Padrão de saia plissada

padrão de saia plissadaA saia plissada é uma parte universal do guarda-roupa feminino e um dos elementos básicos mais importantes de um terno estiloso. Fica bem em meninas e mulheres, adequado para uma menina. Este produto dá graça à figura, claro, se for combinado corretamente com outros itens.

As próprias dobras variam em direção e formato, criando uma aparência profissional ou um jugo frívolo. Nunca perdem a relevância, por isso ao escolher a saia adequada, você estará sempre na moda.

Variedade de estilos de saia plissada

Comprimento

comprimento da saia plissada
Dependendo do comprimento, existem vários tipos de produtos.

  • Máximo. O comprimento varia do tradicional “até o chão” até “até o tornozelo”. Deixa a mulher magra, ajudando a esconder imperfeições.
  • Midi. Comprimento abaixo da linha do joelho, mas acima da marca do tornozelo. Adequado para belezas altas, mas para as baixas pode esconder sua já baixa estatura.
  • Mini. Não atinge os joelhos cerca do comprimento da palma da mão. Fica ótimo em garotas de constituição proporcional e pernas lindas, independentemente da altura.
  • Micro.Um produto muito curto que cobre ligeiramente a linha das nádegas. Pode ser usado nas férias de verão, mas a figura deve ser perfeita.

Modelos

modelos
Entre os estilos famosos de saias plissadas estão os seguintes.

  • Lápis: corte reto, na altura do joelho, ajusta-se à figura. Ideal em estilos clássicos e empresariais.
  • Tulipa: o corte lembra esta flor - os quadris ficam escondidos, a parte inferior é estreitada.
  • Linha A: A forma associada a esta letra, expandindo-se da cintura para baixo como um trapézio.
  • Sino: em forma de sino, fica solto nos quadris.
  • Gaudet: costurado exatamente na figura e somente na parte inferior se expande em forma de peixe.
  • Plissado: o corte é solto, a partir da cintura saem alfinetadas do tamanho desejado na quantidade adequada.
  • Plissado: costurado com material na mesma prega pequena, tem caimento solto.
  • Carga: produto de corte reto estilo militar e muita decoração, representado por presilhas e bolsos.
  • Shorts-saia: costurado em forma de duas metades de shorts largos ou com acréscimo em forma de pedaço de tecido por cima.
  • Calça-saia: combina perfeitamente as características de um terno formal e roupas casuais e confortáveis. As calças volumosas parecem uma saia.

Importante! Os designers modernos usam pregas em quase todos os estilos de saias femininas.

Como costurar uma saia plissada

Dobras e sua originalidade

As variedades dessas dobras são variadas. Eles podem ser unilaterais, contrários, arcos, leques. Essas dobras são feitas de diferentes maneiras: podem ser diretamente no cinto, parcialmente costuradas, passadas e macias.

Este elemento tem largura e profundidade. Uma dobra de volume total tem duas vezes mais profundidade do que largura.

profundidade de dobra

Importante! Para reduzir o consumo de tecido, a montagem fica incompleta reduzindo sua profundidade.

O formato em cascata é sustentado por uma cinta que “desaparece” na cintura. O comprimento deste elemento é determinado pela altura da subida, que é uma área livre onde a costura não é costurada. A cinta da parte inferior do produto diminui junto com o voo.

Coloque dobras ao longo das setas na parte externa do tecido. Já suas marcações são feitas de dentro para fora com giz especial ou caneta hidrográfica.

Neste caso, não é necessário molde de papel, ele é feito diretamente no tecido.

A borda dobrada do plano externo é tirada de acordo com o suporte e trazida para o próximo suporte (marcado com linhas azuis). A borda da parte interna é desenhada com uma linha pontilhada.

Saia com contra prega

Este elemento é representado por dois conjuntos unilaterais que se encaixam. A seção costurada começa na cintura e termina com uma marca na linha do quadril.

com contra-dobra

Para fazer o desenho, fazemos um corte no centro do padrão frontal e colocamos em ambas as partes da serapilheira com a profundidade necessária. Sem falhar, formamos uma cinta e delineamos a altura da saída - sua borda externa. Essas peças devem ser colocadas no centro.

Antes de fazer as marcações, é costurada uma bainha na barra da saia, passada do avesso.

O algoritmo para criar curvas do tipo contador pode ser visto na foto: ambas as linhas de saída são cortadas com alfinetes e varridas.

definindo a contra-dobra

Costure a dobra até o nível da marca, alise com ferro quente e retire o fio de alinhavo.

Saia com pregas em laço

Este elemento é formado por dois conjuntos unilaterais, divergindo em direções opostas do centro. Do interior obtém-se uma contra-dobra. Pode haver muitos desses detalhes, chamados de detalhes de balcão ou laço, em toda a largura da saia.

com pregas em arco

O algoritmo de formação da versão em arco é mostrado detalhadamente nas fotos inferiores. Desenhamos o alinhavo ao longo do contorno do flyaway, passamos com um ferro quente e dobramos as dobras na linha central da metade frontal.

padrão de dobra em arco

Costuramos todos os franzidos um a um, começando pela cintura até a linha de marcação.

Saia com prega em leque

Esta é a mesma variação do contador, incluindo apenas várias variações semelhantes de uma só vez.

