As saias ciganas são uma peça bastante versátil do guarda-roupa, adequada tanto como fantasia de carnaval ou para aulas de dança oriental, quanto para o uso diário.
Se considerarmos essa saia como cotidiana, então você pode usá-la com qualquer camiseta ou blusa que combine com a cor. Ou, no tempo frio, complemente o look com um suéter de malha, jaqueta biker de couro ou jaqueta jeans.
Se usado como fantasia para dançar, enfatizará perfeitamente todas as vantagens da figura e esconderá suas deficiências. E o corte bastante solto não atrapalha os movimentos e ainda valoriza a dança.
À primeira vista pode parecer que o processo de fabricação deste produto é muito complicado e só um profissional pode cuidar dele. Na verdade, basta ter conhecimento básico e saber costurar em uma máquina de costura.
Diremos como costurar uma saia cigana com as próprias mãos.
A originalidade da saia cigana
Características de corte, comprimento
Referência. O corte mais comum da saia cigana é bem simples, chamado de “duplo sol”.
A peculiaridade desse corte é que se você pegar a saia pelas bordas ao longo das costuras laterais e levantá-la com os braços estendidos, essas bordas se encontrarão acima da sua cabeça, formando um círculo.
O comprimento deste produto costuma ser metade ou um pouco menor, dependendo da finalidade. Deve-se levar em conta que Com esse modelo o consumo de tecido será muito grande, normalmente no mínimo 4 metros.
Detalhes de corte
Tradicionalmente, são feitas duas saias.
- O de cima é feito de um tecido lindo e brilhante. É muito amplo, geralmente sol ou sol duplo.
- O inferior pode ser mais estreito e mais curto que o superior, de preferência da mesma cor. Mas você pode pegar um material mais barato, o forro. O estilo geralmente é semi-sol ou sino.
Existe também uma técnica em camadas, para a qual o comprimento da saia é dividido em 3-4 partes e o número necessário de retângulos é cortado. Sua largura depende do volume desejado.
A saia circular consiste em dois círculos, onde o raio maior é igual ao comprimento do produto com círculos cortados no centrovocê. Seu comprimento é igual à meia circunferência da cintura.
Além disso você precisará tira retangular de tecido - cinto de saia costurado. Se desejado também pode haver babados ou babados, que são cortados separadamente.
Quais tecidos são adequados para costura
A escolha do material da saia para menina ou mulher adulta depende das suas preferências. Mas é preciso levar em conta que o volume da saia será grande, se costurada com tecidos grossos ficará muito pesada.
- Se costurarmos um produto para carnaval ou bailec, você deve escolher telas leves, fluidas e brilhantes. Por exemplo: cetim, grampo, rayon, etc.
- Para uso diário você pode escolher os mesmos materiais. Vale atentar para os tecidos lisos naturais e menos escorregadios, como cambraia, linho, jeans.
IMPORTANTE! Se você usar tecido estampado ou xadrez, precisará adicionar mais 20 a 30 centímetros para ajustar o padrão nas costuras.
O que você precisa para costurar
Materiais e ferramentas
- Tesoura.
- Papel padrão.
- Fita métrica
- Duplerin tricotado (ou opção econômica: tecido não tecido).
- Tópicos.
- Tecido básico.
- Lápis.
- Para o cinto: elástico ou zíper oculto, botão.
- Para decoração, se desejar: fitas de cetim, tecido para babados, fita viés, tecido para saia de baixo.
Quais medidas são necessárias para criar um padrão?
Para fazer medições, você deve marcar claramente sua cintura. Isso pode ser feito amarrando-o com uma fita, de preferência com um elástico estreito. Não aperte muito e coloque-o na área mais estreita paralela ao chão.
Após tirar a medida da cintura (F), meça o comprimento a partir desta linha ao longo das costas. O comprimento do produto pode ser qualquer um a seu critério. Mas geralmente as saias ciganas costumam ser feitas até o chão ou até o tornozelo.
Cálculo de materiais
Para calcular o material, você precisa conhecer todas as medidas e a fórmula de cálculo do raio de um pequeno círculo (linha da cintura): R1=(De/2)/(2*π), onde π é uma constante igual a 3,14 .
Para dobrar o sol você precisa de dois comprimentos mais dois raios pequenos e 4–5 centímetros adicionais para tolerâncias. Isso é para metade da saia, ou seja, o resultado precisa ser multiplicado por mais dois.
Comprimento do babado ou fita viés para a parte inferior é calculado pela fórmula: L=2πR, onde L é a circunferência, R é o comprimento da saia.
Por exemplo, se From=60 cm e Di=75s m, então R1=(From/2)/(2*π)=(60/2)/(2*3,14)=30/6,28=4, 7 cm
2*75+2*5+5=165 cm/metade.
2*165=330 cm de tecido são necessários para o sol duplo.
IMPORTANTE! Antes do corte, o tecido deve passar por OMC (tratamento térmico úmido) para que encolha e a saia acabada não fique pequena após a primeira lavagem.
Se você não tiver um bom vaporizador, não custa nada lavar o tecido antes de cortar.
Como fazer um molde de saia cigana
Para maior clareza, vamos tomar as mesmas medidas do cálculo do tecido:
- De=60cm;
- Di=75 cm.
Vamos calcular o raio do recorte ao longo da cintura da metade do sol duplo:
R1=(De/2)/(2*π)=(60/2)/(2*3,14)=30/6,28=4,7 cm
O cálculo para um raio maior é assim:
R2=Di+R1=75+4,7=79,7 cm, este valor pode ser arredondado para 80 cm.
