A saia é um dos itens mais populares no guarda-roupa feminino. É muito fácil ficar confuso com a multidão de seus nomes. Você aprenderá sobre o nome de uma saia plissada e quais são suas características neste artigo.
História e significado
Essa saia é chamada de plissada ou simplesmente plissada. Primeiro você precisa entender o significado desta palavra. É emprestado do francês, no qual é um particípio. O verbo "plisser" significa enrugar, enrugar ou dobrar. Daí o significado do particípio “plissé” – “reunido em dobras” (sobre um objeto/produto) ou “enrugado” (sobre um rosto).
Além dos plissados, existem modelos “ondulados”, palavra também emprestada do francês. O verbo "gaufrer" significa "imprimir/imprimir um desenho em relevo". Os produtos de papelão ondulado têm dobras menores que se alargam na parte inferior. Os tecidos selecionados são leves, fluidos e translúcidos.
O ancestral da saia plissada moderna é o kilt. O produto deve sua aparência à cultura da Escócia.Este é um elemento da roupa tradicional das montanhas: é um pedaço de tecido pregueado enrolado nos quadris e preso com dispositivos especiais. Na maioria das vezes é complementado por uma pequena bolsa colocada na frente. Confeccionado em tecido tartan.
Antigamente era utilizado pelos guerreiros, pois não atrapalhava os movimentos e retinha o calor. No mundo moderno, o kilt é usado como elemento de traje oficial (feriados tradicionais, desfiles) ou de casamento. Muito poucos escoceses o usam como roupa casual. Até porque para os modernos que não entendem a cultura do povo, um homem de saia parece bastante cômico.
Método de fabricação: o tecido é processado com uma prensa especial, formam-se dobras paralelas no tecido, que permanecem no produto para sempre.
O método foi patenteado pelo estilista hispano-italiano Mariano Fortuny, que criou as pregas manualmente. Inicialmente destinavam-se ao uso doméstico, mas depois passaram a ser mais utilizados e tornaram-se moda.
Peculiaridades
- O produto é universal. Há uma variedade enorme de estilos, liberdade no uso de tecidos, cores, estampas. O modelo pode ser rigoroso, adequado ao estilo office, ou mais leve, livre ou até festivo. O principal é decidir o estilo desejado e escolher um modelo.
- Este método de fabricação pode corrigir falhas nas figuras. Os modelos plissados são indicados para meninas que querem esconder o volume nos quadris: neste caso, é necessário escolher produtos com pregas grandes. A versão corrugada, ao contrário, pode criar o volume necessário em uma figura fina.Os modelos curvilíneos deixarão a silhueta angular mais proporcional e feminina: enfatizam a cintura e tornam a linha do quadril mais suave.
- Estilos. Existe uma enorme variedade de modelos adequados para determinados casos:
- exuberante;
- direto;
- lápis;
- pacotes;
- comprimento: maxi, midi, mini;
- dobras: laço, circular e balcão (nos modelos midi e mini);
- A estampa mais popular é o tartan, frequentemente usado para criar uniformes escolares. Existem também opções de cor única.