Este tipo de roupa há muito é considerado masculino e feminino. Com o passar dos anos, as saias tornaram-se mais complexas e elegantes, e o sexo frágil praticamente conquistou dos homens o direito de usá-las. O mundo moderno é mais baseado em conveniência e praticidade. E embora as mulheres usem principalmente calças, a saia continua sendo o item mais feminino e emocionante no guarda-roupa de qualquer representante do sexo frágil.
A história das saias
Há muitos milhares de anos, o homem antigo fez as primeiras roupas com ervas e peles de animais selvagens. Era uma necessidade cruel; era necessário proteger o corpo da chuva e do frio. Ao mesmo tempo, surgiram as primeiras tangas - antecessoras distantes das saias modernas. Com a invenção do tecido, o processo de vestir foi simplificado. Você poderia simplesmente enrolar um pedaço de tecido em volta de você, prendê-lo e a roupa estaria pronta. Até o século X, as roupas masculinas e femininas pouco diferiam e, a partir do século seguinte, a metade forte da humanidade começou a perder terreno gradativamente em relação às saias.
Tipos de saias nos tempos antigos
Os antigos egípcios usavam skhenti - uma tira de tecido enrolada nos quadris e presa com um cordão. Os assírios já têm camisas longas e simples - kandi, mas tanto ricos quanto pobres também poderiam anexar um pedaço de tecido por cima, como uma saia. Os gregos tinham um himation. A figura estava coberta com um pedaço de tecido e uma das pontas descia do ombro até o peito. Chinês antigo Eles não usavam apenas mantos, as roupas femininas consistiam em uma jaqueta e uma saia longa, semelhantes às europeias. Esse traje foi chamado ishan.
Ao longo dos séculos seguintes, o formato e o comprimento da saia sofreram mudanças incríveis. As fashionistas usavam longas caudas que acompanhavam suas belezas com caudas coloridas. No século 16, os modelos com moldura entraram na moda. É verdade que esta estrutura era tão larga que a senhora só conseguia passar pela porta de lado. Nos séculos seguintes, houve uma nítida diminuição do volume, passando a ser utilizado linho em vez de moldura. crinolinas. As roupas deixaram de ser pesadas e deram às mulheres a oportunidade de se sentirem mais leves e confiantes. O final do século XIX trouxe a moda para urgência - uma espécie de almofada que era amarrada abaixo da cintura nas costas, de modo que a figura feminina começava a parecer um pato.
O século XX quebrou todos os cânones e fundamentos. As saias ficaram mais curtas, podiam ser usadas sem anáguas e, em meados do século, as minis fizeram uma marcha vitoriosa pelo mundo. Nas últimas décadas, a moda mudou com muita frequência. Novas tendências são introduzidas por designers famosos, artistas e cantores populares e até tendências musicais. Então, Christian Dior criou uma elegante saia lápis, enfatizando perfeitamente a figura. A o rock and roll introduziu um modelo amplo e arejado, por baixo do qual apareciam roupas íntimas brancas.
Tipos de saias e seus nomes
Mesmo de improviso, qualquer fashionista pode citar uma dezena de modelos diferentes de saias. Mini e midi, estreito e largo, simples e com corte complexo - a gama é enorme. O principal é encontrar o seu entre uma seleção tão grande, enfatizando com sucesso as vantagens da figura e mascarando suas imperfeições.
Tipos de saias por corte e silhueta
Para entender a complexidade de todos os tipos, silhuetas, cortes e estilos, você terá que recorrer a um curso escolar de geometria. Uma silhueta é uma imagem de contorno de um objeto. Este item será uma saia. Vamos olhar de todos os lados e destacar as seguintes silhuetas:
- Direto. A largura desses modelos nos quadris e na parte inferior é quase a mesma. Este é um estilo padrão, anteriormente usado com frequência para costurar vários uniformes.
- Cônico. Conseqüentemente, a parte superior e inferior do produto diferem em largura. Existem duas opções aqui. Estreitado para baixo como um modelo a lápis e alargado como sinalizadores, sol, godet e outros.
Do ponto de vista da geometria, o corte é a parte do corpo para a qual a roupa é feita, disposta ou desdobrada na superfície. Para fazer isso, são feitas medições e padrões ou padrões são feitos. É o corte que permite criar o modelo ideal para uma figura específica. O que será: uma tulipa, uma multi-lâmina, um sino ou qualquer outra coisa depende da preferência, formato do corpo, moda e outros fatores. De acordo com o tipo de corte, distinguem-se as saias com babados, plissadas ou franzidas, sol ou meio sol, ano, com envoltório e fechos, com drapeado e assimétricas, com rebaixos, com cintura baixa ou alta e muitas outras.
