É outono lá fora - é hora de pensar em agasalhos para nossos jovens cavalheiros. As peças artesanais são sempre relevantes em qualquer guarda-roupa, principalmente se estiverem associadas ao bom humor e ao cuidado de um ente querido.. Seu filho ficará grato por um colete de malha sem mangas, que servirá como um complemento aconchegante ao seu traje escolar. Não restringe o movimento e ainda não saiu de moda.
Se você é fã do estilo inglês, sabe que os europeus preferem as cores para os meninos: verde escuro, cinza, preto, azul, branco e areia. Tentaremos seguir as tendências da moda.
Colete escolar faça você mesmo
Por onde começar? Tentaremos dar-lhe um algoritmo universal de ações para que no futuro você possa usar qualquer padrão e espessura de fio (agulhas de tricô) para fazer este produto de uso diário. Então…
- Começamos construindo um padrão. O padrão proposto é adequado para crianças de 7 a 8 anos. Se o seu cara for maior ou pequeno, faça os ajustes necessários.
- Tricotamos uma amostra. Seja qual for o fio que você escolher e as agulhas de tricô que você usar, você não pode ficar sem uma amostra. O amostrador mostrará quantas laçadas precisamos montar para tricotar as peças e quantas carreiras precisamos tricotar. Normalmente o amostrador é tricotado com o mesmo motivo escolhido para a obra-prima planejada. Tamanho – 10 cm de largura e 10 cm de altura. Quando estiver pronto, lave em água morna, endireite e seque. Não é recomendado passar a ferro - a amostra pode ficar deformada e o padrão perderá volume, que nem sempre pode ser restaurado.
- Contamos quantos loops precisamos lançar, focando na amostra da amostra. No meu caso, a largura que obtive foi de 21 voltas por 10 cm, ou 2,25 voltas por 1 cm.A partir desses indicadores calculamos posteriormente o número de voltas a serem montadas.
Voltar
A largura das costas no padrão é de 40 cm, então multiplicamos 40 por 2,25 e obtemos 85 voltas para as costas. Agulhas de tricô com tamanho de 3 mm são bastante adequadas. Progresso:
- Montamos 85 laçadas e tricotamos com ponto canelado de 4 cm, normalmente alternando 1 laçada frontal e uma laçada errada. Você pode deixar o elástico mais gofrado - alterne 2 malhas com 2 malhas.
- Depois do elástico tricotamos com o padrão principal até uma altura de 30 cm.
- É aqui que começa a cava. Fechamos 4 laçadas em ambos os lados do tecido. Em seguida, diminuímos (novamente em ambos os lados) após 1 laçada de borda 5 vezes. Como resultado dessas ações, ficaremos com 67 loops. Com uma altura total de 51 cm, terminamos de tricotar as costas.
Frente (prateleiras)
- Para a frente direita montar 45 pontos e tricotar novamente um elástico de 4 cm de altura, como foi o caso do tricô das costas.
- Próximos 30 cm com o padrão principal - até o início da cava. Arrematar novamente 4 malhas depois da malha ourela e diminuir 5 vezes, 1 malha em cada carreira.
- Do outro lado do tecido, a uma altura de 43 cm do início do tricô, fechamos 5 laçadas para o decote, na carreira seguinte 4 laçadas, depois 3 laçadas e três vezes 2 laçadas.
- Na altura da malha de 51 cm, feche as alças, finalizando fazendo a prateleira direita.
- A frente esquerda é tricotada simetricamente à direita. Se precisar de uma frente inteiriça, então ao nível do início do decote a meio da carreira fechamos 10 laçadas e tricotamos as partes esquerda e direita separadamente.
Conjunto
- Umedecemos levemente as peças e secamos. Costuramos ombros e costuras laterais.
- O decote e a cava podem ser amarrados com elásticos de 2 cm usando agulhas de tricô um pouco menores que o próprio produto foi tricotado, por exemplo, se todos os detalhes forem feitos com agulhas de tricô número 3.5, então para o decote e cavas pode-se usar agulhas de tricô 3 ou até 2,5. Fechamos o elástico nas cavas e no decote.
- Costuramos um zíper removível nas prateleiras. Você pode experimentar!
