A saia godê é considerada um atributo do estilo retrô, estilo que saiu de moda. Mas a moda moderna oferece diversas variações e combinações com este modelo para criar um look estiloso. Quais são as características de uma saia godê, como escolhê-la corretamente e com o que vestir nesta temporada, você aprenderá mais adiante.
A saia godê é uma fase de transição entre o modelo clássico “lápis” e o godê. Características do corte: o tecido abraça firmemente a figura na parte superior, depois diverge, transformando-se em grandes ondas. É um pouco fofo: o efeito é conseguido devido ao fato de cunhas especiais serem bordadas na parte inferior do produto.
Peculiaridades
- Pompa. As cunhas na saia criam um efeito de volume. O esplendor depende do seu número. São confeccionados com o mesmo tecido do próprio produto ou com um material que difere em determinados parâmetros.
- Materiais. Para a alfaiataria é utilizada uma grande lista de tecidos, cuja escolha depende das condições climáticas, do estilo da imagem e das preferências pessoais. Materiais grossos: jeans, jacquard, lã, caxemira.Mais leves: chiffon, linho, viscose, algodão. Não são usados apenas para o dia a dia: alguns modelos são muito festivos, são usados para uma festa ou evento especial.
Para quem eles são adequados?
O produto pertence à categoria de itens universais. Com a seleção certa de corte, tecido e comprimento, a peça combina com qualquer tipo de corpo. Devido à presença de babados, a saia pode corrigir a figura e torná-la mais proporcional. Quem tem quadris curvilíneos deve dar uma olhada nesse estilo: a parte de baixo vai suavizar as linhas e tirar volume.
Meninas esbeltas são adequadas para opções de qualquer comprimento. Meninas com curvas devem olhar mais de perto as mais compridas: elas vão alongar a silhueta e corrigir imperfeições. HELP em combinação com salto alto o efeito corretivo é potencializado.
Estilos
Clássico. A saia está equipada com 6 a 8 cunhas, é universal, adequada tanto para um evento importante como para o dia a dia.
Com um trem. Uma opção mais formal, adequada para uma noite social ou feriado. Cetim, seda e veludo são usados para costura.
Com cunhas espirais. Modelo mais arejado e moderno. Tecidos para costura: seda, chiffon, lã (com alto teor de fios sintéticos).
Assimétrico. Uma opção para quem gosta de experimentos. As cunhas podem ser significativamente mais longas ou mais curtas que a parte principal.
Tecidos
Jeans. Uma opção universal e prática que não sairá de moda tão cedo. Usado para costurar modelos longos e curtos. Estes últimos são mais indicados para meninas, o produto parece muito fofo e jovem. Bordados, tiras, abrasões, padrões e rendas são usados como decoração.
Malhas. A espessura dos fios varia dependendo da época do ano. Para invernos frios, são adequadas malhas grossas, que o manterão aquecido no tempo frio.
Para as estações mais quentes - fios finos. Existem opções de aberturas translúcidas, que são complementadas por “capas” especiais para que o produto não fique vulgar.
Chiffon. Material leve e arejado, adequado para looks românticos. Saias longas são usadas como opção de traje noturno.
Fibra descontínua. Para a costura, utilizam materiais com estampas, que cabem perfeitamente em looks de verão ou primavera.
Couro. Uma opção para os corajosos. O produto parece muito elegante e moderno. Para a costura são utilizados couros macios, pois é necessário garantir que o babado flua. Isso não pode ser feito com pele dura. Às vezes, a peteca é costurada separadamente com tecidos macios.
Combinações de materiais. Muitas vezes o tecido do produto principal e do babado são diferentes. Além disso, pode ser uma construção multicamadas fraca ou pregueada.
Comprimento
Assim como acontece com outros estilos de saias, o godê possui três opções de comprimento: mini, midi e maxi. Saias longas são usadas em vestidos festivos e ocasiões especiais. Mas também para uso diário, se escolher o design certo. Os modelos curtos são considerados uma opção de escritório: são simples, minimalistas e feitos com materiais discretos. Produtos de comprimento médio são considerados clássicos. Eles não restringem os movimentos e são adequados para uso diário.
Aparência elegante
- O detalhe central do look é uma saia godê de couro preta, com babado costurado separadamente. Comprimento - abaixo do joelho. A parte superior é contrastante: um suéter branco solto com um padrão de grandes bolinhas pretas. Os acessórios são poucos: cinto fino na cintura, scarpins pretos, colar modesto.
- Imagem delicada e romântica. Saia longa cor pêssego, minimalista, sem detalhes desnecessários. A parte superior é uma camiseta translúcida com mangas compridas.Praticamente não há acessórios: uma pequena pulseira branca, sapatos de salto alto cor de pêssego.
- Um look experiente com linhas rígidas. Saia bege logo abaixo do joelho, jaqueta branca de gola alta, mangas compridas em estilo oversized, botas pretas de salto alto e uma pequena clutch prateada. Os materiais possuem uma textura perfeitamente lisa, o que confere rigor e estética à imagem.