As últimas temporadas de moda deram nova vida a peças há muito esquecidas, como pochetes e saias retas. Surgidos no final do século passado, tornaram-se um dos itens mais versáteis do guarda-roupa feminino que pode ser usado tanto em uma festa quanto no mundo. Hoje, antes considerada um “uniforme” para professores e bibliotecários, a saia de corte reto está no auge da popularidade tanto entre empresárias adultas quanto entre meninas, que a combinam com botas ásperas e tênis. Existem muitos modelos, incluindo clássicos e elásticos. Vale a pena aprender passo a passo como costurar uma saia reta com rapidez e facilidade.
Como criar um padrão para uma saia reta para iniciante
Às vezes acontece que mesmo entre a enorme variedade de roupas vendidas em boutiques e lojas online, uma mulher não consegue encontrar uma opção adequada para si, como no famoso filme sobre exatamente o mesmo manto, mas apenas com botões de madrepérola.Depois de caminhar várias dezenas de quilômetros pelos corredores dos shopping centers e navegar por centenas de páginas da Internet, muitas meninas chegam à conclusão de que é muito mais fácil costurar a coisa que gostam do que encontrá-la à venda.
Quem não se sente confortável com agulha e linha recorre a costureiras profissionais em busca de ajuda, que conseguem costurar quase qualquer roupa em pouco tempo e com uma certa recompensa monetária. A principal vantagem de contactar um atelier que confecciona roupas por encomenda é que a peça se adequará a priori à forma e ao tamanho do cliente e corresponderá a todos os seus desejos.
Importante! Para que o processo trabalhoso seja coroado de sucesso, é necessário construir corretamente um molde, segundo o qual será cortado o tecido preparado para costurar a saia. A exatidão do padrão depende diretamente da precisão com que serão feitas as medidas do futuro dono da saia.
As meninas que frequentavam aulas de trabalho na escola e costuravam aventais de cozinha e vestidos para bonecas usando estampas, e ainda não esqueceram o básico de corte e costura, acharão muito mais interessante costurar sozinhas seu modelo de saia preferido.
Referência! Medidas são as distâncias entre pontos do corpo humano que compõem o sistema de cálculo e medição dos parâmetros da figura. Na produção em massa são utilizadas tabelas padrão; na produção individual, as medidas são feitas de cada pessoa separadamente.
Para costurar uma saia reta você precisa saber:
- Semi-circunferência/circunferência da cintura. Meça com uma fita métrica no ponto mais estreito da cintura, na altura do cotovelo.
- Semicircunferência/circunferência do quadril. Levando em consideração a barriga saliente e os ossos pélvicos, é medido no ponto mais proeminente das nádegas.
- Comprimento do Quadril. O padrão é considerado um DLB de 20 cm; permite um percurso de 18 a 26 cm.
- Comprimento do produto. O ponto de partida é a linha da cintura.
Atenção! Medições desse tipo são feitas em uma mulher que já tirou os sapatos e ficou apenas com a roupa íntima.
Outro ponto significativo na realização de medições é o aumento da liberdade das roupas. É chamado de valor pelo qual o tamanho da roupa excederá o tamanho real de uma pessoa. Na cintura não deve ultrapassar um centímetro e meio, nos quadris - de 0,5 a 2,5 cm.
Depois de fazer as medições, você pode começar a criar o padrão. Para este processo você precisará de:
- lápis;
- papel milimetrado (papel vegetal, papel Whatman, restos de papel de parede);
- centímetro;
- governante duro;
- tesoura.
A construção do esquema pode ser dividida em várias etapas. Os seguintes parâmetros foram tomados como exemplo:
- TO – 72 cm;
- OB – 100 cm;
- DI – 72 cm.
Instruções passo a passo:
- Depois de espalhar no chão o papel previamente preparado e recuar 5 cm do topo, coloque o ponto “A” no canto superior esquerdo. Verticalmente para baixo do ponto “A” é necessário reservar 72 cm e colocar o ponto “D”.
