Os estilos de saia são muito diversos. Os modelos Yoke são uma seção separada nesta variedade gigantesca. Aumentam visualmente a curva dos quadris e reduzem a barriga. E são fáceis de cortar. Portanto, a popularidade dessas roupas permaneceu inalterada por muitos anos. E é improvável que isso mude no futuro. Diremos como costurar essa saia com suas próprias mãos.
Como fazer um padrão básico de saia com jugo
A canga é a parte superior da saia, lembrando um cinto largo.
O padrão básico desse modelo geralmente é baseado no padrão de uma saia reta clássica. É mostrado na figura abaixo.
Quais medidas são necessárias
Para construir esse diagrama básico, é necessário medir a circunferência da cintura e dos quadris. Outra medida utilizada no trabalho é o comprimento da bainha. No entanto, este parâmetro é baseado nas preferências pessoais e depende apenas indiretamente das características da figura.
Observação! Após medir a circunferência da cintura e do quadril, esses valores devem ser divididos pela metade.
São os números obtidos depois disso que serão úteis em trabalhos futuros.
Construindo um padrão
Pegue o diagrama de uma saia reta clássica e marque nela a altura da canga, conforme mostrado na figura abaixo. Dos pontos 1, 2, 3, 4, 5, 6, reserve o tamanho desejado.
Em seguida, conecte os pontos resultantes com uma linha suave em forma de arco.
Em seguida, corte a parte inferior da saia ao longo da linha resultante. Feche os dardos alinhando suas bordas.
O padrão do jugo está pronto.
Observação! A altura deste elemento pode ser quase qualquer, de 5–7 a 23–25 cm.
Modelando um padrão de saia com um jugo
Uma canga correspondente aos parâmetros da figura é a base de qualquer produto deste tipo. E aqui a barra dessa saia pode ser qualquer coisa.
Reto, com recortes, pregas assimétricas ou simétricas, meio sol e assim por diante.
Além da bainha, essa peça de roupa costuma ter componentes como cinto e bolsos. Esses detalhes são opcionais, mas costumam deixar a saia mais interessante e confortável de usar.
Observação! Os designers de moda utilizam uma técnica interessante: a utilização de materiais diferentes para cada elemento componente do produto.
Por exemplo, a canga pode ser feita de tecido mais denso, e a parte inferior pode ser feita de material sintético fino que se franze em dobras estéticas.
Não tenha medo de experimentar cores, estilo e decoração!
Dicas para costurar saias com canga
Se o padrão for construído corretamente, transferi-lo para o tecido leva de 20 a 30 minutos; para costureiras experientes, menos ainda. Basta fixar os modelos ao tecido com alfinetes e recortar os fragmentos resultantes.
Ao mesmo tempo, você precisa ter o seguinte em mente.
- Alguns tecidos têm frente e verso, outros não. Recomenda-se trabalhar no verso e não na frente do material.
- É necessário fornecer subsídios de costuraV. Medem aproximadamente 1–2 cm, dependendo da espessura do tecido. Tecidos mais finos e leves permitem folgas menores, enquanto os mais pesados exigem mais espaço de manobra.
- Em material elástico, os padrões devem ser colocados de forma que as linhas da cintura e do quadril fiquem paralelas à fibra. Então o produto acabado caberá bem. As margens de costura nesta situação podem ser reduzidas.
O principal é trabalhar com cuidado. O antigo provérbio russo “meça sete vezes, corte uma vez” é muito adequado aqui. Não tenha pressa, tenha cuidado e você terá sucesso!