Devido a certas circunstâncias, os guarda-roupas femininos muitas vezes contêm coisas que não se ajustam muito bem à figura. E há muitas razões para isso, desde flutuações banais no peso corporal até compras em liquidações durante descontos sazonais.
Claro, se a sua saia favorita ficou muito pequena, o problema assume a escala de uma catástrofe planetária. Mas se, ao contrário, ficar muito grande, basta costurar a saia, colocando algumas linhas à máquina em novos lugares.
Diremos a você como fazer esse trabalho sozinho.
Como costurar uma saia na cintura
Existem muitas maneiras de costurar uma saia. Alguns deles exigem conhecimentos básicos de design, enquanto outros simplesmente precisam saber como usar uma máquina de costura. Porém, antes de dar preferência a um deles, você deve decidir sobre vários pontos importantes.
- Em quantos tamanhos o produto precisa ser reduzido?
- Em quais locais a modificação precisa ser feita?
- Quais características são típicas do corte de uma saia existente?
Para isso, basta colocar uma saia e se olhar atentamente no espelho.
Se você precisar costurar na cintura tamanho 1, todo o processo não demorará muito e se transformará em um passatempo agradável.
Retrabalhando o produto
Nos casos em que a saia cabe perfeitamente nos quadris e fica pendurada no cinto, Você pode remover o excesso aumentando a profundidade dos dardos. Para fazer isso você precisará trabalhar com o produto.
Início do trabalho
- Vista uma saia e meça cuidadosamente quantos centímetros extras você precisa remover
- Açoite o cinto ou o revestimento.
- Abra dardos existentes.
- Passe o produto.
- Calcule a profundidade dos novos dardos. Para não se aprofundar nas nuances do design, Basta distribuir uniformemente o excedente existente em 4 dardos: 2 traseiros e 2 frontais.
Cálculo da profundidade do dardo
Se precisar costurar uma saia na cintura de 10 cm, o cálculo fica assim: 10 cm: 4 dardos = 2,5 cm.
Importante! Como a dobra é um triângulo isósceles, deve-se adicionar 1,25 cm, a segunda metade será colocada simetricamente.
Esta ação, que à primeira vista parece absolutamente descomplicada, deve ser abordada com o máximo cuidado. Afinal mesmo uma ligeira distorção de alguns milímetros será claramente visível no produto acabado.
Trabalho continuado
- Marque os dardos usando giz de alfaiate bem afiado ou marcador de tecido. Observe que coloque novos dardos no mesmo lugar.
- Alinhave os dardos.
- Vista uma saia para garantir que tudo foi feito corretamente. Se forem descobertos pequenos defeitos durante a montagem, corrija-os.
- Costure pontos à máquina, não esquecendo de fazer travetes de cada lado.
Conselho. Para deixar os dardos o mais organizados possível, as linhas devem ser traçadas da solução até a base.
- Dardos de ferro em direção ao centro. Eles devem olhar um para o outro.
- Encurte o cinto ou o revestimento no mesmo número de centímetros que você removeu nos dardos.
Observação! O cinto tem formato arqueado, repetindo a linha do corte superior da saia. Portanto, o excesso deve ser retirado simetricamente em ambos os lados.
- Alinhave os detalhes do cinto ou do revestimento e depois costure na máquina de costura.
- Passe a costura.
- Alinhave o cós/revestimento.
- Ponto à máquina.
- Pressione bem a costura.
Reduzindo o volume sem rasgar
Este método é a solução ideal quando uma saia precisa ser costurada de 1 a 1,5 tamanhos na cintura. Como em todos os outros casos, o trabalho de alteração de um produto começa com uma prova, durante a qual é determinado exatamente quanto deve ser retirado da cintura.
Com este método, tudo o que precisa ser feito está limitado a duas ações:
- desenhe uma nova linha de costura no produto;
- moer.
Importante! Dependendo do estilo, o excesso de tecido é retirado em uma costura (se for no centro das costas) ou em 2 costuras (se forem nas laterais).