Tipos de saias por comprimento
As mulheres modernas têm uma sorte incrível.A exigência de usar roupas de determinado comprimento há muito perdeu relevância e ninguém é mais condenado por um pedaço de perna aparecendo por baixo da bainha. Uma saia bem escolhida pode deixar suas pernas visualmente mais longas. Basta lembrar que a borda inferior parece cortá-los horizontalmente. Se esta linha estiver no ponto mais largo, as pernas parecerão mais cheias; no ponto mais estreito, as pernas parecerão mais longas e mais finas.
O comprimento poderia ser assim:
- Máximo. O produto é costurado no tornozelo ou no chão. Este comprimento universal combina com qualquer mulher de qualquer constituição, esconde o que é desnecessário e enfatiza o que é necessário. Hoje, essa roupa pode ser usada não apenas em um evento especial, casamento ou restaurante. Num dia simples de verão, seria adequado usar uma blusa de algodão e uma saia longa de tecido esvoaçante.
- Midi. Esse é o nome do comprimento do produto, oscilando entre “um pouco abaixo do joelho” e “acima do tornozelo”. Acredita-se que o midi combina apenas com mulheres altas e esbeltas. Mas experimentando o comprimento e o estilo, você pode encontrar a opção perfeita para quase qualquer figura. Por exemplo, uma silhueta em corte A e um modelo com pregas e franzidos na cintura também ficam bem em um midi.
- Até os joelhos. Esse comprimento também é chamado de clássico ou francês. É uma opção decente, embora um pouco conservadora, de terno que pode ser usado em qualquer circunstância. Adequado para mulheres de diferentes idades e com diferentes tipos de corpo, tem um aspecto elegante e nobre.
- Mini. Uma tendência incrivelmente feminina e atual das últimas décadas, que valoriza a atratividade e a sexualidade feminina. O comprimento desses produtos é uma palma acima do joelho. Os modelos ficam bem em garotas esbeltas com pernas lindas.Entre os estilos da moda estão saias com envolventes e fendas, retas e plissadas, lisas e com estampas.
- Micro. O modelo mais curto, em alguns casos não cobrindo as nádegas. Roupas desse comprimento parecem provocantes e reveladoras. E, portanto, apenas as garotas mais corajosas e desesperadas, com belas figuras e sem quaisquer falhas, podem pagar por isso. Geralmente escolhido para férias de verão, esportes e algumas ocasiões especiais.
Escolhemos o comprimento com base nas características da nossa figura.
Tipos de saias por estilo
Os designers de moda destacam várias dezenas de estilos de saias atuais. Todo ano traz novos, e alguns vão embora, apenas para aparecer novamente em desfiles de moda em 10 a 20 anos. Vamos destacar os relevantes.
Lápis. Modelo estreito que se ajusta bem aos quadris. O comprimento do produto varia de midi a mini. Para facilitar o movimento, pode ter uma fenda ou corte.
Tulipa. Seu formato lembra o copo de uma flor, por isso recebeu esse nome. Possui pregas na cintura e é um pouco estreitado na parte inferior. Alguns modelos têm um aroma de botão.
Barril (cilindro). O modelo tem volume extra no meio, que é retirado na cintura e na parte inferior, fazendo com que pareça um produto de tanoeiro de madeira.
Sino. Neste modelo, que lembra o formato de um sino da floresta, a cintura estreita se expande para baixo, o comprimento varia do meio do joelho e um pouco acima.
Sol. O nome vem do corte do produto. A saia é feita em forma de círculo, no centro do qual existe uma abertura para a cintura.
Lâmina. O modelo é baseado em várias cunhas costuradas entre si. Seu número depende do desejo e da imaginação: quatro, seis, oito, dezesseis. Como opção - uma saia de ano, cujas cunhas se alargam para baixo.
Na dobra. Ao cortar tal produto, dobras, grandes ou pequenas, são colocadas na cintura. Podem ser unilaterais ou em contra-forma, em arco, em leque, idênticos ou assimétricos.
Plissado e ondulado. Trata-se de uma saia com dobras estreitas que aparecem como resultado do tratamento com uma solução química especial.
Multicamadas. Em tal trabalho de design pensado existem várias camadas, que aumentam em largura com comprimento. É costurado com tiras retangulares de tecido.
Sarongue. O modelo lembra um lenço enrolado na cintura, seguindo o exemplo do vestuário nacional de moradores de países quentes.
Pacote. Uma opção bem feminina que veio dos palcos para as ruas da cidade. Feito de várias camadas de tecido leve e transparente.
Tipos de saias por elementos adicionais
O modelo reto usual é um tanto enfadonho, pensaram os designers. E agora as saias estão decoradas com diversos elementos decorativos.
