Saias de vários estilos e comprimentos predominam em grande abundância no guarda-roupa feminino. Entre a variedade, você encontra um produto adequado para qualquer ocasião, roupa e clima. Um dos universais é o modelo de saia lápis. Pode ser utilizado tanto para uma reunião de negócios quanto para visitar uma boate ou festa com amigos. A grande vantagem dessa saia é sua alfaiataria relativamente simples. Com um pouco de esforço, você mesmo pode recortar e costurar uma saia lápis, com base em recomendações e fotos.
Recursos de criação DIY
Costurar seus próprios itens de guarda-roupa tem uma longa lista de vantagens. Os principais incluem a exclusividade dos produtos. É importante que cada menina tenha uma originalidade especial na hora de escolher um conjunto para qualquer ocasião. Portanto, o corte independente é a principal qualidade positiva.
Uma característica fundamental é a criação de produtos de acordo com parâmetros individuais. Apesar da grande variedade de sortimentos apresentados nas lojas especializadas, às vezes é difícil escolher a saia certa. Muitas meninas enfrentam dificuldades na hora de escolher: o produto pode ser muito estreito ou inadequado em comprimento e corte. Habilidades de corte e costura ajudarão você a evitar esse problema.
Praticidade e economia também podem ser atribuídas às características de você mesmo criar uma saia lápis. Com trabalho independente e ações corretas, o produto final será de maior qualidade. Isso prolongará significativamente sua vida útil.
Referência! Os recursos também incluem o desenvolvimento de habilidades criativas e a aquisição de novas experiências.
O que você precisa para trabalhar
A etapa inicial do trabalho é a preparação. Quando totalmente preparado, o processo tecnológico de confecção de uma saia será muito mais rápido.
Materiais e ferramentas:
- tecido para o produto;
- medidor de costura;
- governante;
- papelão ou papel;
- lápis;
- tesoura;
- tópicos correspondentes;
- agulha;
- pedaço de giz;
- pinos de segurança;
- ferro;
- máquina de costura.
Atenção especial deve ser dada à escolha do tecido.
Material adequado:
- Para um estilo clássico, tweed, flanela, algodão, malhas e camurça são adequados. Um produto feito com este material ajudará a complementar um conjunto empresarial rigoroso e também irá aquecê-lo nos dias frios.
- Malhas, linho e algodão são opções adequadas para o dia a dia. Saias lápis feitas de jeans têm sido especialmente populares ultimamente.
- Para os amantes de vestidos de noite sofisticados, cetim, seda, camurça e veludo são adequados. O modelo, adaptado para um look noturno, também pode ser usado para um encontro ou encontro romântico.
Adição! O estilo noturno pode ser complementado com renda, colocando-a em uma determinada área ou em toda a superfície da saia.
Como fazer um molde para uma saia lápis
Depois de preparar os materiais e ferramentas necessários, você pode prosseguir para a etapa principal: preparar o padrão. Primeiro você precisa descobrir os parâmetros necessários e fazer medições. Para fazer isso usamos um medidor de costura.
Fazendo medições:
- O tamanho da cintura é medido no ponto mais fino, pois a saia sempre fica bem ajustada ao corpo. Recomenda-se enrolar bem a fita de costura na região da cintura.
- Ao retirar o volume dos quadris, agarramos a região mais volumosa das nádegas.
- A medição da altura do quadril é feita pelas laterais. Para fazer isso, coloque o medidor de costura na linha da cintura e desenhe-o até a linha do quadril.
- O comprimento do produto significa a versão final da saia acabada. Selecionado de acordo com preferências pessoais.
Registramos os parâmetros obtidos no papel e procedemos à criação de um padrão. Recomenda-se desenhar todos os desenhos no papel e depois transferi-los para o tecido. Isso ajudará a remover quaisquer imprecisões em tempo hábil e a corrigir os resultados.
Importante! Ao escolher um material com enfeite, é necessário construir padrões de acordo com a direção do padrão.
No papel colocamos o primeiro ponto (por exemplo, A). A partir dela traçamos uma linha cujas dimensões correspondem ao comprimento do produto. Pegamos o centímetro extra, que é gasto em costuras. Do ponto superior para o lado direito traçamos uma linha igual a 1/2 da circunferência dos quadris. À figura resultante adicionamos 2 centímetros extras: um é necessário para um ajuste folgado, o segundo é uma margem de costura. Fazemos os lados restantes de maneira semelhante. O retângulo resultante é a base.
Divida a figura resultante ao meio, traçando uma linha ao longo de todo o comprimento do produto. Do ponto superior traçamos a altura dos quadris. Desenhamos uma linha horizontal, que indica a localização da linha do quadril. Uma marca especial deve ser colocada no centro da linha horizontal, o que será útil na confecção de dardos.
Para calcular o tamanho dos dardos, use uma fórmula especial: (volume do quadril - volume da cintura): 2. Deixamos metade da figura resultante para os dardos laterais. O número resultante é separado da linha lateral e conectado à marca na linha do quadril. Com base no número obtido, colocamos o dardo do outro lado. Na linha superior estendemos a tira do dardo 1 centímetro para cima. Do ponto A traçamos uma linha levemente arredondada, conectando-a ao local da marca do dardo. Colocamos marcas do outro lado de maneira semelhante.
A etapa final é a modelagem do padrão, ou seja, a zona de estreitamento da saia. Na linha inferior recuamos 1-2 centímetros do centro em ambos os lados e colocamos marcas. A partir da posição central da linha do quadril, traçamos linhas inclinadas e as conectamos com as marcas marcadas.
