As tendências atuais da moda não estão mais focadas em exibir ousadia e força. Os estilos underground, militar e unissex estão perdendo relevância. A feminilidade e o romantismo estão de volta à moda, o que faz com que o destaque principal esteja na saia.
Novas tendências em alfaiataria de saias
Alongamento As mini-saias ou midi, devido à parte inferior costurada adicionalmente, acrescentam traços românticos à rigorosa silhueta empresarial da peça original. Ao mesmo tempo, tal coisa continua relevante para usar no trabalho, já que não parece frívolo, mas agora você pode usá-lo facilmente depois do trabalho, por exemplo, em um restaurante. Babados multicamadas costurados na canga superior também parecem impressionantes. Esse produto de várias camadas dá ao seu proprietário uma aparência sedutora.
Nova tendência - trens, criando o efeito de solenidade e majestade. O segundo nome do trem é trem. Uma saia com cauda tem uma transição de comprimento de mais curta na frente para mais longa atrás.Esses trens podem ser vistos em cerimônias de casamento de famílias reais. É claro que as cunhas dos trens não precisam ser feitas até o chão. As saias modernas com cauda incluem transições do mini para o midi e transições do midi para a altura da panturrilha. Essas coisas parecem arejadas e enfatizam lindamente a dignidade da figura e das pernas do proprietário.
IMPORTANTE! Ao fazer produtos longos com cauda, deve-se levar em consideração para que finalidade o item será utilizado. O comprimento do trem “até o chão” é adequado apenas para eventos especiais, pois gera transtornos tanto para o proprietário quanto para as pessoas ao redor que possam pisar no trem. É melhor escolher o comprimento do trem de forma que restem pelo menos 10 cm até o chão.
Costura em cima da parte externa adicional principal feita de materiais transparentes leves confere leveza ao produto e confere ao seu dono um certo grau de mistério e ao mesmo tempo ludicidade. As opções são bastante apropriadas quando a parte externa leve não está totalmente costurada, mas permanece com um corte na frente como um manto. Então, ao caminhar, ele vibrará lindamente com o vento, enfatizando a facilidade da marcha.
Saia com crinolina (com anágua) é um elemento da moda do século XIX que hoje está sendo revivido graças à criação de um encantador efeito de feminilidade. A parte superior de comprimento um pouco menor é colocada na anágua. A borda inferior da anágua, projetando-se por baixo da parte superior, cria a impressão de camadas e pompa. O contraste de cores entre a crinolina e a parte superior realça ainda mais esse efeito.
Materiais para saias externas
As saias externas costuradas em cima da saia principal são melhor feitas de materiais finos e transparentes: tule, guipura, tule.Neste caso, a parte interna tem uma base mais densa: linho, algodão, possivelmente poliéster.
Se a parte externa, ao contrário, for colocada sobre anágua, então a anágua deve ser de tecido mais leve, de preferência de algodão com folho de guipura. Também seria bastante apropriado usar seda como anágua. A parte externa neste caso pode até ser feita com os tecidos mais pesados, como veludo ou lã.
As saias com cauda impressionam mais quando feitas de cetim, embora outras opções de tecidos leves também sejam permitidas.
Os produtos alongados devido a inserções adicionais podem ser feitos do mesmo tipo de material, embora pareçam mais interessantes se a inserção inferior for leve. Por exemplo, uma excelente combinação seria fazer a parte superior e o jugo em jeans e a parte inferior adicional em cambraia. O contraste das cores dos materiais só beneficiará o produto.
IMPORTANTE! Os materiais sintéticos muitas vezes criam tensão estática entre si, o que leva a consequências desagradáveis: as roupas grudam no corpo, estalam, faíscam. Ao criar produtos multicamadas, é muito desejável evitar combinações de diversos materiais sintéticos, preferindo composições de materiais sintéticos e naturais.
Como costurar uma saia em uma saia
O processo de criação de uma composição de saias de duas e múltiplas camadas geralmente, mas não necessariamente, começa com um padrão, tanto com o principal, no caso de criar uma peça do zero, quanto com um adicional, no caso quando uma alteração é feita em um produto já acabado.