Bolsos usado para corrigir a figura ou criar uma imagem original. Eles permitem adicionar volume ao produto na parte inferior ou, ao contrário, estreitar visualmente os quadris. Dependendo do corte, os bolsos podem ser internos ou de remendo. Podem ser incluídos na costura lateral, canga, relevo. Muitas vezes os bolsos desempenham um papel decorativo, mas ao mesmo tempo, se necessário, você pode colocar algo lá.
Basco veio da moda masculina, onde enfeitava os coletes do sexo forte. Ajuda a alongar visualmente a figura e a estreitar a cintura. O peplum é costurado na parte superior da saia na cintura. Este elemento decorativo combina tanto com um código de vestimenta rígido de escritório quanto com roupas de noite.
Cortes apareceu junto com saias justas. Era difícil mover-se nesses modelos; as mulheres eram forçadas a andar com passos pequenos.Não se falava em subir os degraus. As fendas ajudaram as mulheres a se libertarem das amarras dos designs rígidos, agregando leveza e sexualidade à imagem.
Botões foram costurados na saia para diversos fins. São necessários para a opção com cheiro, mas também podem ter um aspecto puramente decorativo. Os botões estão localizados no cós, nos bolsos, na carcela frontal e ao longo da fenda. Uma saia jeans com botões no centro já é considerada um clássico.
Tipos de saias de acordo com a localização do corte
Em alguns modelos, o corte é simplesmente uma necessidade vital. Porque é impossível andar por aí com a mesma saia lápis justa sem ela. A profundidade do corte é feita de acordo com o seu desejo e finalidade do produto. Por exemplo, em um modelo de escritório padrão é de 5 a 15 cm, e um modelo de concerto pode ser “cortado” quase até a cintura.
Nos últimos anos, os designers de moda têm proporcionado às suas criações cortes variados: modestos, escondidos entre as dobras e incrivelmente profundos, reveladores, originais na forma de franjas e elegantes nas costuras laterais. Existem vários modelos de saias com fenda: envolventes, plissadas, midi, maxi e até mini. Basta lembrar que, em conjunto com esses modelos, você geralmente precisa de sapatos de salto alto.
Os clássicos do gênero são os seguintes tipos de cortes:
- Atrás. Como diziam os fashionistas de antigamente, esse corte poderia significar uma coisa: “siga-me”. E sua profundidade foi feita de acordo com os padrões e comodidade ao caminhar.
- Lado. Um corte muito interessante, muitas vezes realizado no modelo “lápis”. Neste caso, um detalhe picante também é necessário para o movimento normal. Você pode equilibrar o visual com um top conservador.
- Frente. Este modelo parece muito sensual. O principal é não exagerar e manter o decoro.O que parece divertido no tapete vermelho de Cannes parece falso e vulgar na vida real.
Cada mulher escolhe qual corte é preferível para si. Tudo depende do modelo da saia e das pernas. Mas vale lembrar da profundidade do corte: nem sempre mais significa melhor.
Dicas de como escolher o modelo de saia perfeito
Na hora de escolher a saia ideal para você, você deve levar em consideração três parâmetros: altura, volume e tipo de corpo.
Um modelo sentado organicamente pode adicionar visualmente alguns centímetros à altura ou reduzir ligeiramente uma figura excessivamente alta. Por exemplo, estilos justos que chegam ao meio do joelho e um pouco abaixo são adequados para mulheres pequenas, enquanto aqueles que são muito curvilíneos e longos deixarão o visual muito parecido com uma boneca.
Mulheres gordas ou magras são um conceito muito relativo. Portanto, donos de figuras curvilíneas não devem completar e esconder o corpo sob roupas largas. Modelos retos e rígidos de saias que enfatizam lindamente a atratividade das formas são adequados para eles. Mas estilos muito largos tornarão a silhueta mais volumosa. Minis com fundo largo ficam ótimos em representantes magros do sexo frágil. Elementos decorativos: babados, babados - vão dar o volume necessário aos quadris e deixar a imagem mais feminina.
Conhecer o seu tipo de corpo irá ajudá-lo a escolher o modelo certo. Por exemplo, para um tipo de corpo tipo maçã, opções alargadas, modelos de balão e tulipa são adequados. Uma figura de pêra parece natural em uma saia lápis e silhueta em corte A. Essas mesmas opções também são adequadas para corpos de ampulheta. O tipo de corpo “retângulo” fica bem nos modelos trapézio e sol (meio-sol). Com “triângulo invertido”, a opção vencedora é o plissado, tulipa e modelos com barra larga.
A saia é um dos elementos básicos do guarda-roupa feminino.Dá graça e feminilidade à figura. O principal é encontrar a sua opção entre tantas outras.