Saia meio-sol: padrão, cálculo

cálculo de padrão de saia meio solUma saia pode transformar qualquer look, criando uma combinação feminina e estilosa. Um dos estilos mais populares é a saia meio-sol. É particularmente romântico e versátil: este modelo é adequado para qualquer ocasião e para uma menina com qualquer tipo de corpo. A grande vantagem desse produto é que é fácil costurá-lo sozinho. Para isso, é necessário fazer medições, realizar os cálculos corretamente e construir um padrão.

Preparando o padrão

A etapa inicial é a construção competente do padrão. O resultado final do trabalho depende da precisão dos cálculos e da correção das ações. O processo deve ser abordado com especial cuidado e paciência. Apesar de o meio-sol ser um dos estilos mais simples, se feito de maneira incorreta é muito fácil estragar a versão final.

Materiais

o que é necessário
Para construir um desenho você precisa preparar o seguinte:

  • medidor de costura;
  • lápis;
  • pedaço de giz;
  • que homem;
  • governante;
  • tesoura
  • material de costura.

Medições necessárias

Ao iniciar o trabalho, primeiro faça as medidas necessárias. Para isso você precisará de um medidor de costura. Nós medimos circunferência da cintura, circunferência do quadril E comprimento necessário. Recomenda-se anotar os indicadores obtidos. Isso o ajudará a lembrar a precisão de suas medições.

Cálculos para padrões

O cálculo de raios pequenos e grandes é a etapa mais difícil de todo o processo de trabalho. Vamos começar a contar.

Cálculo

O raio pequeno é calculado usando uma fórmula especial: K*medida da circunferência da cintura. Rótulo PARA é o coeficiente de curvatura do corte superior do produto. Para uma saia meio-sol é de 0,32 cm.

Se o produto acabado tiver elástico, deve-se aumentar as medidas da cintura em 1/4 e depois fazer os cálculos.

raios

Para calcular o raio da parte inferior, você precisará de indicadores de comprimento e cintura. Quanto maior o raio, mais volumosa será a saia.

Construção de um desenho

Agora você pode começar a construir o padrão.

desenho de Construção

  • Usando uma régua longa e um lápis, desenhe um ângulo reto em papel whatman. Marcamos o topo com uma letra (por exemplo, “A”).
  • Dela coloque uma linha reta no topo, que é igual ao comprimento do produto. Não se esqueça de deixar 1-2 centímetros de margem de cada lado. Eles são gastos em costuras.
  • O próximo passo é resultado final. De acordo com os indicadores de grande raio, traçamos uma linha em forma de cone, parando-a sob a marca “A”.
  • Vamos passar para a outra metade da costura. Do ponto “A” para baixo traçamos uma linha idêntica às dimensões do comprimento.
  • A etapa final é o pequeno raio - a região da cintura. Do topo de “A” separamos uma medida que corresponde aos parâmetros do raio da linha da cintura. Desenhe um arco conectando as duas metades.

O padrão está pronto.

Referência: O aumento no tamanho da cintura pode ser aumentado a seu critério.Quanto mais centímetros você adicionar, mais dobras obterá no produto acabado.

Sua profundidade também depende da frequência das dobras.

Depois de feito o trabalho no papel, recortamos o molde e transferimos para o tecido. Na fase inicial, recomenda-se construir padrões no papel. Na ausência da experiência e das habilidades necessárias, isso ajudará a economizar significativamente no consumo de tecido.

Opções de padrão

opções

  • Este padrão é adequado para uma saia com uma costura perfeita. A costura pode ser colocada nas laterais ou nas costas.
  • Ao fazer um padrão para costurar produtos com duas costuras laterais Recomendações semelhantes devem ser usadas. A diferença é o processo de corte dos materiais antes de costurar. Do topo do ângulo reto, uma linha média é desenhada no centro, que divide o produto em duas partes.
  • Ao criar um padrão para uma saia com canga, você pode usar um exemplo para um produto padrão reto. Construa a própria saia de acordo com as regras descritas acima.

Conselho: Se, ao costurar, for utilizado um ponto localizado ao longo de uma linha oblíqua, deve-se observar atentamente o ângulo do centro das peças.

Deveria ser 45 graus, não mais. Caso contrário, durante o uso, a saia pode começar a escorregar e rolar para o lado.

Cálculo correto do consumo de tecido

A principal questão na preparação para costurar um produto é o consumo necessário de tecido. Se faltar material, você poderá encontrar dificuldades significativas. O principal problema será o padrão errado, que terá que ser refeito ou o processo de costura terá que ser totalmente abandonado. Vamos descobrir quanto tecido é necessário para uma saia.

consumo de tecido

Ao utilizar o método com duas linhas em um elástico, será necessário um material cujo consumo seja igual a duas meias-saias.Ou seja, 2 comprimentos e 2 raios.

O cálculo é feito de acordo com a seguinte fórmula: 2x(R1+DI)+10 cm 2 são alocados para tolerâncias para assentamento de costuras, R1 são os indicadores finais do pequeno raio, DI é o comprimento do produto. Recomenda-se fazer todas as medições com antecedência, anotar os indicadores e depois ir a um ateliê especializado para adquirir os materiais. Isso ajudará a evitar circunstâncias de força maior.

Atenção: a soma do raio e do comprimento da saia não deve exceder a largura do próprio material.

Ao escolher um material com enfeite ou padrão xadrez, é necessário construir padrões de acordo com a localização do padrão. Isso exigirá o corte de duas partes, cujos lados coincidirão na proporção de padrões ou linhas. Neste caso, o consumo de material deve ser aumentado significativamente sem o uso de exemplos padrão para cálculos.

As saias ocupam uma parte significativa do guarda-roupa de toda fashionista. Com certeza há vários itens em seu armário adequados para qualquer ocasião e conjunto. Uma das adições mais elegantes, versáteis e inteligentes será uma saia semi-sol. Com a abordagem certa, não será difícil criar padrões e costurar você mesmo. Esse produto será um complemento harmonioso para qualquer guarda-roupa e ajudará seu dono a se destacar da multidão.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano