A saia é um item básico do guarda-roupa e pode ser útil em qualquer situação, mesmo que a menina não “saia” da calça e do jeans com frequência. Para muitos, o problema é escolher o modelo certo que enfatize as vantagens e esconda as desvantagens. Hoje preparamos várias dicas e regras com as quais você poderá encontrar facilmente o exemplar perfeito.
Critérios para escolher uma saia
Será possível escolher a melhor opção após determinar o seu tipo de corpo. É disso que dependem outros parâmetros, como comprimento, material e corte do produto. Detenhamo-nos mais detalhadamente nas características dos tipos de corpo:
- maçã. Barriga volumosa e ausência de cintura pronunciada, circunferência do peito e quadril são aproximadamente iguais entre si;
- retângulo. A largura dos ombros, cintura e quadris são aproximadamente iguais;
- ampulheta. As formas são proporcionais, os quadris e a cintura têm quase os mesmos parâmetros e a cintura é fina;
- Triângulo invertido. Imagine um atleta que já nada há muito tempo.Na maioria das vezes eles têm esse tipo de figura - ombros largos e quadris estreitos;
- pêra (triângulo). A circunferência dos quadris excede a circunferência do peito e dos ombros, mas a cintura é claramente definida.
Escolhendo um estilo adequado à sua figura
Se você conseguir determinar seu tipo, poderá começar a escolher um modelo.
Maçã
Mulheres com esse número sofrem de obesidade, portanto O estômago é uma área que não deve ser chamada de atenção. A solução ideal seria focar nas pernas ou nos seios fartos. Nesse sentido, recomendamos prestar atenção aos seguintes estilos de saias:
- acima ou até o joelho;
- com corte assimétrico (um modelo envolvente ou com costas alongadas é perfeito);
- cintura alta;
- com expansão na região do joelho (godet, peplum).
Se precisar enfatizar os quadris e dar-lhes arredondamento, preste atenção aos elementos decorativos: babados, peplum, bolsos ou cortinas.
Para não dar volume à região abdominal, é melhor evitar saias com prolongamento da cintura, cintura baixa e modelos muito justos.
Para uma mulher com corpo tipo “maçã”, recomendamos combinar a parte de baixo com uma parte de cima bastante simples. Uma blusa ou camisa não deve ser muito justa nem adicionar volume extra. É bom enfiar a parte de cima na saia.
Retângulo
Uma figura sem seios, cintura e quadris pronunciados não pode ser chamada de feminina, então nossa tarefa é adicionar volume visualmente ao formato. Uma saia com peplum ou drapeado na cintura normal ou levemente baixa vai ajudar nisso. Um modelo com cunha, sol e meio-sol, saia plissada e plissada, corte A, tulipa vai ficar bem. E o modelo “lápis” precisa ser dito em voz alta “não”.
Use uma boa saia com uma blusa justa para que o contraste com o quadril fique ainda mais acentuado.
Ampulheta
Entre os estilistas, acredita-se que a “ampulheta” seja o tipo de corpo ideal. Uma mulher com essas formas tem muita sorte, pois pode escolher quase todas as roupas. Na verdade, isso não é inteiramente verdade: as vantagens podem facilmente se transformar em desvantagens se você escolher a saia errada. Por exemplo, uma maxi saia na cintura (sem cinto) vai esconder volumes sedutores e deixar a figura volumosa.
A melhor escolha é uma saia confeccionada em malha grossa com envolvente, assimétrica, godet, saia lápis confeccionada em tecido de terno, saia plissada.
Triângulo invertido
Uma mulher com ombros largos recomenda-se desviar a atenção do “topo” e adicionar volume à parte inferior do corpo. Vale dar preferência à saia:
- plissado ou com cunhas;
- corte solto com expansão para baixo;
- cortando ao longo de uma linha oblíqua;
- tulipa;
- com elementos decorativos na região do quadril - cortinas, bolsos, zíperes.
Conselho. Se você tem pernas finas e longas, não as esconda, mas escolha um comprimento mini.
Uma jovem com ombros largos e quadris estreitos é absolutamente Não é recomendado usar saia justa. Para uma parte de baixo adequada, aconselhamos escolher um top que não seja dos mais justos, para não focar a atenção nos ombros. Opte por uma camisa larga de manga comprida ou 3/4 – ideal para o triângulo invertido.
Pera
O objetivo principal - suavizar visualmente a diferença entre ombros estreitos e quadris largos. Os modelos linha A, meio-sol e sol ajudarão nisso. Tecidos leves e esvoaçantes darão um pouco de graça à figura, e vários elementos verticais (listras, dobras, flechas, bolsos longitudinais com debrum) irão remover visualmente alguns centímetros dos quadris.Não esconda suas pernas finas sob uma saia longa e larga – fique à vontade para usar uma mini se sua idade e status permitirem.
Escondendo imperfeições com uma saia
O guarda-roupa “certo” é uma oportunidade maravilhosa para corrigir imperfeições. Vamos tentar fazer isso com uma saia. Então, se você tiver...
Figura adolescente
Para uma jovem magra e sem curvas pronunciadas, recomenda-se uma saia curta e larga. Qualquer um serve: sol, com cunhas ou costurado em viés. Uma saia ou decoração tulipa - um peplum ou uma linda cortina - adicionará visualmente volume aos quadris. A cintura pode ser destacada com cinto largo ou cinto.
Pernas curtas
O dono de pernas delgadas vê um mini. Se você tende a estar acima do peso, a altura do joelho e o comprimento midi são aceitáveis. O principal é não esquecer dos saltos, que se alongam visualmente em vários cm.Elementos como fendas e aberturas e cintura alta alongam bem as pernas.
Joelhos cheios
Recomenda-se esquecer o mini. Perfeito Qualquer modelo de saia que cubra os joelhos é adequado. Midi não sai de moda há vários anos. Saia lápis, sol, todos os tipos de fendas nas laterais, assimetria ficam bem. Aliás, a última opção vai ajudar a esconder o volume dos quadris e joelhos. Não se esqueça do calcanhar.
Cintura larga
Um cinto largo ou faixa sobre uma blusa/blusa ajudará a esconder essa falha. A saia deve ser alargada da cintura para baixo. Evite camadas e elementos desnecessários que acrescentam volume.. Isso inclui não apenas peplum e cortinas, mas também pregas ou pregas. Se você tem cintura larga, é melhor escolher um modelo em formato de cunha ou goda.
Qual saia combina com uma mulher muito gordinha?
Recomendamos dar uma olhada mais de perto na saia:
- clássico reto, na altura do joelho ou midi;
- ano;
- com dobras ou cunhas suavizadas;
- trapézio;
- modelo voador queimado com vários níveis.