A Regilene é utilizada na alfaiataria desde o século XIX. Para fazer isso, usava-se algodão ou linho, e a base era crina dura. Com fita gilline foram confeccionadas anáguas com moldura, sem as quais era impossível costurar um vestido fofo. Hoje a moda desse tipo de ferragem voltou, porém, em vez de materiais naturais, são usados compostos sintéticos baratos. As fitas Regiline são indispensáveis para criar lindas ondas em saias circulares femininas, vestidos de noiva e de noite, na hora de desenhar corpetes, etc.
Regilin e suas características
A classificação ocorre de acordo com os seguintes parâmetros:
- largura;
- rigidez;
- forma.
Tamanho transversal as fitas variam de 5 mm a tiras de 20 cm, com a ajuda destas últimas formam uma bainha volumosa e bonita.
Forma material Pode ser tubular ou fita. Quando se trata de criar espartilhos e armações para looks extravagantes, utiliza-se o primeiro tipo. O segundo é usado ao projetar modelos mais familiares.
Falando em dureza, então a regilina pode ser macia ou dura.Soft é uma fita sintética com largura de um e meio a 10 cm e ampla gama de cores. A principal área de aplicação são fantasias de dança e vestidos infantis de salão.
A “crinolina” ou regile largo e flexível, ideal para selar a bainha de uma saia circular, é feita de fibras sintéticas de linha de pesca.
Rígida é a fita de gorgorão que geralmente é inserida nas costuras.
Importante! Quanto mais fino o tecido do produto, mais macia deve ser a regilina.
Ao trabalhar com qualquer um desses tipos, um fio de náilon transparente é o mais adequado, pois mesmo que combine com o mesmo tom, pode ser visível à luz.
Maneiras de costurar regiline em uma saia de sol
Existem duas maneiras: fechada e aberta.
Método fechado.
Mais frequentemente usado no caso de bordas cruas. O produto fica voltado para cima e a fita gilline é aplicada sobrepondo o corte em aproximadamente 5 mm. Afastando-se um ou dois mm da borda da fita, costure-a. Agora, se você dobrar a fita do avesso, o corte cru ficará para dentro. Para costurar regiline no verso, o melhor é passar a ferro a borda do produto.
Método aberto.
Ao trabalhar com borda processada, a fita regilina é aplicada do avesso ou na parte frontal do produto, fixada com alfinetes especiais e ajustada de um lado e do outro a uma distância de 1–2 mm da borda.
Para evitar que as bordas da fita furem, você pode chamuscá-las com um isqueiro até formar bolinhas.
Regiline no meio da saia.
Na confecção de anáguas com moldura, a regilina não é ajustada, mas inserida em uma dobra especial, que é feita no avesso do produto.
Qual caminho é melhor
Processamento aberto usado para tecidos finos para dar-lhes a forma desejada.Caso não seja possível escolher a tonalidade desejada, pode-se usar uma opção translúcida.
Opção oculta utilizado nos casos em que os elementos auxiliares não devem ser visíveis no verso.
O método de processamento é selecionado individualmente para cada caso.