A saia plissada é um componente romântico e estiloso do guarda-roupa feminino. Esses produtos estão sempre em tendência e são uma excelente solução tanto para o estilo empresarial quanto para o estilo informal. Para que uma saia plissada de lã mantenha uma aparência elegante e atraente por muito tempo, você deve cuidar bem dela. Para isso, será útil conhecer algumas características importantes do cuidado de um produto deste tipo.
Lavagem adequada de saia plissada de lã
A preparação adequada dos itens para lavagem não é de pouca importância. Para evitar que a saia plissada perca a forma, todas as dobras devem ser cuidadosamente dobradas e costuradas em volta da circunferência.. A bainha também precisa ser fixada com pontos largos em uma linha.
O alinhavo deve ser feito com cuidado e lentamente para evitar que apareçam baforadas no tecido.. Não é recomendado apertar muito os pontos. Isso pode afetar negativamente o formato do item.
Conselho! Se não tiver tempo para marcar as dobras, você pode endireitar a peça em todo o comprimento e colocá-la em uma meia. Isso evitará que as dobras se desfaçam quando lavadas na máquina de lavar.
Ao lavar uma peça tão delicada na máquina de lavar, é necessário utilizar um saco ou malha especial para lavar, onde é necessário colocar a saia, previamente enrolada em tubo. Essa abordagem permitirá que a saia mantenha sua forma original e proteja o material com o qual a peça é feita contra danos. É necessário selecionar cuidadosamente o regime de temperatura, focando no tipo de tecido.
Importante! Não lave uma saia plissada de lã em temperaturas acima de 30 graus.
Se você planeja lavar à mão, é necessário preparar uma solução para isso com um detergente selecionado de acordo com o tipo de tecido. Se houver contaminação excessiva, o item deve primeiro ser embebido na solução por um tempo. A saia plissada não deve ser esfregada diretamente durante a lavagem.
É necessário lavar esse produto com cuidado, levantando-o e abaixando-o na bacia com movimentos suaves. O mesmo princípio se aplica ao enxágue, para o qual você pode adicionar uma pequena quantidade de condicionador à água. Isso ajudará posteriormente a evitar a eletrificação do item.
A peça lavada deve ser retirada da água e pendure em um cinto para secar. Não há necessidade de torcer isso, basta esperar até que a água escoe.
É possível passar uma saia plissada?
Antes de começar a passar esse produto, preste atenção ao número de dobras. Quanto mais houver, mais difícil será suavizar tal coisa.
Algumas dicas úteis:
- É necessário passar a saia plissada apenas pelo avesso;
- Não remova o alinhavo até terminar de passar;
- O forro deve ser passado separadamente.
Para manter as dobras em uma saia plissada de lã, você pode usar gaze. O produto úmido deve ser coberto com duas camadas de gaze embebida em solução fraca de vinagre e alisada. Este método é uma excelente opção para uma saia de tecido grosso.
Conselho! Para evitar danos ao produto, antes de passar, deve-se estudar atentamente a etiqueta, que deve indicar o tipo de tecido, para determinar a temperatura adequada para o ferro.
Cuidando de produtos plissados
Para garantir que tais produtos mantenham uma aparência elegante e atraente pelo maior tempo possível, eles precisam ser devidamente cuidados:
- algumas saias plissadas não podem ser passadas (tais produtos devem ser pendurados após a lavagem, formando dobras com as mãos e sem esticar a peça);
- Você pode restaurar as pregas que faltam desta forma simples: cada dobra do lado avesso deve ser limpa com sabão, formar dobras no tecido e depois passar a ferro com pressão;
- Se o produto for de alto valor, recomenda-se lavá-lo a seco.
O cuidado cuidadoso e oportuno de uma saia plissada de lã fará desse produto um verdadeiro destaque no guarda-roupa de qualquer fashionista moderno por um longo período.