O desejo de agradar é inerente a todas as mulheres, sem exceção. Mas nem todos podem comprar roupas de marcas caras. E Vale a pena? Você sempre pode ter a melhor aparência, desde que tenha uma máquina de costura e um pouco de tempo. O principal é escolher o estilo certo.
Uma saia plissada é a solução perfeita. Acrescenta feminilidade e suavidade à figura. Enfatiza a cintura e esconde quadris estreitos.
Mesmo uma costureira novata não terá dificuldade em criar uma verdadeira obra de arte. E vamos te ensinar como calcular e fazer dobras em uma saia.
O que você precisa saber antes de começar
Em primeiro lugar, fazemos medições. Ao costurar uma saia estamos interessados em:
- circunferência da cintura;
- circunferência do quadril;
- comprimento da saia.
Importante! Não se engane com a metragem do tecido. Para dobras lindas e exuberantes, multiplique a medida do quadril por três e adicione 10 cm para costuras e folga. E aumentamos a medida do comprimento em 5–7 cm.
Pegamos uma fita métrica e medimos a circunferência dos quadris nos pontos mais convexos. No nosso exemplo é 98. Adicione aproximadamente 5–10 cm ao ajuste solto e às costuras. Para costurar você precisará de um tecido de 3 metros. Se a largura do tecido for 110, será necessário levar três comprimentos de saia, levando em consideração a bainha da parte inferior. Se a filmagem for 150, dois comprimentos são suficientes.
O que determina o cálculo das dobras
Antes de iniciarmos o cálculo, decidimos quais dobras faremos: circulares unilaterais ou dobras em arco. Independentemente da escolha, o consumo de tecido é o mesmo, mas o cálculo das características principais é diferente.
Atenção! Todos os cálculos são feitos com base nas medidas do quadril.
A largura é feita ao seu gosto: de 3 a 7 cm. Se fizermos circulares unilaterais, a largura será metade da profundidade.
Por exemplo, escolha uma largura de 5 centímetros. Usando nossas medidas, o número de dobras é igual à soma da circunferência do quadril (98) mais a margem (4), então a soma é dividida pela largura (5). O resultado é 20.
Nas dobras em arco a largura dobra. Portanto, fazemos o cálculo de forma diferente: dividimos a medida do quadril, levando em consideração a margem (98+4), pela largura de 10 cm, no total obtemos 10 dobras.
Como marcar corretamente
As marcações são feitas diretamente no tecido. E isso é ótimo porque você não precisa perder tempo criando um padrão.
Conectamos todos os painéis de tecido em uma única peça. Deite-se sobre a mesa com a face voltada para baixo. Colocamos todas as marcas a uma distância de 18–20 cm do topo.
Dobras circulares
Reserve 1 cm da borda lateral - ele entrará na costura. Tem 1/2 profundidade. Então alternamos largura e profundidade. Você precisa terminar 1/2 da profundidade e mais 1 cm para a costura.
Pregas em arco
Para esta opção marcamos na seguinte ordem. Da borda 1 cm - para a costura, dela ¼ de profundidade, depois alternadamente largura e profundidade. Terminamos de marcar ¾ de profundidade mais uma costura de 1 cm.
Importante! É necessário aplicar marcas para que a costura percorra metade da profundidade da dobra. Ao longo de sua dobra interna. Se não cair no meio, a costura precisa ser deslocada e, deixando 1 cm, o excesso deve ser aparado.
Desligar
Em seguida, você precisa ajustar o tamanho da dobra na cintura. Para isso, reduza a profundidade do fundo em 1 cm de cada lado. Através dos novos pontos na parte inferior e marcas nos quadris, desenhe uma linha até a cintura. Esta será a linha de dobra.
Costuramos dobras do quadril até a barra da saia. Prendemos da linha do quadril até a cintura. Depois disso, medimos a largura da parte superior da nossa saia e encontramos a diferença com a medida da cintura. Removemos a diferença uniformemente na profundidade de cada dobra.
Por exemplo: a largura do painel no quadril é 102, na cintura deve ser 74. A diferença é de 28 cm, divida pela quantidade necessária: 20 circulares ou 10 arcos. Isso significa que precisamos aumentar a profundidade de cada cintura em 1,4 ou 2,8 cm, respectivamente.
Varremos o tecido de acordo com as marcas recebidas. Certifique-se de verificar novamente a largura do produto nos quadris e na cintura.
Depois de estender o pano sobre a mesa, colocamos as dobras na direção desejada e costuramos por cima com uma máquina de escrever. Depois disso, você pode costurar o fecho e costurar o cinto. A saia está pronta!
O que fazer se o pedaço de tecido for pequeno
Às vezes, o tecido é um pouco menor que três circunferências. Não entrar em pânico. Simplesmente alteramos o algoritmo de cálculo da profundidade das dobras. Encontramos a diferença entre a largura total do painel costurado sem levar em conta a margem de costura e a largura total e dividimos pelo seu número.
Por exemplo: (220 – 20*5):20 = 6 cm
Você pode decorar as dobras da saia de diferentes maneiras. Algumas pessoas gostam de coisas suaves e fluidas. Algumas pessoas preferem os mais difíceis. Para isso, são passados a ferro ou parcialmente costurados. Qualquer que seja a opção que você escolher, ela só aumentará o seu charme.Escolha o que você mais gosta!