A saia ocupa um dos principais nichos do guarda-roupa da bela metade da humanidade. É parte integrante de uma roupa feminina de negócios e de uma variação de férias. O segundo ponto é mais frequentemente representado por um modelo exuberante, que lembra roupas de bailarina. Isto se aplica especialmente às opções infantis. Mas, apesar disso, costurar esse item não é uma tarefa tão difícil. E até uma artesã inexperiente pode lidar com isso.
Saias fofas para meninas: revisão de modelos
No passado distante, dispositivos rígidos especiais eram usados para adicionar volume e volume extra, o que obrigava as mulheres a carregar um peso significativo. Mas os modelos atuais adquirem essas qualidades devido ao corte especial e à qualidade do material. No momento, estão disponíveis as seguintes opções de roupas exuberantes:
americano. Essa variação é feita de tecido leve. Seu diferencial está no corte do tecido. É produzido em forma de círculos.Outro diferencial é a presença de um ou mais babados largos e exuberantes na parte inferior do produto.
Saia sol. No corte é parecido com o “americano”, mas diferentemente dele, não possui babados.
tutu. Esse look é baseado em um padrão de vestido de balé. Neste caso, o tecido é cortado em forma de trapézio.
Variação em várias camadas obtido conectando várias camadas de comprimentos diferentes. Na maioria das vezes, o material desses babados é coletado.
Quais tecidos são adequados para costurar saias fofas?
Para costurar essas variantes dessa roupa são necessários tecidos plásticos, mas ao mesmo tempo devem ser bastante duráveis e leves. Você pode usar qualquer material que tenha estas qualidades: algodão, linho, viscose, lã, tule e assim por diante.
Referência! Para modelos curvilíneos, é melhor não usar tecido de malha. Além disso, tecidos com efeito elástico não são adequados.
Como fazer uma saia cheia
Para adicionar fofura à bainha, você pode usar as seguintes técnicas:
- Use material arejado e durável. Mais adequado para este fim: tule, organza. Nesta versão, o efeito volumoso é conseguido através da utilização de forte franzido do tecido.
- Use uma anágua. Para fazer isso, o número necessário de babados é costurado uniformemente no tecido principal. Quanto maior o número, mais volumosa ficará a bainha. Na maioria das vezes, uma malha rígida ou tule é usada para costurar uma anágua.
- Regilin costurado ao longo da borda da bainha pelo avesso. É uma fita colorida feita entrelaçando as fibras de uma fina linha de pesca. Este desenho é usado com mais frequência ao costurar vestidos de noite e de noiva.
Vejamos agora a criação dessa coisa extraordinária usando vários exemplos.
Saia circular fofa DIY feita de malha
Esta opção é mais adequada para o clima quente do verão. Tanto pequenos fashionistas quanto mulheres mais velhas podem usar esse produto. É adequado para qualquer tipo de corpo, ao mesmo tempo que ajuda a combater falhas visuais na figura: dá volume às pessoas magras e torna mais esbeltas as pessoas com rostos rechonchudos.
Padrão de saia skatista para meninas
Para confeccionar esse item, você precisará tirar duas medidas: circunferência da cintura e comprimento do produto. A seguir, construa seu desenho conforme o modelo básico, ajustando-o às suas dimensões.
Para criar um padrão, você pode comprar papel milimetrado especial ou usar jornais desnecessários, além de sobras de papel de parede. Além disso, para minimizar o desperdício de tecido, você deve posicionar corretamente as peças do molde ao cortar o tecido. Por exemplo, como no exemplo abaixo.
Cálculo de tecido para saia e anágua
Este parâmetro dependerá inteiramente do número de costuras:
- Para a opção sem costura, você precisará de um pedaço quadrado de tecido com o comprimento necessário.
Atenção! Com esta opção, o comprimento do produto é limitado pela largura da tela.
- Se a variação for feita pelo método de duas costuras, deve-se prestar atenção ao padrão e à textura do tecido. Se esses parâmetros não afetarem o layout do padrão, o cálculo será realizado como para duas saias semi-sol. Caso contrário, o consumo duplica.
Costura passo a passo de uma anágua
Para costurar o modelo de anágua mais simples, você precisará de tule. Após adquiri-lo, siga os passos abaixo:
- Meça a circunferência da cintura e decida o comprimento do futuro produto. Este elemento deve ser alguns centímetros mais curto que a saia.
- Para saber a largura do material necessário, é necessário aumentar a circunferência da cintura em 1,5-3,5 vezes. Quanto maior o coeficiente, mais magnífico será o item final.
- Costure duas vezes as laterais.
- Faça a bainha na borda inferior.
- Faça um cordão ao longo da borda superior e passe um elástico por ele.
- Cozinhe o produto acabado.
Costura passo a passo de uma saia circular
Depois de fazer a anágua, você pode prosseguir com a costura da peça de cima. Para fazer isso, corte o tecido de acordo com as amostras fornecidas acima e execute estas etapas:
- Se o modelo for feito com elástico, vire a borda superior para o avesso e faça uma costura para que se forme uma cavidade livre para puxar o elástico.
- Colocamos um elástico no orifício resultante e costuramos em um anel.
- Bainhamos a borda do produto com uma costura invisível.
Saia de tule fofa faça você mesmo
Uma peça feita com este material é particularmente pomposa e elegante. Portanto, é como nenhum outro adequado para criar roupas elegantes. A maneira mais fácil de fazer um produto é com um elástico.
Para trabalhar você vai precisar de tule, cetim para forro e elástico. Então proceda assim:
- Corte o número necessário de babados de tule. O corte é feito de acordo com o padrão básico da saia circular.
- Coloque as camadas umas sobre as outras e prenda com alfinetes.
- Meça uma quantidade suficiente de elástico (meça quando esticado) e costure-o em um anel.
- Costure as partes fixadas ao elástico.
- Faça uma capa tubular de cetim.
- Insira a tampa dentro e prenda com uma costura.
- Realizar OMC do produto.
Uma maneira simples de costurar uma saia de tule
Este método é melhor para criar uma saia incomum para sua princesa.
Processo de manufatura:
- Pegue um elástico largo e de comprimento suficiente.
- Corte o tule em tiras de 10 cm de largura.
- Dobre a tira ao meio e amarre com um elástico.
- Execute esta ação até que não haja mais espaço livre no elástico costurado em círculo.
- Se desejar, este produto pode ser decorado com decoração.
Saia tutu de tule faça você mesmo
De outra maneira simples, você pode fazer um objeto que parece um tutu de bailarina.
Para criá-lo, você precisará de dois pedaços retangulares de tule de comprimento suficiente e uma fita de cetim para o cinto:
- Dobre os pedaços de tecido ao meio e forre a área dobrada com pontos grandes.
- Faça uma costura lateral, deixando alguns centímetros na parte superior.
- Puxe o fio para formar lindas dobras.
- Costure os babados na fita de cetim.
- Ao vestir, amarre a fita com um lindo laço.
Como costurar uma saia rodada com regiline
Nesta versão, a saia pode ser costurada em qualquer padrão dos citados acima e a pompa pode ser obtida costurando uma fita régilina ao longo da borda da bainha.
Para fazer isso, compre fita regiline em uma loja de tecidos e costure ou cole no lado avesso da bainha ao longo da borda. Um produto em que esta fita fica escondida na bainha fica mais esteticamente agradável. Também pode ser disfarçado com fita de cetim ou renda.