O jeans sempre foi um item básico do guarda-roupa. A moda de calças, saias e jaquetas confeccionadas com tecidos jeans lindos e ao mesmo tempo despretensiosos provavelmente nunca irá desaparecer. Peças confeccionadas em jeans leve e elástico são usadas em qualquer época do ano por crianças e adultos. A cada temporada, estilistas famosos as incluem em suas coleções, mudando o visual usual das saias ou calças jeans ou, ao contrário, retornando a estilos há muito esquecidos.
Toda garota que tem jeans fora de moda ou surrados no armário pode tentar ser estilista e trocar as calças por uma saia curta ou longa. Saias confeccionadas em jeans grosso ou leve, costuradas com as próprias mãos, vão ajudar a complementar e completar o look de qualquer fashionista.
Como fazer uma saia curta com jeans velhos
Quase todas as mulheres adoram e usam saias curtas.É geralmente aceito que os mini jeans são mais projetados para meninas ou adolescentes, no entanto, a variedade atual de itens de jeans refuta fundamentalmente essa opinião. Hoje, até uma mulher na casa dos trinta que cuida de sua figura pode se dar ao luxo de andar pelas ruas da cidade com uma minissaia jeans.
Transformar calças em minissaia não requer nenhum conhecimento ou habilidade especial. Basta saber manusear uma tesoura e uma máquina de costura e ter um pouco de imaginação. Para trabalhar você precisa estocar:
- um par de calças desnecessárias feitas de jeans grossos ou stretch;
- abridor de costura;
- um pequeno pedaço de sabão sólido seco;
- alfinetes;
- tópicos;
- tesouras com lâminas longas;
- medidor de alfaiate (régua);
- máquina de costura.
Antes de iniciar qualquer trabalho de costura, todo iniciante inexperiente deve seguir as seguintes dicas:
- pela primeira vez é melhor usar coisas que você não se importa para reformar;
- antes de cortar qualquer coisa, é necessário verificar novamente a precisão dos cálculos;
- Ao cortar o tecido em pedaços, deve-se sempre deixar um ou dois centímetros para costuras e folgas.
O processo de remodelação pode ser dividido em várias etapas:
- Definição de comprimento. Claro, quanto mais curta a minissaia, melhor, mas para manter a decência e não chocar os outros com sua aparência, seria útil determinar o comprimento ideal da bainha. Para isso, você precisa vestir uma calça jeans e ficar em frente a um espelho que oferece uma visão completa de uma pessoa, e colocar as mãos ao lado do corpo. O local onde as pontas dos dedos tocam os quadris tem o comprimento adequado para uma determinada pessoa.
- "Trabalho de corte." Munido de um pedaço de sabão, é preciso medir os pontos onde será feito o corte.Em seguida, é preciso tirar o jeans e, com a ajuda de uma régua, traçar uma linha horizontal conectando-os a partir de dois pontos, ao longo da qual será necessário cortar o tecido. É importante não esquecer de deixar um a dois centímetros de tecido para as costuras das bordas.
- Arrancando costuras. Depois que as pernas forem cortadas, você precisa arrancar com cuidado as costuras internas que as conectam. Um estripador de alfaiate (lâmina ou navalha, tesoura de unha com lâminas finas) é perfeito para isso. As costuras são cortadas desde a bainha interna, até o zíper na frente e a costura localizada entre os bolsos nas costas.
- Costura e processamento. Depois que as metades da futura saia são limpas de resíduos de linha, elas são sobrepostas umas às outras e conectadas em ambos os lados com uma nova costura central costurada em uma máquina. A bainha dobrada para dentro é processada com ponto overloque na máquina.
Interessante! A bainha não precisa ser costurada à máquina. Se o comprimento permitir, você pode adicionar dois ou três centímetros à franja. Se o comprimento for crítico, você pode costurar uma tira de tecido com fios soltos no produto usando uma máquina.
Você pode fazer franjas com uma tesoura de unha:
- No lado avesso do jeans, marque uma linha onde começará a franja.
- Da linha marcada para baixo na régua, traçam-se linhas verticais de um ou dois centímetros de largura, que são então cortadas com uma tesoura.
- Usando uma agulha grossa, remova todos os fios horizontais do tecido cortado.
- Para evitar que os fios desfiem durante o uso, são feitos dois pontos finos em cima da franja, que também podem enfeitar a saia.
Se o mini for muito curto, você pode costurar um folho do mesmo tecido ou material com um padrão diferente.Um modelo com pregas em jeans, chiffon ou tule parece estiloso e jovem. Se você precisar transformar um “mini” em um “maxi”, os babados também virão em seu socorro, só que por mais tempo.
Uma excelente variação de saia jeans curta seria o modelo sun-flare. Nem todo mundo pode se dar ao luxo de usar uma roupa tão ousada, na maioria dos casos, saias curtas largas são a escolha de colegiais e estudantes.
Importante! Para costurar uma saia curta larga com jeggings velhos, você não precisa da parte do quadril da calça com zíper, mas da parte inferior das pernas da calça. Portanto, esta opção permite fazer duas saias com um jeans - uma “mini” na parte superior e uma “flare” nas pernas.
Processo de remodelação passo a passo:
- Utilizando um centímetro de costura, são feitas as medidas: circunferência da cintura (WT) e quadril (OB), comprimento do produto (DI). Esses números são necessários para entender em que altura cortar as pernas do jeans.
- As pernas cortadas das calças são rasgadas nas costuras internas e externas.
- Os pedaços de material resultantes são cuidadosamente passados em ambos os lados.
- Um padrão é desenhado em papel milimetrado - um trapézio, no qual a linha lateral corresponde a 1/4 da meia circunferência da cintura, e a linha inferior corresponde a 1/4 da largura da saia, o lado lateral é igual ao comprimento do produto.
- As partes recortadas do molde são costuradas no avesso à máquina.
- Dos pedaços restantes das pernas da calça, é cortado um cinto que é preso à saia.
Transformando jeans em saia no estilo Boho
A principal característica do estilo boho é a combinação de coisas totalmente incompatíveis entre si. Surgido no século XIX do último milênio, tornou-se uma espécie de protesto contra os cânones de estilo e beleza geralmente aceitos. Hoje, quase todas as atrizes famosas de cinema e personalidades da TV se vestem de boho, considerando esse estilo o mais confortável e versátil.O próprio nome – “boêmio” – já diz que esse é o estilo de pessoas criativas e românticas por natureza.
As roupas Boho consistem em saias longas de várias camadas feitas de tecidos de diferentes tipos e texturas, vestidos de verão até o chão e volumosas joias vintage. Jeans fora de moda ou desgastados e um vestido de verão de malha folgado irão ajudá-lo a entrar na vida boêmia e a fazer algo verdadeiramente único e interessante com suas próprias mãos. Você pode dar-lhes uma segunda vida combinando-os em uma saia de estilo boêmio.
Você pode fazer uma coisa em que a parte do quadril vai parecer um jeans e a parte de baixo uma saia cigana, desta forma:
- As pernas do jeans são cortadas e as costuras arrancadas (conforme descrito acima). O vestido de verão é cortado em duas partes: corpete e saia. Não há necessidade de jogar fora as peças cortadas, elas serão úteis no seu trabalho.
- As pernas cortadas do jeans são cortadas longitudinalmente em tiras finas, que mais tarde se tornarão um folho para uma saia nova. O mesmo é feito com o forro do vestido de verão. Depois de preparado o número necessário de babados, eles são costurados à máquina ou à mão em um tecido largo.
- Os babados são costurados na bainha da saia, que é costurada na parte do jeans, e uma peça da moda no estilo boho está pronta.
Conselho! Você pode usar roupas boho com suas blusas e jaquetas habituais e com roupas de estilo completamente inadequado. É permitido usar salto alto, sandálias abertas e botas de combate pesadas com sola grossa. Uma saia boho em camadas fica ótima com uma jaqueta jeans combinando, um top curto com a cintura à mostra e botas de cowboy de bico fino.
Coisas em um estilo “boho” semelhante podem ser criadas usando a técnica de costura “patchwork”.A antiga técnica de costura a partir de retalhos permite que você aproveite cada pedaço de tecido que sobrou de qualquer processo. Anteriormente, apenas coisas para uso doméstico eram costuradas com restos: tapetes, cobertores, colchas para móveis estofados, tapetes, roupas de cama para animais de estimação, etc. Hoje não é incomum encontrar peças de roupa confeccionadas com esta técnica, que se distinguem pela aparência original e pelo preço bastante impressionante.
Jeans desnecessários, perseverança e um pouco de imaginação irão ajudá-lo a dominar a técnica do patchwork e a criar uma saia original. A primeira coisa que você precisa fazer é decidir o estilo da saia. Pode ser mini, maxi, midi ou modelo largo, longo até o meio da panturrilha. Para costurar, recomenda-se primeiro preparar um molde, segundo o qual será montada a bainha costurada com pedaços de tecido.
A parte superior da calça jeans é cortada e rasgada na virilha. As restantes pernas da calça são cortadas em quadrados ou retângulos de tamanhos diferentes ou iguais, a partir dos quais é montada a parte inferior da saia de acordo com o padrão. Depois que o fundo estiver pronto, ele será conectado ao topo.
Conselho! Para deixar a saia ainda mais original, você pode usar jeans de diversas cores. Modelos que combinam tecidos com diferentes texturas, como jeans e veludo, couro ou camurça, ficam especialmente interessantes.
Opções para transformar jeans velhos em saia
Saias jeans com cunha e costura parecem interessantes e elegantes. Dependendo do comprimento, você pode precisar de um ou dois pares de calças para o trabalho, um para uma saia na altura do joelho, dois pares para uma maxi até o chão.
Além do jeans, você precisará do mesmo conjunto de ferramentas para trabalhar e costurar uma minissaia.O processo passo a passo é assim:
- Uma vez selecionado o comprimento adequado, ambas as pernas das calças são cortadas.
- Na parte superior da saia, as costuras escalonadas (inteiramente) e intermediárias (parcialmente) são arrancadas.
- Do tecido restante, corte dois pedaços em forma de triângulo.
- Um triângulo é preso na frente da saia e o segundo atrás.
- Costure o triângulo ao longo das linhas de costura restantes.
Conselho! Para deixar a nova saia mais interessante, as cunhas inseridas na frente e nas costas podem ser feitas de um tecido diferente. As inserções de malha, tule, renda, veludo ou cetim ficarão lindas. A parte traseira pode ser feita em várias camadas costurando várias fileiras de rendas ou fitas de cetim.
Para os verdadeiros adeptos do estilo empresarial, a ideia de transformar calças jeans em um modelo cônico de “lápis”, ótimo para trabalho ou escola, será útil. Esta saia vai destacar perfeitamente o belo formato de sua dona e alongar visualmente a silhueta.
Importante! Para funcionar, você precisará de dois pares, que devem combinar perfeitamente na cor. É aconselhável que sejam de cintura alta ou cintura alta. É melhor deixar modelos de quadril para mini ou maxi.
Para crocheteiras e tricoteiras, a ideia de transformar o jeans em saia também pode ajudar a se livrar dos fios indesejados. A combinação de jeans ásperos e tecido delicado e fino de malha perfurada parece muito feminina e romântica.