Uma mulher deve estar sempre bonita, não importa onde esteja: no escritório, no teatro ou em casa. Sua atratividade é enfatizada não apenas pela maquiagem bem escolhida, mas também pelo estilo de roupa.
Um vestido chique para um evento corporativo, um terno formal de escritório ou um lounge confortável e discreto devem ser confeccionados de forma impecável, com corte correto do tecido e detalhes bem costurados. A menor violação na posição da costura ou um elemento de design processado incorretamente pode arruinar até mesmo o look mais sofisticado.
Slots colocados incorretamente durante o cálculo do padrão ou costura malfeita podem arruinar todo o trabalho do designer. Portanto, antes de começar a projetar um circuito, você deve se familiarizar com as regras de projeto.
Definição e localização das aberturas na saia
Na modelagem, existem muitos conceitos semelhantes que, no entanto, têm finalidades diferentes e, consequentemente, métodos de processamento diferentes.
Atenção! A fenda, ao contrário de um corte normal, é uma dobra aberta que se sobrepõe à segunda metade do produto.
A fenda é usada com mais frequência em estilos clássicos de ternos de corte, jaquetas, gabardinas, casacos ou casacos curtos, etc. Menos comumente usada em modelos mais leves (vestidos de noite, ternos jeans, etc.). No processamento das aberturas, atenção especial deve ser dada ao estilo da roupa, à qualidade e espessura do tecido, bem como ao tipo de alfaiataria - com ou sem forro.
Tendo aprendido a costurar uma peça sem base, todos os outros tipos de processamento não serão difíceis. Vamos dar uma olhada passo a passo em como costurar uma abertura em uma saia.
Localização do sulco
Ao projetar um padrão para uma saia com corte de escritório, a abertura é colocada principalmente ao longo da linha central da costura traseira, menos frequentemente ao longo das laterais ou no ponto frontal em relevo.
Costureiras experientes utilizam amostras preparadas de modelos clássicos para corte, acrescentando uma dobra diretamente na transferência do esboço para a tela.
Para iniciantes, é aconselhável marcar primeiro no papel.
É aconselhável calcular a localização das ranhuras com base no tamanho do produto. Para fazer isso, medimos todo o seu comprimento menos 15-25 cm da borda inferior. O comprimento da ranhura em si depende da localização da faixa inferior da peça concluída: na altura do joelho, acima ou abaixo dele.
Importante! Ao cortar blanks, dependendo da espessura do tecido, é necessário deixar uma folga adequada para fazer o sulco.
Tamanhos de spline
O tamanho das aberturas da saia varia dependendo do modelo. Neste caso, é necessário levar em consideração o ponto superior do início da dobra aberta, pois se a posição for muito alta, ao usar saias midi prontas, áreas do corpo que o usuário gostaria de esconder ficarão ser revelado.
E se for muito curto, a largura do degrau torna-se limitada e desconfortável.No entanto, existem indicadores padrão: o comprimento corresponde a 1/3 do comprimento da costura central da cintura até a parte inferior; a largura da parte direita é de 5 a 7 cm, a da esquerda é de 8 a 10 cm, dependendo da espessura do painel.
Tecnologia de processamento spline
Antes de começar a trabalhar diretamente no spline, primeiro prepare as ferramentas necessárias.
Você precisará de:
- máquina de costura;
- formulário preenchido do produto;
- agulhas, alfinetes, linhas, tesouras;
- giz de costura;
- governante;
- fita adesiva.
Em primeiro lugar, é marcada a posição da ranhura para corte. Para isso, no formato clássico fabricado, uma folga de 50 mm para a bainha é medida a partir da linha inferior da peça e passada a ferro em toda a parte inferior.
A partir da tira passada na parte inferior da prateleira direita, mede-se o comprimento da própria reentrância e marca-se o ponto superior de seu início. O lado esquerdo também está delineado.
Atenção! É necessário verificar a precisão da localização de ambos os pontos no padrão - eles devem estar espelhados.
No painel traseiro direito, uma largura de dobra de 50 mm é medida de cima e de baixo (para tecidos de lã finos, este valor aumenta para os mais grossos) e é realizada estritamente no nível vertical. Também é medido um indicador de 8 cm no lado esquerdo, é cuidadosamente cortado verticalmente, depois é feito um corte diagonal, não atingindo a costura intermediária de 2 mm.
Em seguida, o material é dobrado ao longo da linha, preso com alfinetes e passado a ferro. O lombo cozido é costurado. O ponto central traseiro é colocado estritamente no topo da fenda.
São recortadas duas tiras de material adesivo (tecido não tecido ou semelhante): a primeira tem 4,8 cm de largura, a segunda tem 7,8 cm, o primeiro adesivo é colado na prateleira traseira direita de dentro para fora e o segundo - Para a esquerda.
Importante! É necessário garantir a precisão dos adesivos: eles devem ficar estritamente ao longo da linha central da dobra e não atingir a borda do recorte em 1-2 mm.
Para fortalecer as seções de colagem, passe as ranhuras com ferro. Seções de tecido nublado manualmente ou com overlocker, varra as duas metades do produto e passe a ferro as costuras. O elemento localizado na parte superior deve ser dobrado na direção oposta. Do ponto spline superior para baixo em um ângulo de 45 graus, desenhe uma linha para a linha de fixação, copiando-a na linha frontal usando uma linha de alinhavo.
Para evitar o deslocamento das peças durante a costura, prenda todas as camadas com alfinetes, coloque um ponto de segurança e puxe a linha de alinhavo.
Dobrando a barra da roupa
A operação final é a bainha da saia midi. Para fazer isso, dobre a parte inferior até a margem adicionada e passe a ferro em todo o círculo. Apare o canto da área saliente em 45 graus. e dobre a costura inferior.
Atenção! Ao lixar o produto, deve-se garantir que a metade esquerda esteja 1,5 - 2 mm mais baixa que a direita ou no mesmo nível. Mas em nenhum caso mais alto!
Faça a bainha à mão com costura cega ou costure na máquina de costura.
Como você pode ver, Terminar os slots não é difícil. Porém, exige perseverança, paciência e precisão da costureira.
Só neste caso o resultado será positivo. A fenda feita na costura central do painel traseiro da saia fica praticamente invisível. Mas ao se mover, dará largura adicional, o que tornará o passo mais confortável e confiante.