O colete de pele subiu com segurança na passarela de muitas casas de moda na temporada passada e ainda mantém sua posição. Possibilidade de combinação com diversos itens do guarda-roupa, conforto e comodidade, apresentabilidade externa - essas são as poucas vantagens pelas quais as fashionistas tanto amam o colete de pele.
E se você tiver um casaco de pele em seu guarda-roupa que não usa há muito tempo? É possível transformá-lo de forma independente em algo moderno? Vamos tentar descobrir.
É possível costurar um colete de pele com as próprias mãos?
Mesmo sem experiência em trabalhar com peles, é bem possível costurar um colete de pele. Afinal, a estampa do produto não possui pregas, mangas, bolsos complexos ou uma silhueta justa e difícil de construir. A principal dificuldade é trabalhar com peles, mas conhecendo pequenos truques e tendo paciência e precisão, esse problema pode ser resolvido.
Você pode decidir o estilo de uma novidade futura estudando modelos na Internet ou em revistas. Ou talvez você possa criar seu próprio design.De uma forma ou de outra, com um colete de pele você ficará estiloso e, o mais importante, ficará confortável e aquecido!
Se você não tem experiência na construção de produtos para ombros, não há problema. Existe um método comprovado. Você precisa encontrar uma jaqueta volumosa e desnecessária que caiba. Açoite as mangas e, em seguida, experimentando você mesmo, ajuste o grau de ajuste e o comprimento do produto. A seguir, rasgamos a jaqueta nas costuras e na sua frente está o molde finalizado!
Importante! Os coletes de pele feitos de pele sintética são costurados com isolamento (sintepon), portanto, ao cortar a jaqueta, adicione alguma folga nas costuras.
Tirando medidas para um colete
As medidas de um colete são feitas da maneira clássica - em pé, uma fita é amarrada na cintura. Medidas básicas:
- perímetro torácico;
- cintura;
- quadris;
- bem como o comprimento do produto (do ombro ao comprimento desejado);
- circunferência do pescoço.
Para simplificar a tarefa, selecione um padrão pronto e transfira suas medidas
Conselho! Este modelo tem uma silhueta ajustada. Para fazer um corte reto, é necessário traçar a linha lateral reta, sem dobrar 3 cm.
Como tirar medidas de homens corretamente
Nem todo homem se arriscaria a usar um colete de pele, pois esse elemento do guarda-roupa masculino é considerado chocante e atrai a atenção de outras pessoas. Uma opção clássica para a metade mais forte da humanidade são os coletes feitos de couro curtido ou pêlo curto.
Para criar um padrão para uma figura masculina, são feitas medidas semelhantes. É necessário levar em conta as características da figura - quadris mais estreitos e ombros largos. O comprimento do colete é definido de acordo com a preferência. Na maioria das vezes, o colete masculino tem uma silhueta reta.
Conselho! Um colete masculino pode ser decorado com gola alta, bolsos ou um pequeno capuz.
Como tirar medidas femininas corretamente
Ao fazer medições, o principal é seguir as regras básicas:
- Vista as roupas que você planeja usar sob o produto futuro. Embora o colete seja um agasalho, você não deve tirar medidas em roupas íntimas. Porque suéteres quentes e camadas de roupas podem ser uma piada cruel e, como resultado, a novidade será pequena.
- Faça uma pose natural. Isso é importante porque se você ficar desleixado ou ereto, poderá obter medidas incorretas e obter o tamanho errado!
- Depois de receber os dados, é necessário compará-los com indicadores padrão. Isso ajudará a identificar características da sua figura, como ombros largos/estreitos, seios grandes/pequenos, etc. Esse conhecimento ajudará na correção do padrão.
Padrão DIY de colete de pele feminino
O mercado de produtos de peles é representado por duas direções – peles naturais e artificiais. Nas fileiras das peles naturais, as peles de animais como vison, coelho, lobo, raposa, guaxinim e chinchila são especialmente populares.
As peles artificiais, graças aos desenvolvimentos modernos na produção industrial, não são inferiores às peles naturais, nem em características de qualidade, nem em beleza externa. Suas vantagens individuais são o preço mais acessível e o tratamento humano dos animais.
Os padrões apresentados são adequados para ambas as opções. Apresentamos possíveis opções de estampas para colete de pele.
Como costurar um colete de pele
Primeiro você precisa decidir de que tipo de pele será feita sua nova peça - natural ou artificial.
Escolhendo uma boa pele para um colete
Se você não tem certeza de que consegue lidar com peles verdadeiras, tente costurar um colete com peles artificiais. Sua base é mais macia que a pele de animal e será mais fácil costurar com ponto zigue-zague em uma máquina comum.Mas a pilha também esfarela muito se não for processada corretamente, isso vai te dar uma ideia da dificuldade de trabalhar com pele natural.
Conselho! Não tente triturar as partes das películas em uma máquina! Este tratamento não é adequado para peles naturais, a base fica solta e quebra rapidamente. Recomenda-se que antes de montar as peças, triture pequenos pedaços de pelo e tente esticá-los. Se passarem neste teste, fique à vontade para costurar as partes principais. E se não, o produto ficará frágil e dificilmente durará muito.
Para avaliar sua força, você deve tentar alterar um casaco de pele velho. Se você acha que para fazer isso é preciso arrancar as mangas e cortar a parte de baixo, está muito enganado. Ao recortar o produto, absolutamente todas as costuras antigas são removidas, as peças do molde são dispostas nas partes mais preservadas e resistentes do pelo. Para economizar, até as costas são divididas em duas partes para escolher as de maior sucesso de todo o casaco de pele.