Costure uma saia de tule
Caso não sejam esperadas cunhas adicionais na saia superior, então o molde é feito pelo método padrão com medição da circunferência da cintura e quadril (com uma pequena margem levando em consideração a presença da saia inferior), construindo um setor semicírculo baseado sobre eles e estendendo a linha lateral com uma expansão suave em todo o comprimento.
A seguir, a parte é cuidadosamente bainhada até a cintura da anágua, depois o restante do corte é costurado com ponto. As bordas da costura costurada são costuradas com ponto overloque em overloque. Se a canga inferior tiver um cinto alto, você pode arrancar o cinto e costurar a parte superior por baixo e depois costurar novamente o produto.
Uma saia tutu de tule não requer estampa. Neste caso, as tiras de tule são simplesmente costuradas entre si, as dobras onduladas são feitas na parte superior e o tecido é cortado em um único comprimento na parte inferior e nublado. Dessa forma, o tutu é costurado na anágua.
Fazendo um trem de cetim
Para fazer o trem, é preparado um padrão especial. Sua base é igual à de um padrão de saia normal, mas o comprimento do semicírculo é irregular. No centro do semicírculo, em sua parte inferior, desenha-se uma parábola em transição suave, cujo ponto superior é o comprimento máximo do trem.
A costura da parte principal com a cauda é feita da maneira usual por meio de uma costura costurada com chuleado nas bordas da costura e nas bordas da peça. Os procedimentos descritos acima são adequados para a fabricação de produtos com trem feito de diversos materiais.
Não se esqueça que o cetim é um material macio e escorregadio, por isso, ao costurá-lo, as linhas da costura ficam visíveis visualmente. Como no nosso caso a costura é feita pela frente, seria adequado deslocá-la para trás.Então, ao fazer um molde para uma saia de cetim, é a parte central do semicírculo que fica curta, e duas semiparábolas são desenhadas à esquerda e à direita, dando saída à costura posterior do produto.
Crie uma anágua fofa
Uma anágua fofa de tule é feita sem estampa. O quadrado de tule é dobrado quatro vezes para obter o número necessário de camadas. A circunferência da cintura é medida e o número resultante é dividido por 16. O resultado da divisão é traçado a partir do ângulo diagonal até um determinado ponto. Uma linha reta é traçada através da ponta e um corte é feito ao longo dela. O comprimento necessário da saia é separado da linha de corte na diagonal. É desenhado um setor do círculo, onde a diagonal do quadrado é o raio. Além disso, ao longo da linha do setor, todo o excesso de material é cortado. Como resultado, após o desdobramento, obtém-se quatro círculos, que são o espaço em branco para a futura anágua.
Um setor é recortado em cada um dos quatro círculos (para reduzir o volume total) e, em seguida, os círculos são costurados sequencialmente uns nos outros até obter uma estrutura fofa de quatro camadas. Resta finalizar as costuras e costurar um elástico na cintura. A anágua está pronta.
Regras básicas para costurar saia em saia
Para obter produtos acabados de alta qualidade, você deve seguir uma série de regras básicas:
- Selecione materiais que combinem entre si para que a composição geral seja harmoniosa.
- Leve em consideração as tensões estáticas e, portanto, evite combinar tecidos sintéticos, alternando materiais sintéticos e naturais.
- Nas saias superiores, acrescente 1–2 cm às linhas da cintura e do quadril no momento do corte, levando em consideração que esses centímetros são ocupados pela base inferior.
- Verifique até que ponto os materiais conseguem esconder as costuras e coloque as costuras levando em consideração esses indicadores.
- Evite em saias com cauda até o chão, encurtando o comprimento em pelo menos 10 cm.
- Certifique-se de encobrir as bordas das costuras e a bainha dos produtos acabados para que as saias mantenham sua aparência elegante pelo maior tempo possível e não desfiem.
Seguindo as novas tendências em alfaiataria de saias, você poderá reabastecer seu guarda-roupa com muitas peças lindas e modernas. Os custos serão mínimos, a tecnologia de fabricação será simples e a admiração dos outros será sincera.