Para conseguir meio sol com uma saia de sol, é preciso estudar com atenção todo o processo de transformação do produto. Isso permitirá que você evite erros e alcance o resultado desejado. As etapas de recorte são simples e estão descritas a seguir.
Como fazer um molde para uma saia meio sol
Para criar um padrão para uma saia semi-sol, você precisará de apenas 2 medidas:
- comprimento do produto;
- circunferência da cintura (se você planeja costurar uma saia com cinto) ou circunferência do quadril (se você planeja costurar uma saia com elástico).
Importante! A aparência do produto acabado depende 90% da correção das medições e da precisão dos cálculos na construção de um padrão. Portanto, vale a pena levar esse processo aparentemente simples com toda a seriedade.
O principal erro que muitas costureiras novatas cometem é negligenciar as correias de instalação ao fazer as medições. Claro, é bom quando a figura está próxima do ideal e tem cintura, quadris e linhas de peito bem definidas. Porém, na realidade, isso é mais uma exceção à regra do que um padrão, e a cintura nem sempre é o local mais estreito do corpo.Esse recurso é especialmente visível entre proprietários de:
- barrigas salientes;
- formas como “maçã” ou “retângulo”;
Se você deseja que o produto acabado se ajuste perfeitamente à sua figura, use o cinto de instalação ao fazer as medições.
Procedimento para fazer medições:
- Amarre um elástico fino e não elástico em volta da cintura, estritamente paralelo à superfície do chão.
- Meça a distância da correia de instalação ao comprimento planejado da saia.
- Meça a circunferência da cintura onde a trança está localizada.
- Meça o volume dos quadris nos pontos mais salientes das nádegas e coxas.
Registre os dados recebidos desta forma:
- DI – comprimento da saia;
- TO – circunferência da cintura;
- AB – circunferência do quadril.
Para criar um padrão você precisará fazer cálculos matemáticos básicos:
- Divida as medidas da cintura e do quadril ao meio. Nenhuma manipulação aritmética deve ser realizada na medição do comprimento do produto.
- Calcule a profundidade do entalhe (a distância do topo do canto até a linha da cintura) usando a fórmula.
A fórmula é a seguinte:
POTES/2 + 2 cm, onde
SUOR - ½ circunferência da cintura;
2 números de peças de padrão;
2 cm – aumento para folga;
Então você pode começar a fazer o padrão:
- Construa um ângulo reto e marque seu vértice com o ponto K.
- De t A, reserve a distância obtida como resultado dos cálculos em ambas as direções. Rotule os pontos resultantes P e P1.
- Conecte os pontos P e P1 com um arco de raio. Para isso, pode-se usar um compasso com solução grande ou uma trança normal com um lápis amarrado.
- A partir de t Pi P1, reserve uma medida em ambos os lados igual ao comprimento da futura saia DI.
- Conecte os pontos resultantes com um arco de raio. Observe que ao desenhar o raio inferior (parte inferior da saia), o centro deve ser t K, e não o arco superior (linha da cintura).
Neste ponto, o processo de confecção de um molde de saia meio-sol é considerado completo, resta apenas verificar a exatidão da construção. Para isso, é necessário medir a linha da cintura no desenho com uma fita métrica, deve ser igual à metade da circunferência da cintura + 1 cm. Desvios de alguns milímetros em qualquer direção são bastante aceitáveis, mas se o desvio for muito mais significativo, vale a pena rever todos os cálculos e etapas de construção.
Se não houver erros, você pode começar a cortar o tecido e costurar.
Importante! Para costurar uma saia meio-sol, você precisa cortar 2 partes idênticas.
Se a largura do tecido e a ideia do design permitirem, então é bastante aceitável fazer uma saia com 1 costura. Para fazer isso, você precisa dobrar o tecido ao meio e prender o padrão com uma das bordas na dobra. Nos casos em que é necessário combinar um padrão, ou não há largura de tecido suficiente para recortar, a saia é costurada com 2 costuras.
Como fazer meio-sol com uma saia de sol
Apesar de o corte da saia de sol ser realizado de acordo com o mesmo algoritmo do meio-sol, existem 2 diferenças sérias:
- a saia do sol não consiste em 2, mas em 4 segmentos idênticos;
- No cálculo da profundidade da escavação utiliza-se a fórmula POT/4 + 2 cm.
Como pode ser visto na fórmula, a profundidade do entalhe neste caso é 2 vezes menor, pois o arco superior tem apenas 4 partes da circunferência da cintura. Claro que se for necessário refazer o molde na fase de elaboração de um desenho em papel, isso não apresenta dificuldades. Tudo que você precisa fazer é desenhar 2 novas linhas de raio.
Mas e se você precisar refazer uma saia de sol já pronta? Nesse caso, primeiro você precisa calcular se seu comprimento é suficiente para tais manipulações. Afinal, no processo de remodelação você precisará de:
- retire metade da largura, ou seja, faça um semicírculo a partir de um círculo;
- aumente a profundidade do entalhe para criar uma nova linha de cintura. Quanto maior o tamanho, mais profundo será o entalhe e, consequentemente, maiores serão as chances de não atingir o comprimento.
Isso pode ser feito de forma rápida e fácil, de maneira simples e comprovada. Reserve uma distância do cinto igual a um quarto da circunferência da cintura, esta será a linha do corte superior da saia após a alteração, e tudo que for mais alto deverá ser cortado sem piedade. Se o comprimento restante for suficiente, você poderá prosseguir para outras ações.
Importante! Tais cálculos só são aceitáveis se você planeja alterar uma saia que caiba perfeitamente em você.
Procedimento:
- Desfaça o cinto ou elástico.
- Abra as costuras.
- Passe o produto.
- A seguir, use apenas metade do produto para o trabalho.
- A partir do corte superior, estabeleça uma distância igual a ¼ da circunferência da cintura e desenhe uma nova linha arqueada.
- Verifique a aplicação correta usando uma medição simples. Se o comprimento da linha for igual a OT, você pode cortar o excesso.
- Costure a costura.
- Corte um novo cinto.
Por fim, o cinto deve ser costurado e passado a ferro.