem, na entressafra e no inverno você vai precisar usar blusas, lenços e jaquetas com estampas étnicas.
Muitas coisas foram feitas de brocado, querido pelos eslavos. E não de uma única cor, mas coberto com padrões temáticos “russos”. Roupas semelhantes foram apresentadas por: Dolce and Gabbana, Michael Kors, Louis Vuitton.
Nem uma única cultura eslava. É claro que os designers globais foram influenciados por cultura japonesa tradicional. Se você quer estar na moda, assista ao filme “Memórias de uma Gueixa” e fique à vontade para fazer compras. Nas prateleiras das lojas você encontra itens com motivos africanos e indianos.
Pentagramas chocantes e assustadores
O paganismo não é apenas bordados protetores russos e detalhes característicos do período pré-cristão, mas também espíritos malignos, covens de bruxas, bem como parafernália satânica. O gótico e outras manifestações do sombrio misticismo europeu inspiram os designers a criar:
- roupas largas (se encaixam perfeitamente na tendência que exige usar coisas vários tamanhos maiores);
- coisas com um padrão geométrico branco e preto que se repete muitas vezes e, portanto, refrata a imagem;
- fantasias com cabeças de touro e bode (típica personificação de Satanás, muito utilizada nas missas sombrias);
- vestidos que lembram vagamente aqueles usados pelas mulheres americanas durante a caça às bruxas;
- toucados imitando bonés altos e pontiagudos com fendas para os olhos (hoje o boné horrível é usado durante a Semana Santa, mas durante a Inquisição era assim que os criminosos se vestiam);
- toucados imitando um chapéu pontudo de bruxa.
- decorações em forma de pictogramas (por exemplo, uma estrela de cinco pontas inscrita de forma especial e colocada dentro ou fora de um círculo) e inscrições em latim (por exemplo, palavras de uma tatuagem colocada no braço de Baphomet).
Importante! Coleções que transmitem uma atmosfera de agência e idolatria muitas vezes apresentam sinais de um estilo construtivo. Há ênfase na geometria, na refração de figuras e no jogo psicodélico de cores.
Modelos que usam essas roupas deve exercer uma influência intimidadora e avassaladora sobre o público. É por isso que eles se destacam tanto do público devido aos sapatos especiais. No entanto, os sapatos com salto extra-alto, familiares ao cidadão comum, podem minar a atmosfera geral de mistério e misticismo, razão pela qual os designers disfarçam e escondem habilmente os sapatos, tornando-os invisíveis e fundindo-se com o contexto geral.