A maioria das mulheres, ao comprar roupas novas, quer estar na moda e com estilo. A cada temporada, os designers oferecem novas tendências da moda e é simplesmente impossível acompanhá-las. Por exemplo, tendo comprado uma minissaia espetacular de um certo estilo ditado pela moda, depois de alguns meses ou anos você pode entender que isso não é relevante. Uma peça pode ser de alta qualidade e perfeitamente conservada, mas muitos fashionistas não se atrevem mais a usá-la. Métodos simples de alterar um produto serão úteis nessas situações. Uma delas é alongar as saias.
De quais materiais as saias mais longas podem ser feitas?
Você pode transformar uma saia de quase qualquer tecido. Podem ser confeccionados em diversos tecidos como organza, veludo, cetim, jeans, couro e muitos outros. O ponto principal é a escolha de um tecido complementar adequado em cor e textura, bem como uma opção de design futuro.
IMPORTANTE! Saias de malha são modelos difíceis de alongar. Nem todos os métodos são adequados para eles.Por exemplo, cortar no meio de muitos materiais é impossível devido ao desfiamento e derramamento.
Maneiras populares de alongar uma saia
Existem muitas maneiras diferentes de alongar saias. Muito neste processo dependerá apenas da imaginação do autor e dos materiais disponíveis. Você pode dar nova vida a cada produto.
Trabalhando com a bainha
O processamento da bainha é talvez uma das opções mais simples e adequado até para meninas que não sabem costurar. Este método permitirá que você adicione de algumas a dezenas de centímetros ao produto. Então, primeiro você deve rasgar a borda da bainha, remover o excesso de fios e vaporizar bem com um ferro através de uma gaze. Normalmente, a bainha das saias pode ter de 4 a 7 cm ou mais, dependendo da escolha do processamento do fabricante. No futuro, a borda poderá ser dobrada apenas 1–2 cm ou processada com trança, fita adesiva e outros métodos.
Alongar a saia com renda
O uso da renda é uma das opções elegantes. A fita de renda na parte inferior da saia deixa o look mais sedutor. Além disso, este tipo de fita é muito cómodo de trabalhar, já que não é necessário rasgar a bainha. Esta opção é adequada para fitas largas de renda. Eles só precisam ser colocados ao longo da borda da bainha e cuidadosamente costurados à mão. Os pontos devem ser pequenos e invisíveis. Você também pode costurar um pedaço de material na parte de trás do produto. Este método é discutido com mais detalhes abaixo.
REFERÊNCIA! Recentemente, uma das combinações da moda é a combinação de renda com jeans e couro. Esses materiais aparentemente incompatíveis em muitos aspectos parecem elegantes e harmoniosos juntos.
Vamos usar franja
Usar franja pode aumentar significativamente o comprimento de uma saia.Este método pode agregar elegância, solenidade e estilo ao produto. É preciso escolher a franja certa para a saia em termos de cor, comprimento e esplendor. Se desejar, você pode usar várias camadas deste material. A franja pode combinar com a cor do produto ou diferir dele na cor, dando um toque especial ao look.
Bainha feita de um tecido diferente
Para este método você precisa encontrar um pedaço de tecido. Você pode usar tecido combinando ou uma cor e textura diferente. Por exemplo, combinações da moda de rosa e roxo, chocolate e branco e muitas outras estão em alta. O material selecionado pode ser combinado com badlon ou outros acessórios. Vejamos o processo passo a passo:
- Primeiro você precisa cortar uma tira de tecido com a largura e o comprimento necessários. Para isso, você pode colocar a peça sobre o tecido e desenhar a faixa desejada à mão com um sabonete. Isso deve ser feito principalmente em saias largas ou saias sol e meio sol, já que ali o material fica em viés. Para saias retas, basta usar uma régua.
- É necessário levar em consideração todas as tolerâncias para costuras e dobras, caso estejam previstas no projeto.
- A tira resultante deve ser passada a ferro.
- A seguir, arrancamos a bainha da saia, retiramos o excesso de fios e passamos a ferro.
- Você pode costurar a tira resultante de diferentes maneiras. Primeiro ele é conectado à saia com alfinetes, depois é alinhavado à mão e depois costurado na máquina.
- Assim, ao costurar de ponta a ponta, a parte inferior e a tira formam uma única costura. Neste caso, a parte inferior da saia deve ser processada.
- O tecido adicional é costurado na parte superior se diferir significativamente em textura e densidade do tecido do produto principal. Nesta versão, a parte superior da tira deve ser processada antes de costurá-la ao produto.
- Ao final do trabalho, o produto resultante deve ser passado a ferro.
ATENÇÃO! Não é recomendado o uso de tecidos mais pesados, pois podem estragar o formato do produto e esticar a bainha.
Adicionando um trem
Graças a este método, você pode fazer um produto longo e completo a partir de uma minissaia. Neste caso, a saia em si não será afetada. Você precisa pegar um pedaço de tecido leve (organza ou tule) e recortar dele uma cauda espetacular. A seguir, processamos as seções laterais e costuramos o cinto. Pode ser fechado com zíper ou feito em forma de fitas. Esta opção é muito conveniente, pois o trem pode ser retirado a qualquer momento.
