Qual é o nome da saia da Escócia?

A saia é uma peça de roupa que vai até a cintura. Seu comprimento variava dependendo das tendências da moda. De estilos rígidos, do comprimento aos pés. Para revelar minis. Saias com fenda e pregas, justas ou fofas – as variações de estilo são variadas. Toda a história da moda está nesta peça de roupa.

Referência. A tanga de pele de animal usada pelos antigos é considerada o protótipo da saia moderna. Desempenhava uma função puramente protetora. Foi usado por homens e mulheres, independentemente da idade.

O berço da famosa saia xadrez plissada é a Escócia. As primeiras menções datadas encontram-se já no século XVI. É descrito como uma vestimenta externa que circunda a cintura. Confeccionado em tecido de lã de diversas cores, com muitas dobras. Com comprimento que chega até o meio das panturrilhas. E estamos falando do traje masculino tradicional dos montanheses locais. Por que eles usavam saias? O terreno com declives suaves, riachos e pântanos exigia roupas que não restringissem a circulação para a livre circulação.Ao mesmo tempo, quente e de secagem rápida ao vento.

kilt na história

Referência. Os corantes naturais usados ​​​​para tingir os fios dos tecidos permitiam determinar de que região uma pessoa era pela cor do tecido.

Kilt

O traje masculino nacional escocês é o kilt. O nome vem das línguas escandinavas e significa coisas com pregas. Esta é uma saia xadrez xadrez. Tradicionalmente, feito de tecido de lã resistente a rugas.

kilt tradicional

Uma variedade de cores xadrez é obtida pela técnica de tecer fios multicoloridos ao longo do tecido. Isso cria um padrão consistente de listras de cores diferentes. A quantidade de cores e sua combinação no tecido podem informar sobre o status social e a pertença a um determinado clã da pessoa que usa o kilt.

Referência. Tartan é um padrão xadrez em tecido de lã grosso para kilts, com padrões de cores estabelecidos. Na Escócia, ainda é uma violação moral usar um tartan registrado sem pertencer a um clã específico.

O kilt era originalmente um xadrez feito de duas peças de tecido. Com até 8 metros de comprimento e 6 metros de largura, era chamado de “Big Kilt”. Os homens se cingiram com ela e jogaram uma longa cauda sobre os ombros. A parte inferior foi franzida em dobras e presa com cintos de couro com fivelas no cinto. As dobras permitiram aumentar o comprimento do tecido. A parte superior servia como cobertura contra as intempéries, como capa ou capuz. O kilt também servia de cobertor nas viagens longas e no campo para pernoitar ao ar livre. Tecido áspero e denso pode durar muitos anos sem desfiar ou perder sua atratividade.

homens em kilts

No século XVIII, o tema dos trajes masculinos tradicionais mudou.Thomas Rawlins, de Lancashire, sugeriu que seus trabalhadores se livrassem das volumosas caudas de saias que atrapalhavam a produção. Para determinar um comprimento confortável, os homens agacharam-se e as bordas do tecido espalhado pelo chão foram cortadas. Outros trabalhadores seguiram o exemplo. Um kilt sem capa é chamado de “kilt pequeno”. Isso é o que eles querem dizer com saia escocesa.

Quem usou

O traje tradicional escocês tem diferentes variações. Por razões práticas, os guerreiros montanheses escoceses usavam o “Big Kilt”. Por suas inúmeras batalhas, ainda é considerado um símbolo de independência e coragem. Eles foram os primeiros homens a usar saias xadrez.

Saia escocesa

O traje nacional masculino, além do kilt, inclui uma bolsa de couro - um sporran e uma faca em miniatura. Tornou-se uma vestimenta comum para os militares e não apenas para a nobreza vários séculos depois - no século XIX.

Referência. Os Highlanders não usavam roupas íntimas por baixo dos kilts. Esta tradição persistiu por algum tempo, mesmo quando o “pequeno kilt” se tornou uma peça de roupa comum entre os homens escoceses.