Esse o modelo pode ser aberto ou fechado.

Uma dobra fechada, quando não aberta, é muito semelhante a uma contra-dobra normal. Mas os aparelhos são cortados apenas nas partes superiores, que vão “na cara”.

fiel fechado

Na foto inferior você pode ver o modelo de montagem fechada por dentro e por cima.

de dentro para fora

A versão aberta é cortada com inclinações em cada uma das dobras.

Nesta situação, uma técnica interessante pode ser utilizada para reduzir a espessura devido à natureza multicamadas da matéria densa. Medimos as alfinetadas, marcamos o comprimento das costuras e cortamos o excesso de material, deixando alguns centímetros para as costuras.

fã

Dobramos as nervuras, passamos com ferro quente e amarramos o topo com linha.

abrir

Costuramos as pregas horizontalmente para que não divirjam.

Saia com pregas parcialmente costuradas

Às vezes, os acabamentos das saias são parcialmente costurados, começando na parte superior e até um determinado comprimento. Na maioria das vezes não excede três quartos do tamanho vertical. Idealmente - até a marca femoral.

com pregas costuradas

Abaixo você pode ver a proporção entre suporte e partida. É claramente visível que à medida que o ponto desce, a cinta diminui gradativamente.

Importante! Com base no corte da saia reta, você pode criar outras dobras.

Saias com pregas circulares

Para costurar essa saia, você precisa fazer uma série de cálculos, além de se aprofundar cuidadosamente no próprio processo de corte.

Preparando-se para cortar

Vamos descobrir qual é a metragem necessária do tecido e qual é o princípio de seu corte.

com dobras circulares

Importante! Não são produzidos tecidos com largura de 3 m 21 cm, o que significa que você terá que usar cortes com largura de 0,9 m, 1 m 10 cm, 1 m 40 cm, 1 m 50 cm.

Nestes casos, as costuras de união devem ficar escondidas nas bordas internas das dobras.

Antes de marcá-los no tecido, primeiro dobre os dois padrões por baixo e passe-os no tamanho desejado. Todas as marcas são colocadas na parte interna do tecido.

Separamos um centímetro e meio a dois no topo e traçamos uma linha horizontalmente em toda a largura do material. É aqui que ficará a cintura. Medimos aproximadamente 20 centímetros desta linha e traçamos uma linha femoral paralela.

Formação de dobras

saia plissada circular
Como as costuras de união no volume da saia serão formadas nas nervuras internas, é necessário aplicar marcações a partir da borda do corte, deixando uma margem centimétrica para a costura.

  • Medimos ½ da profundidade da dobra e traçamos um segmento vertical, guiado pelos fios longitudinais do material. A partir desta linha delineamos valores como largura e profundidade, que se repetem no número de coleções.
  • Depois de marcar todas as dobras, colocamos uma inclinação na marca inferior, e na cintura - estreitando meio centímetro em ambos os lados da profundidade. Os pontos resultantes são conectados por linhas azuis.
  • Nesse caso, um tecido com largura de 1 m 40 cm é suficiente para formar onze dobras, e toda a saia pode acomodar vinte e seis. Assim, para uma saia dobrada são necessários três cortes de 1 m 40 cm de largura, o restante do tecido pode ser usado para fazer a bainha do cinto.
  • Para calcular o comprimento de corte da saia neste exemplo, levando em consideração a bainha e a margem de costura, usamos a seguinte fórmula: 3 x (Comprimento da saia +2+4) = 3 x (70+2+4) = 2 m 28 cm.
  • Próxima etapa: combine a dobra externa com a dobra adjacente e alinhave com linha ao longo das marcações.
  • Costuramos cada dobra de cima para baixo à mão.Usando os pontos alinhavados, costuramos uma linha para baixo no comprimento selecionado.
  • Finalizamos o trabalho com travete ou costura transversal até a dobra interna. Deixe os fios de alinhavo no lugar por enquanto.
  • Endireitamos os franzidos ao longo das setas e passamos com ferro quente da face, retiramos o fio de alinhavo.

Dicas úteis para costurar saias plissadas

conselho

  • As dobras manterão sua forma por mais tempo se você passá-las ao longo de ambas as costelas, por dentro e longe do rosto.
  • Pedaços recortados de papelão e colocados na parte interna ajudam a evitar marcas das linhas de dobras internas na parte superior.
  • Os franzidos frontais da saia devem ser duplicados no tecido do forro.
  • O corte da saia do forro é costurado na parte superior da saia principal e, em seguida, o cinto de tecido é costurado. A costura por dentro é tratada com fita feijão para combinar com o forro ou com overlocker.
  • Se o tecido da saia for pesado e denso, é melhor substituir as dobras do tecido do forro por dardos.

Costurar uma saia com pregas não é uma tarefa difícil, você mesmo pode fazer. Basta mostrar um pouco de atenção e engenhosidade. Este trabalho criativo irá levantar o seu ânimo e dar-lhe espaço para uma imaginação irreprimível.

Críticas e comentários
N N.:

Olá. Quero costurar uma saia com prega circular e não entendo COMO fazer com zíper ou outro fecho. Você poderia me ajudar a entender esse problema? Obrigado.

Materiais

Cortinas

Pano