Desenhamos uma linha reta vertical no papel, marcamos nela o ponto A, a partir do qual traçamos um semicírculo com raio R1 = 4,7 cm. Essa será a cintura da saia. Do ponto A marcamos também 80 cm com a maior frequência possível e desenhamos um segundo semicírculo, este é o fundo. O padrão está pronto.
Como costurar sua própria saia cigana
- Dobre o tecido ao meio e prenda o padrão resultante. A vertical com o ponto A vai para a dobra. Contornamos com giz levando em consideração as tolerâncias e recortamos duas dessas partes. São feitas tolerâncias nas costuras laterais não superiores a 1 cm, na parte inferior 1,5–2 cm.Se processarmos com encadernação, não será necessária margem. Se houver folho na parte inferior do produto, deve-se subtrair sua largura do comprimento da saia e fazer um aumento para costura.
- Fazemos um cinto de produto. Para fazer isso, você precisa cortar um retângulo cujo comprimento seja igual a De + o aumento da liberdade de ajuste (aproximadamente 0,5–0,7 cm). Além disso, não se esqueça dos subsídios. Colamos o cinto com dublinina ou tecido não tecido e passamos ao meio.
- Cortamos os círculos resultantes ao longo do fio de grão de um lado, estas serão as costuras laterais. Coloque as costuras laterais das duas peças voltadas para dentro e costure-as na máquina de costura. Você pode finalizar as bordas com overlocker, ponto zigue-zague ou fita viés. Em tecidos muito finos, como o chiffon, é melhor trabalhar as costuras laterais para frente e para trás. Neste caso, dobre as costuras laterais do avesso e costure 0,5 cm, passe a ferro a costura, vire do avesso e costure 0,5–0,7 cm, passe as costuras atrás.No canto superior esquerdo deixamos um pequeno espaço sem costura para o zíper. Geralmente usam um oculto, que ficará coberto pelas dobras da saia e não será notado.
- Costure o cinto na linha da cintura e costure um zíper. Pode ser costurado na parte superior do produto ou na cintura. No segundo caso, costuramos primeiro o zíper e depois o cinto. Ao mesmo tempo, não se esqueça de deixar uma margem para o botão.
- É melhor fazer o encaixe do fundo desse produto em um manequim ou na pessoa para quem estamos costurando. Medindo uma distância igual do chão, deixe marcas com giz. Em tecidos de cores claras, as marcas podem ser feitas com alfinetes. Cortamos o excesso de tecido e depois processamos o fundo.
IMPORTANTE! Uma saia cortada pelo método meio-sol, sol, sol duplo, etc. deve ser pendurada em um cabide ou manequim por pelo menos um dia.
Então o tecido em locais ao longo do viés esticará ao máximo e a parte inferior do produto após a instalação ficará uniforme. Se não tiver tempo para isso, você pode dobrar o fundo ao longo da parte oblíqua (cerca de 1 cm mais curta).
Processamento inferior
Você pode processar o fundo de três maneiras principais.
- Costura de Moscou. Complexo, mas quando bem feito dá um visual mais caprichado, indicado para tecidos finos.
- Fita polarizada. Bom para tecidos mais grossos. Se o produto for feito para bailes ou carnavais, pode ser tratado com acabamento em cores contrastantes para dar um aspecto mais estético.
- A maneira mais fácil e rápida é nublar a borda, faça uma bainha na largura do ponto overloque e pesponto em 0,1 cm.
Depois de processar o fundo, passamos bem e vaporizamos todas as costuras e a própria saia.
Dicas úteis
- O cinto pode ser feito com elástico, mas neste caso deve ser justo para que a saia não escorregue e fique bem presa na cintura.
- Se o comprimento da saia for superior a 70 cm, não caberá no comprimento de um tecido padrão de 150 cm de largura.Nesse caso corte as metades do círculo.
- Se você é iniciante, é melhor varrer os detalhes primeiropara que o material não escorregue durante a costura e não haja ajustes desnecessários. E então costure à máquina e remova a costura manual.
- A saia pode ser decorada com rendas, babados, fita viés ou bordada com miçangas e miçangas. As cores devem ser selecionadas de acordo com sua finalidade.
- Antes de prender o cinto, é necessário verificar a circunferência da cintura com uma fita métrica. Se for maior que o cinto, será necessário passar o tecido. Para evitar esticar, você pode colar a costura superior com uma tira fina de dublerina (aproximadamente 0,5–0,7 cm). Nesse caso, você precisa garantir que não haja ajustes ou alongamentos desnecessários.
- Se você deseja obter uma peteca franzida, seu comprimento deve ser maior que o comprimento da parte inferior. Quanto mais depende do volume de construção que você deseja. Para uma montagem uniforme na parte superior da peça, colocamos 2-3 pontos auxiliares à máquina com 0,5 cm de largura a uma distância de 0,5 cm um do outro. Após costurar, retire as linhas.
- A encadernação deve ser escolhida de acordo com o material de base. Se a base for de cetim ou seda, o acabamento deverá ser de cetim. Se o tecido da saia for básico ou jeans, o acabamento deverá ser de algodão. A melhor opção seria cortá-la você mesmo do mesmo material da própria saia.
Sua saia cigana está pronta! Entre no personagem e não se esqueça de tirar uma foto!