Saias de tule leves e arejadas ganharam popularidade entre fashionistas de todas as idades. Entre a grande variedade de estilos, uma saia espetacular com cauda vai se destacar especialmente no cenário geral. Seguindo certas recomendações, você pode costurar esse produto com suas próprias mãos.
Recomendações para criar uma saia com cauda de tule
Para deixar linda uma saia com cauda, você deve seguir as seguintes recomendações:
- Antes de começar a costurar uma saia com cauda, você deve considerar cuidadosamente seu design. É importante entender qual comprimento de trem será confortável.
- Também é necessário escolher o tamanho certo da saia e sua cor. Depende das características individuais da figura e do formato do evento para o qual o produto está sendo preparado.
- Os materiais devem ser de alta qualidade. Antes de costurar, é necessário verificar o tule para garantir que não haja furos ou outras falhas.
- É melhor costurar as peças com um monofilamento especial, que é uma linha de pesca fina e transparente. Não será visível no produto.
- O tule deve ser esticado um pouco durante a costura, mas para não esticar.
- A fita de cetim para acabamento da borda deve ser rígida.
Como fazer um molde para uma saia com cauda de tule
Para criar uma saia com cauda, você precisará de um pedaço de tule com cerca de 3 a 5 m de comprimento e 3 m de largura. A quantidade de material é determinada pelo grau de fofura da saia e pelo comprimento desejado, por isso é determinado de forma independente . Você também vai precisar de fita de cetim ou regiline (cerca de 35 m), elástico decorativo e material de costura.
Depois de preparar os materiais necessários, você pode começar a recortar os elementos da saia. Siga uma determinada sequência de ações e algumas nuances:
- O tule deve ser passado a ferro e dobrado em quatro camadas na largura.
- A seguir, começamos a cortar tiras. No total você precisará de cinco peças.
- A parte mais curta será a frente do produto, e a mais longa, respectivamente, será a traseira. As três partes restantes ficarão nas laterais.
- Então primeiro determine a parte mais longa e a parte mais curta. Por exemplo, para costurar uma saia para uma menina de dez anos, serão necessários cinco pedaços de tule com comprimentos de 60, 80, 100, 120 e 140 cm, neste caso cada peça difere da anterior em 20 cm Esta gradação é fácil de calcular.
- Cada uma das partes laterais deve ser cortada ao meio. Assim, cada peça terá 1,5 m de largura e o resultado serão peças laterais direita e esquerda.
- As peças resultantes devem ser dispostas de forma especial. Eles são dobrados em várias camadas de largura e ao meio ao longo do comprimento, ao longo do lobar. Isso deve ser feito para fazer marcas no meio da dobra resultante. A marcação pode ser feita com alfinetes. Usando esta marca, as peças serão costuradas no futuro.
- É melhor costurar as peças com uma sobreposição de aproximadamente 1,5 cm.Você também pode costurar da maneira usual. Você deve aderir no início e no fim.
- Ao passar as peças, o ferro deve estar na posição mais baixa para que o tule não se deteriore.
Atenção! É necessário cortar o material com uma tesoura afiada e bem afiada. A borda do corte deve primeiro ser nivelada. Se estiver dobrado, é melhor endireitá-lo imediatamente com um ferro para que o produto fique bem cuidado no futuro.
Como costurar uma saia com cauda de tule com as próprias mãos
Quando todas as partes do produto estiverem prontas, você poderá iniciar o processo de costura. Vamos dar uma olhada mais de perto neste processo:
- Primeiro, você deve organizar todos os elementos na ordem em que serão conectados entre si, do menor para o maior.
- Todas as peças devem ser costuradas de acordo com as marcas feitas previamente. O resultado deve ser um círculo fechado. Você deve começar pela parte frontal. No último detalhe a saia é enrolada.
- Deixe um pequeno furo no meio da costura, cerca de 3 cm, futuramente o elástico ficará ali.
- Em seguida, dobre a saia ao meio e passe a ferro.
- Disponibilizamos as peças uma a uma e alisamos as bordas para deixar os degraus da saia mais lisos. O excesso de tecido deve ser cortado. Isso é feito porque as peças foram cortadas em comprimentos diferentes.
- A seguir, processamos a borda inferior da saia. Você pode usar regiline ou fita de cetim. Com esse tratamento, o produto ficará mais leve, arejado e com um formato bonito.
- As tiras são aplicadas na parte frontal do material, estendendo-se aproximadamente 5 mm sobre ele.
- Em seguida, dobre a saia ao meio e passe a ferro a costura (cintura). Você pode dobrá-lo de forma que a parte superior fique mais curta que a parte inferior.
- Costuramos uma costura em todo o perímetro da cintura a uma distância igual à largura do elástico.É necessário deixar um pequeno recesso onde posteriormente será necessário inserir um elástico. Seu comprimento é definido como a circunferência da cintura menos 2-4 cm, dependendo do alongamento do elástico.
- Colocamos o elástico com um alfinete e prendemos nele toda a largura da saia. Em seguida, costuramos o elástico no anel. Isso pode ser feito à máquina ou manualmente.
- Endireitamos o tecido uniformemente na cintura e separamos as camadas de tule umas das outras para deixar a saia mais volumosa.
Importante! Ao costurar o círculo, certifique-se de que as peças sejam costuradas com os lados correspondentes para que não torçam e não seja necessário refazer o círculo fechado.
Uma saia tutu com cauda sempre ficará impressionante e incomum. Você não precisa ir até a loja para comprar essa roupa. Afinal, mesmo que você tenha habilidades básicas de costura, você pode facilmente costurar um lindo produto com suas próprias mãos.