Ao escolher as peles vestidas, preste atenção ao comprimento, cor e densidade do pelo. Todos estes indicadores devem ser tão semelhantes quanto possível. Afinal, às vezes peles visualmente idênticas podem ser radicalmente diferentes ao toque.
Preparamos ferramentas e materiais
Para trabalhar com peles, costureiras experientes contam com uma máquina de peleiro em seu arsenal, que facilita muito o processo de costura de peças em peles naturais. Mas como não é prático comprar tal ferramenta para costurar um colete, você pode simplesmente aprender a costurar com ponto de peleiro.
Importante! Este tipo de costura é particularmente forte; é usado para costurar mochilas e costuras entrepernas em calças. Você não deve escolher linhas grossas, porque a borda é processada quase duas vezes e pode ficar muito áspera.
Você também precisará de uma faca de papelaria ou de peleiro para cortar partes do pelo.. É melhor cortar em uma superfície preparada, como painel de plástico ou tapete de borracha. É preciso cortar a pele com movimentos curtos, rápidos, um pouco “em peso”. Corte estritamente nas linhas marcadas, não mexa, será difícil corrigir!
Importante! A lâmina deve ser bem afiada, o couro deve ser cortado sem tocar no cabelo, e não rasgar! Primeiro, pratique em peças desnecessárias, não comece imediatamente pelos detalhes principais! Certifique-se de remover todos os pelos presos na costura; a costura deve estar limpa e uniforme. Você pode se servir com um gancho de metal ou furador.
Tecido de forro. Se estiver alterando um produto antigo, recomendamos não deixar o forro original. Refazê-lo não será difícil, mas atualizará significativamente a aparência do futuro colete. É melhor escolher um tecido natural, talvez estampado, se você planeja usar o produto em temperaturas visivelmente abaixo de zero. Papel vegetal para padrões, linhas para combinar com o pelo, lápis, fita métrica, agulha especial.
Se usar peles, também precisará de um pedaço de madeira compensada para esticá-las previamente, pregar pregos, um martelo ou um grampeador de móveis.
Costuramos um colete de pele com as próprias mãos: um guia passo a passo
Antes de começar a trabalhar com pele natural é preciso esticá-la um pouco, para isso a lateral do couro (parte interna) é umedecida com água e, esticando levemente, pregada em uma tábua de madeira. Após a secagem, as peças do molde são transferidas e as películas são retiradas.
Layout padrão
Ao trabalhar com peles, o principal é observar sua direção - estritamente para baixo em direção ao produto. Depois de selecionar as partes necessárias do pelo, arrume as peças do molde e prenda-as com alfinetes de segurança.Certifique-se de deixar uma margem de costura de 1 a 2 cm.
Revele o pelo
O tecido do forro é cortado de forma muito simples se for liso e não houver necessidade de combinar um padrão ou padrão. Disponha as peças do molde da forma mais racional e corte ao longo do contorno, levando em consideração as folgas.
As bordas do pelo podem ser reforçadas com doublerin para maior resistência e facilidade de uso.
Importante! Após recortar as partes do tecido do forro, faça pequenos cortes ao redor do decote, não atingindo o contorno, para que o produto fique bem e não aperte o tecido.
Costure os detalhes
As peças são dobradas aos pares, com o pelo para dentro, e costuradas. É necessário deixar uma pequena área para virar, será melhor se for a costura inferior do produto.
Estágio final
Trabalhe em todas as costuras do colete de pele - remova todos os cabelos e fios presos. Vire para o direito e penteie a pilha com uma escova esparsa. Costure a área restante.
Preciso decorar um colete de pele?
Um colete de pele, especialmente feito de pele de pêlo comprido, é um item de guarda-roupa totalmente independente que não precisa de detalhes adicionais. O traje acabado pode ser complementado com luvas longas ou um lenço - um turbante. Não sobrecarregue seu Look para não parecer ridículo.
Mais algumas opções para decorar um colete feito de pele de pêlo curto:
- Cinto largo com fivela enorme em tom de pele combinando ou contrastante.
- Broche grande.
- Bordado. Adequado para modelos com inserções de tecido. Flores brilhantes ficam ótimas em tecido liso.
- Contas em uma longa corrente em várias linhas. Combina bem com gola alta lisa e calças skinny.
Em geral, ao decorar o produto acabado, lembre-se de usar o senso de proporção e lembre-se que o colete em si é um item bastante brilhante e acentuado.
Dicas de uma costureira experiente sobre como costurar um colete de pele
Trabalhar com peles é bastante difícil, então leve em consideração as dicas a seguir.
- Nunca corte o pelo com tesoura! Eles cortam os pelos, fazendo com que o pelo caia muito e a aparência do produto se deteriore.
- Se usar pele usada, é necessário acolchoá-la lateralmente, para que a pele não rasgue sob carga.
- As costuras dos ombros devem ser costuradas com uma fita forte que não estique. A carga principal estará nesta parte do produto.
- Na montagem das peças preste atenção especial às costuras e ao sentido de colocação do pelo, se as costuras forem visíveis o aspecto ficará pouco apresentável.
Agora você pode fazer seu próprio molde para um colete de pele e costurar um produto com ele. Você também pode facilmente transformar um casaco de pele velho em um colete da moda.