Costure saias com cauda nas costas com as próprias mãos: padrão, diagramas e descrição

 

826050970_w700_h500_asimmetrichnaya-atlasnaya-yubka

Creativecommons.org

A saia com cauda tem muitos nomes, sendo o mais comum “saia sereia”. Neste artigo vamos te contar como costurar uma saia com cauda nas costas e de onde veio essa moda inusitada. No final do material você encontrará recomendações para a escolha do tecido para este tipo de saia, um padrão exato, além de um diagrama visual de costura de uma saia com cauda nas costas.

A história da saia com cauda nas costas

Apesar do visual original e da pretensão de originalidade, as saias com cauda nas costas têm uma longa história. O protótipo do modelo de saia com cauda nas costas era a saia da época Rococó, criada especialmente para vestidos estilo polonesa. A parte de trás da saia das fashionistas do século XVIII era significativamente mais longa que a frente e era adicionalmente drapeada, criando volume adicional. A moda das saias polonesa já passou, para voltar em sua nova encarnação, uma saia com anquinha e cauda, ​​confeccionada na década de 70 do século XIX na França. Foi nesse período que a silhueta em forma de S entrou na moda.O criador desta tendência de moda foi o estilista e fundador da grife de mesmo nome, Charles Frederick Worth, que, segundo a lenda, surgiu com essa silhueta enquanto observava uma empregada que, varrendo o chão, ela puxou parte de sua saia volumosa para trás. Os parisienses procuravam enfatizar suas formas e a transição contrastante entre cintura de vespa e quadris curvilíneos, mas como as francesas sofisticadas em sua maioria não tinham formas volumosas, para acompanhar as tendências da moda, tiveram que colocar almofadas (anquinhas) sob a parte superior das costas da saia e alongar ainda mais a parte de trás da saia para criar volume maior. Para maior efeito, a cintura já fina foi apertada com espartilhos justos. No final do século XIX, a parte de trás das saias alongou-se e muitas costureiras começaram a acrescentar rendas. A moda das saias com anquinhas sobreviveu até o início do século XX, transformando-se na moda das chamadas “peles-peles” (nome da saia, derivado da onomatopeia, que transmite o farfalhar da seda cara) e “sereia saias”, outra subespécie de saias com “caudas”.

No início do século XX, o estilo das saias com cauda nas costas conquistou Hollywood, a capital americana da moda, que naquela época já havia tirado esse título de Paris. Devido à difícil situação política na Rússia, esta tendência surgirá com um atraso de quase 60 anos, apenas na década de 1980. Mas na Europa, a moda avançava a passos largos e as mulheres, ganhando cada vez mais direitos e liberdades, pediam às costureiras que encurtassem as saias. Durante a rebelião da década de 1930, as bainhas das saias em cascata tornaram-se ainda mais curtas e começaram a se assemelhar às tainhas modernas. Esse corte deu mais liberdade de movimentos e permitiu que as mulheres dançassem o elegante Charleston a noite toda.

Moda de saias com cauda nas costas hoje

965101724_w640_h640_fatinovaya-yubka

Creativecommons.org

Em linhas gerais, as tendências de saias com cauda nas costas coincidemYut com uma tendência pulsante para uma silhueta em forma de S. Assim que esse formato aparece nas capas das revistas de moda e nas figuras dos criadores de tendências, as fashionistas tiram com segurança do armário as saias com cauda na parte de trás. O estilo desses produtos, apesar do aspecto formal, é universal: uma saia com cauda nas costas é adequada para o dia a dia e para uma saída à noite. Ternos de escritório com saias midi com cauda nas costas enfatizam a boa figura da dona do conjunto, e a cor neutra certa permite não ir além do código de vestimenta mais rígido. Com um vestido com saia longa com cauda nas costas, você pode ir com segurança a um evento social ou ao altar. De estação para estação, apenas muda a nitidez da diferença entre os comprimentos da frente e de trás dessas saias e as cores da moda das saias: ora é uma saia sereia clássica, ora uma saia com ligeira extensão nas costas e peplum, ora uma saia tainha plissada, agora uma saia tainha chocante. Os nomes são diferentes, mas todos podem ser formalmente classificados como diferentes subtipos de “saias com cauda nas costas”. Outra vantagem da saia com cauda nas costas é que esse estilo combina com mulheres com corpos curvilíneos, bem como com meninas baixas. Tal como acontece com muitos estilos versáteis e atemporais, uma saia traseira tem um toque diferente dependendo da qualidade do tecido e de sua densidade. Tradicionalmente, tecidos mais grossos em tons escuros e suaves são mais adequados para reuniões formais e são populares entre mulheres maduras, enquanto materiais de tule mais claros são mais adequados para meninas que vão a eventos informais.

O que você precisa para costurar saias com cauda nas costas

Nesta fase, a questão chave é a escolha do tecido para a saia.As cores universais são suaves e escuras, mas se o produto for costurado para um evento ou imagem específica, você pode se afastar do cânone e se permitir chocar o público com uma escolha de cores no espírito de Balmain ou Alexander McQueen.

  • Um pedaço de tecido. Se você não tem muita experiência em alfaiataria, é melhor abandonar a ideia Comcosture uma “cauda” com outro tipo de tecido e dê preferência à versão lisa. Isso reduzirá o tempo de corte e costura do produto.
  • Materiais de costura (agulhas, alfinetes, linhas, giz para marcações, tesouras, fita métrica etc.).
  • Padrão. Antes de começar a trabalhar, é melhor dedicar tempo suficiente para ajustar o padrão aos seus parâmetros ou aos parâmetros do modelo.
  • Ter uma máquina de costura é opcional, mas usá-la irá agilizar significativamente o seu trabalho e melhorar sua qualidade.

Assistente passo a passoaula sobre como costurar uma saia com cauda

Primeiro você deve recriar o padrão, focando na amostra apresentada. Para isso, é necessário tirar medidas da cintura, do quadril e também estimar no modelo qual deve ser o comprimento da frente e das costas. Dependendo da elasticidade do materialA você pode adicionar 2 a 3 centímetros à cintura ou focar estritamente nos parâmetros da futura dona da saia.

  1. Dobre o tecido ao meio. Preste atenção na posição do tópico compartilhado.
  2. Usando alfinetes, prenda o padrão recém-construído na dobra do tecido.
  3. Marque o contorno da futura saia.
  4. Afaste-se 1-2 cm das bordas e repita o contorno. Esta reserva será necessária para processar as costuras.
  5. Recorte a amostra com base no recuo indicado anteriormente.
  6. Costure a saia com um ponto justo e experimente na modelo.
  7. Se necessário, você pode ajustar o comprimento e a largura do produto.
  8. Finalize a borda inferior da saia e conecte os dois lados da peça.
Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano