Costure uma saia com cauda com as próprias mãos: padrão, diagramas e descrição

24893934

Creativecommons.org

A saia com cauda é uma das opções universais que cabe em quase qualquer figura. Dependendo do comprimento e da textura do tecido, uma saia com cauda pode ser uma opção para o dia a dia ou para a noite. Uma vantagem adicional é que esse corte é adequado para mulheres de qualquer idade. Neste material você aprenderá de onde vieram os rabos no guarda-roupa feminino e como as artesãs novatas podem costurar uma saia com rabo com as próprias mãos. Como sempre, no final do artigo você encontrará um molde, além de um master class passo a passo detalhado sobre como costurar uma saia com cauda e fotos de opções prontas para se inspirar.

O que são casacos?

Coattails são dobras arredondadas que se formam em saias e jaquetas (parte inferior das costas) sob o peso do próprio tecido. As dobras diferem das dobras comuns em sua suavidade de formato e natureza artificial - as costureiras formam deliberadamente dobras em forma de cone ao costurar o produto. O exemplo mais comum de saia com cauda é uma saia circular ou saia larga.

Quando os casacos apareceram nas saias?

Coattails provavelmente apareceu imediatamente depois que as pessoas aprenderam a cortar coisas complexas que consistiam em mais de uma peça. As lindas pregas ajudaram a adicionar volume onde era necessário e proporcionaram uma bela transição contrastante entre a cintura e os quadris. Além disso, uma saia com cauda acrescenta visualmente altura à modelo e a deixa mais magra. Esse efeito é especialmente visível na combinação de saia com cauda e gola alta justa. A propósito, a própria palavra “coattail” é de origem alemã; traduzida como “die Falte” significa “dobrar, montar”.

Moda para saias com cauda

A saia com cauda é uma opção universal adequada para uma menina ou uma mulher madura, independentemente do tipo de corpo. Esta opção também é conveniente porque uma saia com cauda será adequada para qualquer evento: opções mais curtas são adequadas para escola, universidade ou um passeio com amigos, saias com cauda média serão apropriadas no escritório ou em uma reunião de negócios, e longas saias com cauda são adequadas para eventos noturnos. O formato democrático com decoração minimalista chama a atenção do espectador para o tecido em si e para o capricho do corte.

O que você precisa para costurar uma saia com cauda

  • Um pedaço de tecido. Se você é costureira iniciante, o melhor é abandonar os caprichosos tecidos de cetim ou seda e dar preferência aos materiais lisos foscos de densidade média.
  • Um padrão construído de acordo com os parâmetros do modelo com base no comprimento desejado. Um exemplo é fornecido no final deste artigo. É melhor calcular o padrão antecipadamente usando um programa especial ou você mesmo e imprimir os espaços em branco resultantes.
  • Materiais de costura para corte (linhas, agulhas, tesouras, giz para transferência de moldes, alfinetes, etc.).

Aula mestre passo a passo sobre como costurar uma saia com cauda

tmp2EE-88

Como exemplo, este artigo traz um molde básico que pode ser alterado dependendo da vontade da costureira e da modelo.

  1. Ajuste o molde da saia básica com cauda e imprima.
  2. Divida o padrão em várias partes, indicando a uniformidade das dobras. Lembre-se, quanto mais peças, mais uniformes serão as dobras. Desenhe cada dobra, prestando atenção em cada dardo.
  3. Corte o padrão ao longo das linhas marcadas, incluindo os dardos marcados. Prenda o padrão no papel com alfinetes e ajuste a largura das caudas, colocando os dardos divididos. Se você quiser um casaco de pequeno volume, a largura entre as partes deve ser de 3 a 6 cm, se você quiser um tamanho médio - 10 a 14 cm, não é recomendado fazer um casaco grande com mais de 20 cm.
  4. Anexe o padrão ao tecido, guiado pela posição do fio da fibra. Observe que o fio granulado neste modelo deve estar localizado em um ângulo de 45 graus em relação à linha média do padrão.
  5. Trace o padrão resultante e marque recortes de 1,5-2 cm no tecido.
  6. Recorte as peças resultantes.
  7. Costure com ponto justo e experimente a saia com cauda resultante na modelo.
  8. Ajuste o padrão, se necessário.
  9. Termine de costurar os fragmentos.
  10. Finalize as bordas da saia.
  11. Passe o item.
Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano