A saia é um atributo invariável do traje feminino. Torna a figura feminina mais graciosa, acrescenta graça e ternura. Para a estação fria, as opções de costura dessa peça são muitas. Mas com a ajuda do tricô você consegue um análogo muito mais quente e confortável. Entre a variedade de variações, cada artesã encontrará um trabalho ao seu gosto e força. Roupas de inverno tricotadas irão ajudá-lo a suportar os dias gelados.
O que você precisa para tricotar
Para começar, você precisa fazer alguma preparação. O andamento do processo de fabricação e o resultado final dependerão de quão bem e corretamente você fizer isso.
A preparação inclui as seguintes etapas.
- Fazendo medições e criando um padrão.
- Seleção de modelo.
- Compra de fios e ferramentas adequados.
- Tricotar um padrão de amostra e calcular o futuro tecido.
Quais medidas são necessárias
Antes de começar a tricotar, você precisa criar um padrão. E para isso você precisa conhecer os seguintes indicadores.
- Circunferência da cintura. É medido ao longo da linha da cintura.
- Volume do quadril. Nessa medida, a régua do alfaiate deve passar pelo ponto mais largo dos quadris e das nádegas;
- Comprimento do produto. É medido no centro das costas, desde a cintura, até o ponto desejado.
Então, com base nos resultados obtidos, um padrão é construído.
Atenção! Ao criar um padrão, adicione 1,5 cm em ambos os lados para um ajuste solto.
Seleção e cálculo de fios
Depois de decidir o modelo e criar um padrão, você deve escolher o material para fazer este item. Como esta peça é destinada à estação fria, é melhor escolher fios quentes.
- Mistura de lã e lã. Esta é uma fibra natural mais popular. Possui muitas qualidades positivas: naturalidade, resistência a vincos, resistência e elasticidade. As desvantagens incluem a tendência de parar.
- Alpaca tem peso mais leve. As roupas feitas com ele ficam limpas por mais tempo e têm uma aparência atraente. Mas a sua principal vantagem é que nenhum caroço é formado.
- Mohair é diferente suavidade especial e oferece excelente proteção contra o ar gelado. Em que os produtos feitos a partir dele se distinguem pela maciez e leveza.
- Angorá também quente, leve e macio. Mas coisas feitas com ele não resistem bem à lavagem, idealmente, apenas a lavagem a seco é adequada. Pelas suas características, o fio é difícil de trabalhar.
Referência! Outra opção de tricô de saia para o inverno é o acrílico de alta qualidade.
Este tecido sintético também protege bem do frio e é muito confortável de trabalhar. Mas o mais atraente é o preço. Ela é muito democrática.
Que agulhas de tricô usar
Outro passo será escolher a ferramenta certa. Para o trabalho, um critério importante será o tamanho das agulhas de tricô. Pode ser definido de duas maneiras.
- Primeiro: leia as informações no rótulo. Os fabricantes indicam o número da ferramenta recomendada em cada meada.
- Segundo: consiste em comparar o fio dobrado ao meio com a espessura da agulha de tricô. Esses parâmetros devem ser iguais.
Um critério adicional é o material com o qual a ferramenta é feita. É selecionado individualmente pela artesã. Hoje, as agulhas de tricô são feitas das seguintes substâncias:
- metal;
- osso;
- plástico;
- árvore.
Importante! Antes de usar, limpe a ferramenta com um pano macio. Isso tornará mais fácil o deslizamento dos pontos ao longo da agulha de tricô.
Tricotando uma saia de inverno
Há uma grande variedade de modelos de saias. Eles variam em largura e comprimento. Produtos de diferentes comprimentos são igualmente populares.
- Máximo: comprimento do produto do tornozelo ao chão.
- Midi: do joelho ao meio do tornozelo.
- Mini: O comprimento da saia não chega ao joelho.
A largura máxima da saia é chamada de “sol”. A seguir, em ordem decrescente de largura, há um “meio sol”, uma linha reta e um “lápis”. Existem também muitas variedades que combinam esses tipos. Vamos dar uma olhada mais de perto em como vincular algumas variações.
Saia lápis
Esta saia de inverno tricotada é ótima para trajes de negócios. Ao mesmo tempo, agrega charme e sofisticação ao seu dono.
Para fazer isso, você precisará de uma quantidade estimada de fio de alpaca/lã com parâmetros 450 m/100 g e agulhas de tricô nº 4 e nº 3,5 (circular).
No início do trabalho faça um molde conforme a amostra, fazendo ajustes de acordo com o seu tamanho. Em seguida, tricote de acordo com os padrões.
Padrão
Fazendo o trabalho (tamanho 38/40)
- Montar 67 pontos nas agulhas nº 4 e tricotar no ponto 1 até 50 cm de altura.
Esquema 1
- Para a primeira parte da parte lateral montar 37 malhas nas agulhas nº 4 e tricotar da seguinte maneira: malha ourela, 17 malhas com ponto pérola, 1 malha em ponto meia (linha lateral), 17 malhas com ponto pérola, 1 orla ponto.
Padrão de pérola
- Faça incrementos equidistantes entre si ao longo da linha lateral para formar o formato do produto. Pare de diminuir tricotando 21 cm.
- Em seguida, tricotar em linha reta 10 cm.
- Em seguida, faça diminuições para formar a linha lateral.
- Finalize a uma altura de 50 cm.
- Faça a segunda parte da parte lateral da mesma maneira.
- Costure os detalhes do produto.
- Levante as alças superiores nas agulhas de tricô nº 3.5 e tricote a alça do cinto em círculo com um elástico 1x1. Ao mesmo tempo, diminua 48 voltas uniformemente. Termine o tricô após 9 cm.
- Amarre a parte inferior do produto 2 cm com um elástico 1x1.
Saia com jacquard
Esta opção difere porque o padrão da tela é obtido tricotando o enfeite com fios de diversas cores.
Para esta modalidade, você precisará de fios de cor contrastante. 250 g escuro e 100 g branco. O tecido é feito de baixo para cima, em redondo, sem costuras nas agulhas nº 4.
Esquema
O trabalho foi feito da seguinte forma.
- Monte 200 pontos. Amarre 5 cm com elástico 2x2.
- Como tricotar uma orla com cravo
- Em seguida, introduza o segundo fio no trabalho e execute 77 r. telas com padrão conforme diagrama.
- Para a parte superior e o cós, tricotar 5 cm em ponto meia. Então 1 esfregar. purl e mais 5 cm de frente para a bainha.
Saia plissada
Para uma jovem ou mulher que deseja ter uma saia plissada quente no guarda-roupa para o inverno, uma variação de malha é a mais adequada.
O modelo é feito pelo método de efeito plissado. Para calcular o número necessário de voltas, a circunferência do quadril precisa ser aumentada em 1,5 vezes.
Efeito plissado
- Para a alça do cinto, tricotar o número estimado de carreiras em ponto meia.
- Vire metade do tecido de malha para o avesso e costure.
- Insira um elástico no orifício resultante.
Dicas úteis
Para que o trabalho dê prazer e termine com um resultado maravilhoso, é preciso usar pequenos truques.
- Antes de começar a trabalhar, certifique-se de tricotar um padrão de amostra, mesmo que você tenha uma descrição detalhada dos cálculos. Cada artesã possui características próprias, que alteram a densidade do tricô e, consequentemente, os cálculos.
- Não se esqueça da amostra da OMC. Às vezes, os fios podem apresentar surpresas desagradáveis após a lavagem.
- Durante o processo de trabalho, aplique o tecido da peça ao molde com mais frequência. Isso o ajudará a fazer alterações a tempo e evitar curativos.
O inverno é a época das roupas quentes. isso vai agradar as mulheres. Agora você pode tricotar uma coisa quente.