Saia dupla
Os produtos feitos de tule estão na moda há muitos anos. Quase todas as saias podem ter uma ou mais camadas adicionais na parte superior. Siga a sequência de ações sugerida:
- Vamos fazer um padrão. Para deixar a camada de tule mais luxuosa, é necessário levar material várias vezes mais largo que a bainha do produto original.
- A seguir, costuramos o tule a uma distância de 5–6 cm da borda com uma máquina. Para fazer isso, usamos uma linha grande.
- Conectamos as seções laterais da camada de tule.
- A seguir, franzimos o tule na largura do cós da saia.
- Você pode costurar a camada de tule sem rasgar o cinto. Para isso, basta dobrar os tecidos frente a frente e prendê-los com alfinetes e costurá-los com cuidado.
- Em seguida, retire todos os pontos auxiliares e corte o excesso de tecido.
Trabalhando com um cinto
Uma opção mais difícil para alongar um produto é trabalhar com cinto. Primeiro você precisa desparafusá-lo e escolher uma das opções possíveis para trabalhos futuros.
Cinto feito de um tecido diferente
Para alongar o produto é necessário realizar trabalhos preparatórios e recortar a futura correia. Pode ser feito de qualquer outro tecido adequado.Como base para o padrão do cinto, você pode pegar um cinto cortado e expandi-lo. A seguir, o produto deve ser remontado. É conveniente usar um elástico largo como cinto. Ficará espetacular em saias largas e fofas feitas de tecidos leves.
ATENÇÃO! Artesãs habilidosas podem tricotar sozinhas um elástico grosso para uma saia. Ao fazer o elástico em duas camadas você pode isolar significativamente o produto. É verdade que você deveria usar suéteres largos sobre essa saia.
Adicionando um peplum
Artesãs bastante experientes podem fazer um basco. Também pode ser removível. O peplum alonga visualmente a saia, pois sugere cós alto. Para fazer esse desenho, você precisa remover completamente o cinto e o zíper e, em seguida, fazer um padrão peplum. É necessário fazer um encaixe em cada etapa para garantir que a saia fique confortável.
Fazendo um jugo
Esta opção pode ser usada para saias de diversos estilos. Também é conveniente para trabalhar com produtos plissados e inserções em forma de cunha. A canga pode adicionar de 5 a 20 cm de comprimento. A sua forma pode ser variada e é determinada pelas preferências pessoais da artesã. Por exemplo, uma canga estreita aumenta visualmente a altura de uma pessoa, enquanto uma canga larga, ao contrário, encurtará a menina. Siga esta sequência de ações:
- Primeiro você precisa preparar o produto. Para fazer isso, vire-o do avesso e arranque o cinto, o revestimento e o fecho. Passe todas as costuras e dardos rasgados.
- A seguir, determinamos a localização da borda inferior da culatra e medimos a circunferência ao longo da largura.
- A partir da cintura do próprio produto, coloque alguns centímetros para baixo e desenhe uma linha para a parte inferior da canga. O excesso de material deve ser removido.
- Para construir uma canga, você pode pegar um molde para a base de uma saia reta ou usar uma saia com dardos rasgados para esse fim.
- Recortamos o garfo e processamos os cortes laterais.
- A seguir, conectamos a seção inferior da canga com as seções superiores da saia.
- Você precisa fazer um zíper na costura do lado esquerdo.
- Para processar a parte superior da canga, recortamos o revestimento e costuramos.
IMPORTANTE! Se for problemático comprar um tecido adequado para uma canga, você poderá usar qualquer material. Nesse caso, você deve escolher um suéter ou blusa longa para o look esconder a canga.
Fazendo inserções no meio da saia
As inserções no meio da saia parecem incomuns. Este método pode alongar significativamente o produto. Vamos dar uma olhada mais de perto neste processo:
- Recortamos uma tira com as dimensões indicadas em comprimento e largura, levando em consideração as folgas de costura.
- Da parte inferior da saia medimos o local onde pretendemos costurar o encaixe.
- Corte parte da saia ao longo desta linha.
- Fixamos a inserção e a borda inferior da saia com alfinetes e os conectamos.
- A seguir, conectamos o elemento resultante à parte principal do produto.
Quais materiais são adequados para inserções
Tecidos transparentes funcionam bem para inserções. Eles criam o efeito de leveza e leveza mesmo nas saias mais volumosas. Tecido de malha, chiffon ou renda parece impressionante. As inserções podem ter diferentes larguras, formatos e cores dependendo dos desejos pessoais.
Em que casos é impossível alongar a saia?
Há casos em que você precisa ter um cuidado especial ao alongar a saia. Isso se aplica aos casos em que o corte do elemento é enviesado e o tecido pode esticar durante a costura. Portanto, depois de costurar tecido adicional, a saia precisa ficar pendurada por alguns dias. Em seguida, retira-se o excesso de tecido e finaliza-se a parte inferior do produto.Não é recomendado alongar peças confeccionadas com tecidos com padrões geométricos complexos, como listras. E apenas uma artesã experiente cortará corretamente o material em uma gaiola.
Conhecendo as possíveis formas de alongar saias, você pode reconstruir várias coisas. Ao mesmo tempo, torna-se possível estar sempre na moda, com estilo e economizar significativamente no orçamento familiar. Existem muitas maneiras, e cada costureira poderá encontrar uma opção interessante para si. Esperamos que este artigo seja útil e o ajude a fazer ajustes no seu guarda-roupa existente.