A quantidade de cores no tecido de uma saia escocesa falava de classe. Quanto mais simples, mais baixo na hierarquia. Os servos eram obrigados a usar kilts de uma cor. Padrões simples de duas cores - aldeões. O símbolo de um militar é um tartan de três cores. Quanto mais alta a classificação, mais. Um kilt xadrez de seis cores costumava ser usado por artistas: oradores e bardos. Um ornamento complexo com um grande número de cores só poderia ser usado por um líder. O título foi herdado, assim como as cores de distinção.

kilt tradicional

Gradualmente, o uso de kilt começou a se espalhar entre os residentes de países próximos através dos escoceses errantes: Irlanda, Ilha de Man, Grã-Bretanha.

Referência.A coroa britânica, como punição pela participação dos escoceses no levante jacobino, proibiu o uso de tartan e o uso de kilts para os homens. Obrigatório o uso de calças. A restrição vigorou até 1822. Mas os homens rebeldes, fiéis às tradições, até então a violavam: usavam calças não sobre si, mas com elas. Assim, o kilt tornou-se um símbolo distintivo da rebelião escocesa.

Como elemento do uniforme militar escocês, o kilt ainda pode ser visto durante desfiles, em funcionários públicos e durante cerimônias. Na Escócia moderna, os homens vestem trajes cerimoniais nacionais exclusivamente nos feriados. Em sinal de patriotismo, é usado em eventos especiais do país. E não apenas na Escócia. Por exemplo, durante a copa de futebol.

Sean Connery em um kilt

Referência. O alfinete Kilt é um alfinete preso para deixar o tecido mais pesado, para que ele não suba com o vento e não suba ao caminhar. Historicamente, ele era preso na parte externa do kilt, para que pudesse ser facilmente desatado, se necessário. Desempenha uma função decorativa. O alfinete costuma ter formas simbólicas: uma espada, uma adaga com trevo ou em forma de flor de cardo.

kilts de casamento

Tendências modernas

A estampa xadrez resistiu ao teste do tempo. É facilmente usado por designers de moda modernos. E a saia xadrez, em homenagem à tradição, é chamada de “tartan”. Comprimento e estilo têm variações diferentes. O tamanho da gaiola e o esquema de cores permitem escolher uma saia para todos os tipos de corpo.

kilt moderno

Na década de 1970. estiloso estilista da Escócia, Ray Petrie chegou a Londres. Inspirado no espírito rebelde das ruas da época. Ele combinou acessórios de subculturas com elementos étnicos imprevisíveis. Fundou a Buffalo Fashion House. Ele criou imagens extraordinárias de homens com saias escocesas.Mais tarde, inspiraram Jean-Paul Gaultier a criar uma coleção de kilts ou saias modernas para homem.

kilt da moda

Referência. Em 2003, a exposição "Corações Valentes: Homens de Saias" foi realizada em Nova York. Seu objetivo era atrair a atenção do público não para a tradicional saia escocesa, mas para popularizar as saias no guarda-roupa masculino. Para isso, o representante da exposição percorreu vários quarteirões de saia. Depois disso, concluiu que só um homem corajoso que não tem medo de olhares de julgamento pode usar saia.

Saias xadrez discretas já são um clássico de um dress code rígido. Combina perfeitamente com uma camisa lisa. As cores das saias escocesas são cores vivas, comprimentos mais curtos - lacônicos na estilosa direção “faculdade”. Combine com uma jaqueta justa no estilo inglês e sapatos clássicos para equilibrar o look.

kilt com camiseta preta

Um suéter de tricô volumoso ou uma camiseta monótona, uma camisa jeans - você pode combinar quase qualquer top com uma saia escocesa, tanto na cor quanto na textura. O mesmo vale para sapatos.

saia xadrez feminina

Atualmente, a saia escocesa é predominantemente uma peça do vestuário feminino. Mas, quem sabe, mudar de moda muitas vezes traz surpresas.

Saia escocesa

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano