O colete é um dos itens mais versáteis do guarda-roupa. O colete não é uma peça de roupa obrigatória, mas é sempre útil na estação fria e como complemento de qualquer look.
Até meados do século XIX, o colete era exclusivamente masculino, mas depois migrou para o guarda-roupa feminino.
Escolhendo um estilo de colete feminino
Há várias temporadas, o colete é um dos principais atributos das fashionistas e fashionistas. No auge de sua popularidade, os maxi coletes são longos - até o meio da panturrilha ou até o chão.
O mais interessante de um colete é que ele pode complementar qualquer look, torná-lo irresistível e moldar perfeitamente o seu corpo. Por exemplo, Um colete alongado alonga perfeitamente a silhueta, fazendo-nos parecer mais altos e mais magros.
Para costurar um colete sozinho, você deve primeiro adquirir uma estampa do modelo desejado, que pode ser encontrada em revistas especiais ou na internet.
Primeiro você precisa decidir qual função o colete desempenhará - puramente decorativo ou praticamente útil, retendo calor, ou ambos ao mesmo tempo.
Os coletes podem ser divididos nos seguintes grupos:
1. Coletes de tecido
2. Coletes de malha
3. Couro e pele
4. Coletes combinados
Não é necessário saber costurar, basta pegar uma peça velha, por exemplo um casaco, e, cortando as mangas e ajustando o comprimento, transformá-la em colete. A seguir, só falta refinar todos os cortes e decorar a peça resultante.
Fazendo medições
Sem puxar a fita métrica, começamos a fazer as medições. Eles são necessários para determinar com precisão o seu tamanho ao costurar usando padrões prontos ou para criar um padrão.
Medidas principais:
- Og - circunferência do peito
- De - circunferência da cintura
- Sobre - circunferência do quadril
- Dizd - comprimento do produto
Preparando padrões e costurando um colete
Para criar um colete com as próprias mãos, você pode usar um molde pronto para um casaco, jaqueta ou vestido, adicionando ou subtraindo o volume e o comprimento do produto, dependendo do modelo que deseja criar.
Para criar um padrão para um colete clássico você pode levar um vestido velho, um pouco maior ou uma jaqueta. A seguir, siga o método mais conveniente: abra o produto, este método é mais aceitável se houver dardos que também precisam ser abertos, anotando primeiro sua localização, ou vire-o do avesso e transfira todas as linhas:
- Pegamos o produto do qual retiraremos os padrões e passamos a ferro.
- Dobre ao meio, combinando todas as costuras.
- Colocamos papel vegetal ou filme de PVC de construção transparente no produto de dentro para fora e com um marcador começamos a transferir os padrões, primeiro do verso, depois da prateleira.
- Mais adiante já Você pode modelar o estilo desejado no padrão finalizado, por exemplo, abra a parte de trás ou faça babados na prateleira.
- Se necessário, você também pode traduzir outros elementos decorativos, como: capuz, bolsos, golas, etc.
- Estenda os padrões resultantes até o comprimento desejado e recorte-os.
Quando os padrões estiverem prontos, você pode prosseguir diretamente para costurar o colete:
- Pegue o tecido passado e dobre-o ao meio, voltado para dentro. Coloque o material sobre uma superfície plana e lisa. A borda do tecido deve ser cortada.
- Aplicamos o padrão das costas na dobra do tecido para que haja espaço para folgas na área das costuras dos ombros.
- Fixamos o molde no tecido com alfinetes de alfaiate e traçamos todas as linhas ao longo do contorno com giz ou sabão, deixando margens de costura.
- Aplicamos o padrão da prateleira no corte do tecido, levando em consideração o material e modelo. Se o tecido não desfiar, não é necessário processar suas bordas, portanto, deve-se deixar folga apenas para costura.
- Nas restantes secções do tecido marcamos todos os elementos decorativos, deixando também folgas.
Agora você pode recortar todas as peças e proceder à montagem do produto!
Atenção! Se O colete está planejado para ter um forro quente, então as partes principais devem ser feitas um tamanho maior e o forro deve ser feito no seu tamanho. Você pode usar os mesmos padrões, apenas adicionando um pouco de volume aos detalhes principais.
Montando os detalhes do colete
Etapas do trabalho:
- Primeiro você precisa varrer as partes da prateleira e do fundo e experimentar o produto para ajustá-lo.
- Durante o encaixe, colocamos bolsos no produto para ajustar com precisão sua localização.
- Se tudo se encaixa bem, então você pode prosseguir para a costura - fixando as partes do produto com costuras permanentes.
- Costure o colete começando pelas costuras dos ombrose depois passe para os laterais.
- A seguir, é necessário processar o decote, a cava, a parte inferior do produto e sua parte frontal.
- Dependendo do modelo, completamos a costura decorando o produto, por exemplo, bordando ou processando os cortes com pedaços de couro ou pele.
Segredos na criação de diferentes modelos de coletes
Dependendo do estilo de colete desejado, é necessário levar em consideração algumas regras para trabalhar com materiais utilizados em determinado modelo; considere algumas opções:
Colete com costas abertas
Um colete com costas abertas para meninas e mulheres pode ser como com ou sem coleira, lapelas construídas de forma semelhante às lapelas de uma jaqueta também seriam apropriadas. Freqüentemente, esses coletes têm um cinto costurado na frente do colete e preso nas costas.
Materiais usados para costurar um colete com as costas abertas pode ser bem diferente: couro, natural ou ecológico; couro camurça; tecido para terno; veludo ou veludo cotelê, jeans e muitos outros.
Colete de malha
Para criar um padrão de costura de um colete de malha, não é necessário ter conhecimentos especiais de costura. Tudo que você precisa é ter o tamanho certo um pedaço de tecido, de preferência contendo elastano, cujo corte não desmorona e tem um pouco de tempo livre.
Para costurar um colete de jersey, coloque o tecido voltado para baixo em uma superfície plana. Em seguida, recuamos da linha média em um valor igual a 1/2 da largura das costas + 2 cm em ambas as direções. Faça uma marca com sabão ou giz.
Do corte superior do material em ambos os lados recuamos 15 cm e colocamos marcas que devem coincidir com as anteriores.
Agora recuamos 20 cm das últimas marcas e traçamos linhas paralelas às seções laterais do tecido.
As linhas resultantes são a cava do colete, por isso precisam ser cortadas. Colocamos travetes em ambos os lados da cava à máquina ou à mão.
Todos os cortes podem ser deixados abertos ou processados, por exemplo: overloque com overlocker, orlado com fita viés e ponto decorativo colocado a uma distância de 1 cm da borda.
O fecho desse colete pode ser um botão, um broche, um botão ou apenas um cinto.
Conselho! Você pode alterar facilmente o formato deste colete simplesmente arredondando os cantos ou formando um círculo se tiver tecido suficiente.
Colete acolchoado com enchimento de poliéster ou outro isolamento
Materiais necessários para criar um colete acolchoado isolado:
- para costurar um colete acolchoado, você pode usar tecidos como capa de chuva, algodão ou membrana, pode até usar lenços brilhantes e coloridos;
- como isolamento pode-se usar inverno sintético ou qualquer um dos materiais isolantes de nova geração, como lã ou isosoft;
- Você também precisa de um suporte para o próprio ponto, por exemplo, madapolam;
Tecido de forro; - zíperes e outros acessórios fornecidos para o modelo.
Quando todos os materiais necessários estiverem disponíveis, você pode começar a criar um colete acolchoado:
- Primeiro, todas as peças são cortadas de acordo com o mesmo padrão, mas as 3 camadas superiores precisam ser aumentadas em cerca de 2 cm.
- Aí tudo é varrido sem apertar muito para que você possa começar a costurar.
- Na camada posterior, você precisa desenhar linhas com giz ao longo das quais a costura será colocada. Se você tiver um calcador especial com régua em estoque, não há necessidade de desenhar todas as linhas, apenas desenhe algumas linhas centrais e depois costure ao longo da régua, focando nelas.
- Após a costura, pode ser necessário corrigir as peças resultantes com uma tesoura.
- Agora montamos o colete para caber na sua figura.
- Fazemos bolsos de acordo com o modelo.
- Costuramos todos os detalhes do colete.
- Combinamos a base com o forro voltados um para o outro e prendemos com alfinetes.
- Iniciamos a conexão pela cava, alinhamos todos os cortes e lixamos.
- Viramos o colete do avesso e, dobrando o tecido principal em 0,5 cm, criamos uma orla no avesso, alinhavando assim a cava.
- Costure as costuras dos ombros em uma linha (base e forro).
- Agora prenda com cuidado a gola ou capuz, dependendo do seu modelo.
- Costuramos o zíper da maneira que mais nos convém, com ou sem uso de alça e saia.
- Voltamos à coleira, se tivermos. É necessário conectar as golas externa e interna com zíper.
- Fixamos o forro com a gola interna e também costuramos.
- Costuramos o forro no zíper.
- Alinhando todas as camadas do colete, processamos o fundo e está tudo pronto.
Colete de pele
Trabalhar com qualquer pele é uma tarefa árdua e difícil. É melhor que os iniciantes comecem a tentar trabalhar com peles artificiais ou um casaco de pele velho.
O principal ao cortar peças é lembrar que A pilha deve estar sempre voltada para baixo!
Para costurar um colete de pele, você pode pegar qualquer estampa e adicionar extras para liberdade de movimentos, pois esses produtos costumam ser usados com suéteres ou jaquetas.
Se você cortar um colete de pele natural, então primeiro é preciso umedecê-lo com água por dentro e pregar com o pêlo em uma tábua de madeira, depois deixar secar. Só depois disso você poderá começar a cortar.
Os padrões são fixados normalmente e as marcações são feitas. Em seguida, cada detalhe é recortado com faca ou lâmina.
Os produtos de pele são costurados com costuras de peleiro manualmente ou em uma máquina especial de peleiro.
Importante! Ao costurar peças, é necessário garantir que o pelo não entre nas costuras do produto.
As costuras do produto geralmente são perfuradas com martelo. O forro e o tecido principal são montados por último, e o forro deve ter alguma folga para virar do avesso.
Vire o produto do avesso com especial cuidado.
O fundo é costurado à mão com pontos ocultos, após o que todo o produto é alisado à mão e com cuidado para que as juntas das peças não sejam perceptíveis.
No final, todos os cabelos presos nas costuras são arrancados com um gancho ou furador especial e todo o produto é penteado.
O colete está pronto!