Entre os diversos designs de saias de malha, destaca-se especialmente a versão com pregas. Ao contrário do método de costura no tricô, esta parte tem algumas variações de pregas. Um é tradicional e o segundo é visual, o que se consegue através da combinação de diferentes designs.
Uma saia de tricô não só vai enfeitar uma jovem fashionista, mas também servirá como um ótimo complemento ao guarda-roupa rigoroso de uma mulher de negócios.
Vale ressaltar que o fluxo de trabalho para a criação deste item não é particularmente complicado, e até mesmo uma artesã novata pode lidar com isso.
O que você precisa para trabalhar
Antes de começar a tricotar esta peça de roupa, você precisa realizar algumas etapas preliminares.
- Faça medições.
- Decida o modelo.
- Compre as ferramentas e materiais necessários.
Fazendo medições
Para criar um padrão e calcular a quantidade necessária de fio, são necessários os seguintes parâmetros:
- circunferência da cintura;
- volume do quadril;
- comprimento do produto.
Padrão
Após as medidas necessárias, você deve criar um padrão para o futuro produto.Existem várias opções básicas de design, que dependem de como o efeito plissado é alcançado.
Para a versão visual, é utilizado o padrão básico do produto.
As dobras em forma de cunha são feitas de acordo com o desenho a seguir.
Para pregas tradicionais, use este padrão.
Atenção! Ao criar um padrão, não se esqueça de aumentar em ambos os lados para um ajuste mais folgado.
Seleção e cálculo de fios
Em seguida, você precisa decidir sobre o material necessário. Sua escolha dependerá dos seguintes fatores.
- Sazonalidade das coisas. Algodão, linho, viscose e seda são usados no verão, e alpaca, angorá, lã e mohair no inverno.
- Número de dobras planejadas. Quanto mais houver, mais plástica deve ser a tela. Portanto, a espessura do fio utilizado deve ser adequada.
- Cores. É preferível dar preferência às cores sólidas, pois uma opção muito variada pode “obstruir” a estrutura do tricô.
Referência! Se você quiser fazer algo que possa ser usado em qualquer clima, use fio acrílico.
- Você pode calcular com precisão a quantidade necessária de material apenas tricotando um padrão de amostra e fazendo os cálculos necessários. Você também pode comprar uma quantidade aproximada, focando no seu consumo médio.
Escolhendo agulhas de tricô
Escolher a ferramenta certa é uma etapa muito importante no fluxo de trabalho. Muitas vezes, este é um indicador individual. Isto é especialmente verdadeiro para o material com o qual as agulhas de tricô são feitas. Hoje, para o trabalho, você pode escolher agulhas de tricô, na fabricação das quais foi utilizado o seguinte material:
- metal;
- plástico;
- bambu.
O número de agulhas de tricô depende da espessura do fio selecionado. Para selecionar, basta dobrar a linha em duas camadas e compará-la com a espessura da ferramenta.
Tricotando uma saia com pregas
Como mencionado acima, a criação de uma saia plissada para mulher depende inteiramente do método escolhido para formar este elemento. Para um efeito visual, basta fazer o produto seguindo um padrão regular, enquanto utiliza o padrão para formar dobras visuais divergentes.
Como tricotar saia feminina com pregas
Para tricotar um modelo com inserções em forma de cunha, basta utilizar o padrão nº 2, alterando suas dimensões.
Para esta modalidade, o tecido da saia é trabalhado em círculo de cima para baixo. Neste caso, a parte superior é tricotada com um padrão de acordo com o padrão “Estrelas”. Em seguida, as inserções em forma de cunha são tricotadas uniformemente. São confeccionados com ponto purl em tecido confeccionado segundo o padrão “Peacock Tail”.
Esquema "estrela"
Padrão "cauda de pavão"
Tricotando uma saia plissada para menina
O modelo infantil ficará interessante e de alta qualidade se tricotado de acordo com a seguinte opção, que é feita a partir do padrão básico nº 3.
Para formar dobras, utiliza-se o efeito tricô plissado, descrito a seguir. Neste caso, o tecido deve expandir suavemente conforme mostrado no padrão.
Dicas úteis
Concluindo, apresentamos diversas recomendações para confecção e cuidado de peças de malha.
- Certifique-se de fazer um padrão e realizar um padrão de tricô antes de tricotar. Anexar a peça a ser concluída ao padrão ajudará a evitar bandagens se ocorrer um erro nos cálculos.
- Após a fabricação, realizar uma OMC do produto. Além disso, seque espalhando-o sobre uma superfície plana e horizontal.
- Se você tiver fio fino disponível, poderá obter maior espessura dobrando-o várias vezes. Observe que com esta ação o medidor de fio permanece inalterado.
Boa sorte com seu trabalho e pontos suaves!