Se a saia tiver cinto, você pode fazer as costuras por cima. O principal é combinar as linhas superior e inferior para que não haja distorções que prejudiquem significativamente a aparência das roupas. Mas se o estilo prevê revestimento, então é muito melhor, mais arrumado e mais bonito fazer o trabalho da seguinte maneira.
- Apare o revestimento (sem cortar).
- Dobre para que pareça uma continuação do produto.
- Ferro.
- Desenhe uma linha para a nova costura.
- Varra, experimente.
- Costure em uma máquina de costura.
- Corte as licenças (processe se necessário).
- Ferro novamente.
- Proteja o revestimento.
Como costurar uma saia circular na cintura
Nos casos em que seja necessário reduzir a cintura de uma saia circular/semicírculo, isso também pode ser feito de duas maneiras:
- sem rasgar;
- sem rasgar.
No primeiro caso, não será necessário realizar nenhuma manipulação de costura, basta inserir um elástico no cinto.
Mas no segundo, serão necessárias as seguintes ações.
- Desfaça o cinto.
- Reduza em N número de centímetros.
- Junte a parte superior da saia.
- Alinhave o cinto.
- Ponto à máquina e ferro.
A maneira mais fácil
A maneira mais simples e fácil de franzir a parte superior de uma saia é a seguinte.
- Defina a máquina para o comprimento máximo do ponto.
- Costure ao longo da borda superior, a 0,5–1 cm da borda.
- Aperte cuidadosamente os fios. Os conjuntos se formam por conta própria, resta apenas distribuí-los uniformemente ao longo do corte.
Importante! O fio precisa ser puxado exatamente quantos centímetros você quiser para diminuir o volume na cintura.
Como costurar as laterais de uma saia
Nem sempre é possível costurar um produto no tamanho desejado simplesmente aumentando a profundidade das dobras ou diminuindo no cós. Às vezes é necessário fazer ajustes em todo o comprimento da saia. Neste caso, você pode retirar o excesso de tecido das laterais.
Importante! Se você planeja reduzir uma saia com pregas em 3-4 ou mais tamanhos, em nenhum caso deve retirar todo o excesso apenas ajustando as folgas das costuras laterais.
É melhor transferir um pouco do excesso para os dardos para que não se movam significativamente do centro para os lados. Caso contrário, o item alterado não caberá bem e ficará um pouco ridículo.
O trabalho começa com o encaixe, durante o qual se determina onde serão colocadas as novas costuras. Claro, é bom que nesta fase do trabalho você consiga encontrar um assistente. Mas com alguma habilidade, você pode lidar com isso sozinho.
Conclusão do trabalho
- O excesso é distribuído uniformemente nos 2 lados e preso com alfinetes de alfaiate.
- Retire a saia, vire-a do avesso e desenhe uma linha pontilhada nas áreas lascadas.
- Remova os pinos.
- Verifique a simetria das linhas desenhadas e ajuste se necessário.
- Varrido.
- Eles experimentam.
- Se a aldeia for ideal, então eles a percorrem de carro.
- Corte o excesso e processe as costuras.
- Passar roupa.
Dicas úteis para costurar uma saia
- Na costura, 90% do sucesso depende da medição correta. Portanto, nunca tenha pressa e lembre-se de usar a regra de ouro “Meça duas vezes, corte uma vez”.
- Mesmo se você estiver com pressa, não negligencie os ajustes preliminares. Todos os defeitos são muito mais fáceis de corrigir na fase de alinhavo, e não depois de fortes pontos à máquina com travetes.
- O tratamento térmico úmido (WHT) é um dos pilares de um produto costurado de qualidade. Tenha como regra passar sempre a ferro as costuras, só assim conseguirá o aspecto perfeito.
- Mesmo que o ferro tenha função de vapor, é melhor passar as costuras com tecido de algodão fino e não tingido ou gaze.
Boa tarde Não sou muito alfabetizado quando o assunto é design, então preciso de ajuda! Cortei uma saia meio-sol e descobri que ela era grande demais em alguns centímetros. É possível reduzir pelas laterais sem franzir na cintura? Obrigado!