Agora a saia larga voltou às passarelas da moda mundial. Você quer ter uma coisa dessas no seu guarda-roupa? Com um mínimo de conhecimento na arte da costura, você pode fazer ao seu gosto. Meninas, meninas, mulheres - vai agradar a todos e adicionar entusiasmo à imagem. Se você decidir dar esse passo, nós o ajudaremos a criar esse item de guarda-roupa.
Fase preparatória
Importante: Antes de começar a trabalhar, decida a escolha do tecido, estilo e comprimento. A saia larga tem vários tipos. Essa é uma saia larga, meio sol e sol. O comprimento pode ser maxi, mini, midi.
Na hora de escolher um tecido com enfeite ou estampa, é necessário levar em consideração o correto alinhamento nas costuras laterais. Se você não tiver certeza de suas habilidades, compre um tecido liso. Ao planejar usar saia no verão, compre um material fino, pois vai dar leveza a ela. Os tipos leves incluem seda, cetim, algodão natural e tecidos de linho.Para a estação fria, é melhor escolher algo mais grosso - veludo misturado com lã, tweed.
Então, devemos nos preparar:
- Um pedaço de tecido igual a dois comprimentos do produto planejado. Adicione 20 centímetros à bainha e corte o cós.
- Giz de alfaiate.
- Tesoura.
- Governante.
- Máquina de costura.
- Linha e agulha.
- Se houver forro, então forro de tecido.
- Alfinetes.
- Ferro.
- Zíper ou elástico largo.
Construção passo a passo de um padrão de saia larga
Mostraremos como costurar uma saia de sol. Ele se tornará um item de guarda-roupa elegante para meninas, meninas e mulheres com corpo esguio. Mesmo que você não tenha experiência na criação de um padrão, não será difícil projetá-lo sozinho. Já que você só precisa de duas medidas. Esta é a circunferência da cintura e o comprimento do produto.
Se você tem medo de estragar o tecido, você pode primeiro desenhar o padrão no papel. As medições são indicadas pelos seguintes símbolos:
- eu – circunferência da cintura (WA), digamos 70 centímetros.
- R1 - circunferência da cintura. Para cálculo, é considerado OT/6.28. Obtemos um número de 11,15 cm, que é o raio do círculo interno.
- R2 – raio do produto. Ao comprimento da saia (digamos que seja 40 cm) adicione 11,15. Obtemos o número 51,15 cm.
A seguir, siga as instruções fornecidas para criar o padrão.
- Disponha o tecido sobre a mesa em uma camada. Use uma fita métrica para encontrar o centro.
- Coloque a mão com a ponta da fita métrica no ponto marcado. Segundo, segurando o giz na marca de 11,15 cm, desenhe um círculo. Esta é a abertura para a cintura. Se você pretende costurar uma fechadura, ela deve ser 1 centímetro maior, pois será necessário fazer uma costura. Você pode fazer a nossa coisa com um elástico - é mais fácil. Então você também terá que adicionar volume à cintura para criar uma passagem livre na região do quadril.Aprofunde um pouco para franzir levemente no cós para um caimento mais bonito e natural. Não se esqueça da margem da bainha para a parte inferior. Não deve ter mais de um centímetro e meio e ser dobrado em uma dobra.
- Marcamos o círculo grande da mesma forma, traçando uma linha de 51,15 cm de altura a partir do centro.
- Nosso padrão está pronto.
Referência: Antes de cortar, certifique-se de que o tecido não esteja deformado. Pegue um pequeno pedaço de papel e molhe-o. Se a forma mudar ou encolher, toda a aba deverá ser lavada. Cozinhe bem e mãos à obra.
Padrão de vestido justo com saia larga
Esse tipo de vestido pode ter aberturas na cintura, no peito, acima da cintura, nos quadris. A cintura larga confere à dona deste corte um look romântico e lúdico. Ele vai esconder as falhas de figura das meninas com quadris estreitos, mas deve ser usado com cautela por aquelas que são baixas e curvilíneas.
Atenção: você pode adicionar um cinto estreito ou largo no vestido para acentuar ainda mais a cintura. Uma clutch desta cor será o complemento perfeito para o seu look.
Processo de corte
Todos os vestidos, cortados na cintura e ajustados em silhueta justa, têm uma parte superior clássica. A variabilidade da cava, decote e mudanças na parte inferior. Veremos um modelo regular sem mangas com decote oval. O padrão em si está aqui em tamanho real, basta trocar a saia reta por uma larga.
Atenção: o molde é feito sem margem de costura. Costuras laterais, ombros e dardos são acolchoados em 1 centímetro em todos os lugares. Adicionaremos 1,5 centímetros à costura do meio nas costas, pois o zíper será costurado nela.
Recortamos as guarnições do decote e cavas com 2,5 centímetros de largura, acrescentando 6 milímetros na junção com o vestido.Usando doublerin nós os fortalecemos, evitando estiramentos e deslocamentos.
Como costurar uma saia larga com as próprias mãos
Agora propomos costurar uma saia larga de acordo com o padrão que criamos.
- Para as artesãs iniciantes, claro, é mais fácil fazer a parte superior da saia com elástico. Neste caso, ao usar o exemplo de corte acima, não precisaremos de costura lateral ou traseira. A saia é perfeita, o que reduz significativamente o tempo de costura e processamento.
- O cinto é recortado na fibra, seu comprimento é igual ao volume dos quadris e sua largura é de 11 centímetros.
- Dobre ao meio com o avesso e passe a ferro.
- Com ponto de alinhavo ou com máquina, recolhemos a parte de cima da saia e prendemos o cinto nela.
- Colocamos o elástico no orifício do cinto, deve ficar na altura da cintura. Estabelecemos uma linha, conectando-a.
- Costuramos as pontas do cinto com uma costura perfeita e passamos a ferro.
- O fundo é processado com overlocker e dobrado uma vez. A largura da bainha não ultrapassa um centímetro e meio. Ou pode ser costurado com ponto zigue-zague decorativo em uma máquina.
Assim, mesmo um não profissional pode fazer em algumas horas um item estiloso que combina bem com tops, jaquetas, blusas, gola alta e jaquetas de couro. Além disso, único e inimitável.