- À direita do ponto “A”, meça a meia circunferência dos quadris, levando em consideração um aumento de 1 cm (51 cm) e coloque o ponto “B”.
- Os pontos “B” e “D” estão interligados no ponto “C”, que deve estar localizado no canto inferior direito do padrão.
- O segmento “DS” é dividido ao meio e uma perpendicular é elevada do ponto resultante até a reta “AB”. O resultado deve ser uma linha lateral.
- A linha do quadril é determinada posicionando-se a 20 cm do ponto “A” - ponto “AL”. A partir dele é traçada uma linha, cujos pontos laterais são designados “L1” e “L2”.
- Os dardos são calculados de acordo com uma determinada fórmula. No nosso caso fica assim: 100(OB) – 72(OT)/2=14 cm Dos quatorze centímetros é importante não esquecer de retirar metade da distância para os dardos laterais: 14/2=7 cm – 3,5 cm para cada dardo.A partir da linha lateral esclarecida, desenhe duas linhas retas até os pontos 3,5, acrescentando 1 cm para cima.
- Os pontos “A” e “B” são conectados por uma linha curva.
- O segmento “LL2” é dividido em duas partes iguais e uma linha perpendicular é levantada a partir do ponto de divisão, que deve atingir o segmento “AB”.
- Do ponto “B1” meça 5-6 cm para a direita (a linha da figura está marcada em vermelho). A perpendicular desce até a linha do quadril.
- A área que fica na cintura após todos os cálculos é dividida em dardos posteriores e frontais.
- As linhas laterais são divididas em duas partes e reservadas meio centímetro das marcas divisórias, desenhadas à mão ou a partir de um padrão.
Atenção! O comprimento das ranhuras nas metades posterior e frontal é de 13 e 10 cm, respectivamente. Para beleza, você pode movê-los um pouco para a esquerda. É importante notar que quanto mais profundo o dardo, mais longo ele será.
Por conveniência, é recomendável transferir os diagramas prontos para papel vegetal e recortá-los separadamente.
Como costurar você mesmo uma saia reta
Cortar o tecido é o próximo passo importante para costurar você mesmo uma saia reta.
Atenção! Ao cortar, é importante considerar a direção dos fios do tecido. Se as peças forem cortadas sem levar em conta a direção do lóbulo e dos fios da trama, o produto acabado perderá a forma ou ficará deformado durante o desgaste.
Partes do padrão são colocadas no lado avesso do tecido, fixadas com agulhas e contornadas com giz fino ou um pedaço seco de sabonete cosmético. As licenças são marcadas com uma régua. Deixe 1 cm na parte superior, 4 na parte inferior, 2 no centro e 2 cm nas laterais. O cinto é desenhado na parte inferior do tecido, duplicando os detalhes em um tecido não tecido grosso. Depois disso, as peças são recortadas com uma longa tesoura de alfaiate.
Depois disso, é necessário fazer pontos de alinhavo nas peças cortadas.São colocados com agulha e linha normais, utilizando fios de cor contrastante do tecido. Os pontos devem ser largos e livres, a linha não deve ficar apertada.
Atenção! A saia conectada com pontos corridos pode ser experimentada. Isso deve ser feito com muito cuidado para não tropeçar em uma agulha saindo do tecido.
A primeira prova deve mostrar se o produto se ajusta à figura, se o tamanho e o comprimento são adequados. Se a saia ficar muito grande, o excesso de tecido é recolhido por baixo das costuras; se, ao contrário, for muito justa, o tecido é liberado por baixo dos alinhavos laterais.
Após o encaixe, o processo de costura fica assim:
- O cinto colado com tecido não tecido é aplicado na saia e preso ao tecido. Na saia, marque as juntas e bordas do cinto ao longo da circunferência da cintura.
- Os defeitos existentes são esclarecidos e, caso existam, são eliminados.
- Eles fazem uma segunda prova.
- Os cortes são processados em overlocker.
- Fazer as costuras laterais, pressionando/pressionando-as para trás.