Colete de menino com capuz para todos os dias
Se quiser mais detalhes e a primeira opção não for suficiente, então oferecemos a opção de colete com capuz, com padrão universal para idades de 2-4-6-8-10 anos (respectivamente - a-b-c-d-e). Para esta opção de colete fio recomendado com composição de acrílico - 40% e algodão 60%, bastante grosso, por isso são utilizadas agulhas de tricô com tamanho de 4 mm. Começar:
- uma amostra desse fio de 10 cm por 10 cm resulta em 17 laçadas para 24 carreiras - se tricotarmos em ponto meia. Multiplique o número de cm por 1,7 e obtenha o número necessário de voltas para fundir em qualquer tamanho;
- para a opção a) 1,7 por 33 cm = 56 voltas, da mesma forma para outros tamanhos.
Voltar
- Montar 57-61-67-69-75 malhas para as costas (respectivamente – a-b-c-d-e). E tricotamos um elástico, 1 tricô, 1 tricô. 3 cm de largura são suficientes.
- O próximo é o ponto frontal. Para a cava 18-20-23-24-27 cm.Se quisermos um padrão listrado, alternamos 6 carreiras de fio da mesma cor e depois 6 carreiras de fio de cor diferente. Depois do elástico obtemos 4 listras azuis como na foto e 3 cinzas. Em seguida, listras largas cinza e listras estreitas na parte superior das costas, 2 fileiras de cores diferentes.
- Para fazer uma cava, é necessário fazer diminuições a cada segunda carreira: De acordo com os tamanhos: a – uma vez três laçadas, duas vezes 2 laçadas e 2 vezes 1 laçada; b - c - d - o mesmo - uma vez 3 loops, 2 vezes 2 loops e três vezes 1 loop; e – 1 vez três voltas, três vezes 2 voltas, duas vezes 1 volta.
- Depois da cava tricotamos o ombro e o decote.
Frente (ou prateleiras)
- Para iniciar a frente montar as agulhas 4 mm respectivamente: 27/29/32/33/35 pontos. Tricotamos um elástico de 3 cm de largura.
- Depois do elástico, tricotamos o mesmo padrão das costas. Certificamo-nos de que as listras da prateleira coincidem com as prateleiras do verso.
- A cava nas prateleiras é desenhada da mesma forma que nas costas. Para o decote, a uma altura do tecido de 32-36-41-43-47 cm da borda inferior, começamos a diminuir as laçadas a cada segunda carreira: a – 2 vezes 5 laçadas, b – 1 vez 5 laçadas e 1 tempo 6 voltas, c – duas vezes 6 voltas; d- uma vez 6 e uma vez 7 voltas; e – duas vezes 7 voltas.
Capuz
- Montar 83-87-93-97-101 malhas e tricotar 2 cm em meia com um elástico.
- As próximas 2 carreiras podem ser tricotadas com fio de cor diferente.
- Depois de tricotar 16-17-18-20-20 cm, dividimos o tecido em duas partes iguais, marcando o centro, começamos a diminuir: uma vez em uma laçada, depois ao longo da carreira fazemos mais 4 diminuições em 1 laçada. Tricotando 22-23-24-26-26 cm do início do elástico, você pode fechar as alças. O capô está pronto.
Conjunto
Na frente e nas cavas tricotamos 3 cm em ponto jarreteira a partir do decote e das cavas. Costure o zíper.Você pode fazer isso manualmente ou usar uma máquina de costura, prendendo o zíper na borda da prateleira, para que sua borda não estique ao costurar e a costura fique uniforme, não apertou a tela.
Dicas para iniciantes
- Se você não conseguir comprar um fio que corresponda às instruções do modelo, compre um que tenha pelo menos comprimento semelhante ao recomendado. A espessura das agulhas de tricô deve ser selecionada conforme indicado na descrição.
- Leia a descrição das ações até o final antes de iniciar o trabalho, talvez alguns pontos fiquem claros durante o processo de leitura.
- Se houver muitos tamanhos no diagrama, marque antecipadamente os números necessários com um marcador para evitar erros.
- Caso utilize fios de tipos diferentes, verifique se eles têm o mesmo comprimento na meada e leia “cuidados com o fio”, as características devem ser próximas, caso contrário o produto pode ficar deformado após a primeira lavagem.
- Não jogue fora amostras de produtos, sobras de 10 por 10 cm podem ser usadas posteriormente para um xadrez ou cardigã no estilo patchwork.