Mais uma vez, desenhe cuidadosamente o padrão e transfira-o para o tecido para recortá-lo. Os padrões estão prontos para trabalhos futuros. Este modelo pertence à versão básica e envolve corte contínuo na parte frontal. As costuras estão localizadas nas laterais. Também haverá relâmpagos aqui (se necessário).
Atenção! Não se esqueça de preparar a segunda metade do padrão de acordo com uma descrição semelhante.
Como costurar diferentes modelos de saia lápis com as próprias mãos: instruções passo a passo
Etapas de costura de um modelo clássico:
- Este estilo possui etapas bastante simples.Durante o processo de costura, o risco de possíveis erros é minimizado.
- Primeiro, recorte todos os padrões do tecido. As costuras podem ser ainda mais passadas. Para isso, some o excesso e passe várias vezes sobre a plataforma quente. Durante o processo, é importante observar as condições de temperatura.
- Do lado avesso prendemos ambas as metades com alfinetes de segurança. O produto deve ser alinhavado e só então proceder à costura propriamente dita. Para isso, aplicamos pontos intermediários com fios que combinem com o produto.
- Vamos continuar trabalhando na máquina de costura. Costuramos cuidadosamente as metades. Remova os pontos previamente colocados usando uma faca ou lâmina.
- A etapa final é a cintura e a região inferior. Dobramos a linha superior várias vezes, capturando cerca de 3 centímetros. Pule o ponto ziguezague. Na linha inferior, recomenda-se retirar no máximo dois centímetros. Também costuramos com costura em zigue-zague.
- Esta opção é adequada para uma saia confeccionada em tecidos elásticos e macios. Ao trabalhar com material durável, a lateral deve ser complementada com zíper. Isso o ajudará a remover e colocar facilmente o produto, além de fixá-lo no corpo.
Costurando passo a passo um modelo com fenda frontal:
- As saias com fenda na frente fazem grande sucesso entre as fashionistas, independente do estilo. Os padrões para um produto tipo lápis podem ser modificados construindo um modelo com uma costura na parte frontal. Recortamos os padrões acabados do tecido. Prendemos com alfinetes de segurança pelo avesso e costuramos. Marcamos a posição dos dardos e aplicamos pontos provisórios.
- Vamos passar a trabalhar com a máquina de costura. Marque a área onde o corte começa com giz. Costuramos uma linha na máquina até a marca marcada.Antes de continuar a costura, é recomendável passar a ferro a área cortada. De um lado, o tecido pode ser dobrado um pouco menos, então uma metade ficará levemente sobreposta à outra. Depois você pode começar a costurar. Na máquina configuramos o intervalo mínimo de pontos para que a costura não se destaque no produto.
- Para evitar que as costuras se desfaçam, será necessário instalar um reforço. A partir do material residual da saia preparamos uma tira com cerca de 4 centímetros de largura. Dobre várias vezes e costure. Delineamos a localização do amplificador: o ponto final da costura. Costure ao longo das linhas e corte o resto.
Conselho! Essa saia pode ser decorada com uma fileira de botões, posicionando-a ao longo da costura até a fenda.
Instruções para costurar um modelo de cintura alta:
- Produtos de arranha-céus são merecidamente um grande sucesso. Ajudam a corrigir imperfeições no abdômen e na cintura, tornando a figura mais esbelta e refinada. É muito fácil preparar um padrão para essa saia. Ao trabalhar com desenhos, a região da cintura precisa ser estendida alguns centímetros para cima. Em seguida, transferimos os padrões para o material e os recortamos.
- Prendemos as duas metades uma à outra usando alfinetes de segurança. Aplicamos pontos provisórios e marcamos a posição dos dardos. Costuramos em uma máquina de costura e removemos os fios temporários. Processamos a parte inferior e a cintura com ponto zigue-zague. A saia lápis de cintura alta está pronta.
Dicas para iniciantes
Algumas recomendações adicionais ajudarão você a criar um estilo popular:
- Ao escolher uma textura, evite materiais a granel (por exemplo, chiffon). Esses tecidos não mantêm sua forma e são adequados para criar produtos fluidos. Além disso, a saia exigirá forro adicional.
- Como decoração adicional, você pode decorar o cinto com um babado exuberante. Deve ser lembrado que tal acessório é adequado para proprietários de uma figura esbelta e em forma.
- Antes de costurar, experimente uma versão grosseira do produto (após aplicar pontos provisórios). Isso ajudará a eliminar possíveis erros e a levar em consideração todas as deficiências.
- Ao aplicar pontos em uma máquina de costura, não estique o tecido. Bastará movê-lo ligeiramente sob o pé.
- Um reforço na base do corte é imprescindível. Durante a caminhada, o material fica sujeito a grandes impactos, o que causa tensões nas costuras. Uma linha pode quebrar no momento mais inoportuno. Um amplificador ajudará a evitar isso.
- O comprimento do corte também é importante. Recomenda-se deixar no máximo 10-15 centímetros, dependendo do comprimento final da saia. Isso ajudará a evitar um visual vulgar e provocativo.
Uma saia estilosa e elegante pode transformar qualquer combinação. Entre a variedade de estilos, destaca-se a saia lápis - uma opção universal e sempre atual. Ela é capaz de complementar qualquer look, destacar sua amante, enfatizando favoravelmente sua figura. Com um mínimo de esforço, você mesmo pode costurar esse produto. A tarefa é fácil para uma garota que não possui habilidades especiais.