- Costure o zíper na costura traseira usando pontos corridos, costurando na máquina até a marca onde o corte começará. Na parte da frente da saia o ponto deve ficar a 5 mm dos dentes, a costura é feita de cima para baixo, próximo à trava o produto é desenrolado e é feita outra costura de 1 cm de comprimento. outra costura é feita de baixo para cima ao longo do zíper.
- Depois de retirar os pontos de alinhavo, o zíper é bem passado. Depois de combinar o meio da frente e o meio das costas na parte superior do produto, o zíper é desabotoado.
- Da linha marcada do cinto, reserve 1 cm para a costura, o resto do tecido é cortado. Para evitar que as ranhuras e costuras pretendidas se desfaçam, são fixadas com agulhas. A correia preparada é conectada “face a face” com a parte principal, as seções são combinadas, conectadas e unidas pelo lado avesso.Depois de cobrir a borda do cinto do avesso com o outro lado, a costura à máquina é feita pelo método sobrescrito.
- A barra e a fenda da saia são dobradas (a primeira, depois a segunda), sobrepondo o corte inferior. Na costura, os pontos são feitos da esquerda para a direita, posicionando-os ao longo da borda dobrada da saia. É importante não furar o tecido principal, mas capturar apenas parte dele. Comprimento do ponto – 5mm.
- Ao final do trabalho, a saia acabada é limpa de vestígios de sabão e restos de linha, e bem passada a ferro de dentro para fora, tomando cuidado para não deformar o tecido com o ferro no processo. Após o resfriamento do tecido, é feito um laço na parte superior do cinto a uma distância de 1 cm da borda e um botão é costurado no lado oposto. O local onde o botão deve ficar é determinado enquanto o zíper está fechado.
Como decorar uma saia reta
Para evitar que a saia fique muito rígida e chata, você pode decorá-la com rendas, tranças, bordados ou botões decorativos, strass ou miçangas. Isso pode ser feito durante o processo de costura e depois que a saia estiver totalmente pronta. Consideremos várias opções interessantes:
- Decoração de renda. Recentemente, o acabamento em renda é considerado uma das técnicas mais elegantes. Você pode combinar uma saia decorada com renda com qualquer “top” e usá-la tanto para passear quanto para trabalhar ou estudar. Na maioria das vezes, uma fita de renda é colocada na parte inferior da saia, por ser considerada o método mais simples e que não exige nenhum esforço ou despesa. A decoração é costurada manualmente ou na máquina de costura. Um dos truques para usar essa decoração é que eu uso renda densa, quase opaca, costurada na parte de baixo da saia, você pode deixar um pouco mais comprida.Você também pode dar ao look um ar levemente de conto de fadas costurando a renda em camadas, começando pela parte superior do produto e terminando na parte inferior. Saias retas pretas com renda branca ou bege costurada parecem especialmente interessantes.
- Decoração com trança. A trança multicolorida costurada no tecido ajudará a adicionar sabor picante e chique a um item de guarda-roupa tão simples como uma saia de corte reto.
- Decoração bordada. Itens decorados com bordados são encontrados na coleção de quase todos os estilistas famosos. Hoje, saias, blusas e calças com flores bordadas em ponto de cetim e outros padrões são um verdadeiro must-have que toda fashionista deve ter no guarda-roupa. Não é necessário bordar roupas à mão, você pode fazer muito mais fácil e comprar bordados prontos em uma loja especializada. Ele é preso ao tecido com ferro quente ou com linha e agulha.
- Decoração de strass. Uma saia reta chata pode ser atualizada com contas de pérolas ou strass brilhantes. São vendidos em qualquer loja de costura e fixados com cola especial ou costurados com linha. Você pode usar strass e miçangas para definir um padrão específico ou colocá-los no tecido de maneira caótica.
Para quem aprende a cortar e costurar saias retas ou qualquer outra roupa por conta própria, será muito mais fácil criar um estilo próprio e único. O principal é ter as ferramentas, os materiais necessários e a vontade de criar algo com as próprias mãos.