- No caso de você querer tricotar uma peça pela primeira vez, você vai preferir um modelo simples que não caiba bem na figura.
- Na hora de fazer peças grandes ou usar fios grossos e pesados, é mais fácil fazer isso nas agulhas de tricô circulares, assim o tecido não fica pendurado nas agulhas de tricô e as mãos ficam menos cansadas.
- Ao usar fio de algodão, lave a amostra em água quente para permitir qualquer encolhimento que possa ocorrer na peça acabada.
- Corte a borracha em cubos e use-a como ponta de agulha de tricô quando precisar deixar o trabalho de lado, evitando que os pontos escorreguem enquanto você estiver fora.
- Para os punhos, escolha agulhas de tricô meio tamanho mais finas que as demais partes e, para evitar que estiquem depois, acrescente um elástico fino ao fio.
- Observe as tolerâncias de ajuste nas instruções.Eles podem ser maiores do que o seu corpo precisa.. E se você gosta de coisas que ficam mais justas, escolha um tamanho menor.
- O fio inox não suja na hora de tricotar, coloque a bola em um saco e feche, deixando um pequeno furo para a saída do fio.
- Ao trabalhar com fio preto, coloque um tecido branco sob o tricô para diminuir o cansaço visual.
- Para evitar que a orla enrole durante o ponto meia, tricotar a primeira carreira em canelado 1x1.
- Para evitar esticar o decote ao fechar as alças, tricote um elástico fino junto com o fio de trabalho.
- O fio pode ser usado para tricô ou crochê. Para um gancho, ele é torcido com mais força para evitar que o produto acabado estique.
- É melhor comprar um novelo a mais do que o recomendado na descrição, do que ter que procurar a espessura e a cor certas.
- Para iniciantes em tricô, evite agulhas de tricô de bambu, plástico e madeira. Eles podem ser escorregadios e flexíveis. O aço, neste caso, é uma opção ideal.
- É fácil esconder as pontas dos fios e os locais onde estão amarrados com uma agulha de crochê.
Para fazer roupas infantis, preferimos escolher tecidos naturais; existe uma maneira antiga e infalível de garantir a composição do fio:
- você pode ler os ingredientes no rótulo;
- você pode atear fogo ao fio e observar como ele queima: Brilhante e rápido - isso é algodão. Apaga-se rapidamente, carbonizado, cheira a lã queimada - fio de lã. Derrete, derrete como uma vela, a ponta vira uma bola quando esfria - é sintético.
Qual fio escolher?
- Fio de lã. Natural, geralmente feito de lã de ovelha. Várias cores. Para coisas de inverno. Você pode tricotar qualquer padrão.
- Fio de algodão. Hipoalergênico. Amigável à pele. Confere ao produto uma aparência aristocrática.
- Fio melange. Uma mistura de fibras sintéticas e naturais. A textura dá às coisas uma aparência exuberante.Uma excelente opção para desenhos tridimensionais.
- Mohair. Muito fofo, natural, pode encolher após a lavagem. Para coisas que não são adjacentes ao corpo. Para pequenos desenhos.
- Fio chique. Pode conter fios diferentes tanto na textura quanto na composição. Para modelos com acabamentos, para agulhas de tricô grossas.
Cores combinadas para escolher fios
- Branco – combina com todas as cores. Especialmente bom - vermelho, preto, azul.
- Bege - com branco e marrom.
- Cinza combina bem com azul e rosa.
- Você pode experimentar a cor rosa com azul e branco.
- O vermelho é amigo do amarelo, azul, preto, branco.
- Marrom – bege, creme, rosa.
- Laranja – branco, azul, carvão.
- Oliva – laranja, tons de marrom.
- Para verde – tons de carvão, dourado, cinza.
- Para azul escuro – cores cinza, azul, marrom.
- Para roxo - cores cinza, dourado e verde.
- O preto combina praticamente sem problemas com todas as outras cores.
Como combinar a cor e o padrão do fio
- Fios coloridos e variados escondem o padrão, não permitindo que ele apareça em todo o seu esplendor. É preferível tricotar com fios variados com um tecido sem motivos ou com pequenos motivos.
- Se forem usados fios de cores diferentes, verifique se eles têm a mesma espessura?
- A cor não deve cansar os olhos, ser agradável e discreta.
- Pense com antecedência com quais itens você combinará suas roupas de malha.
- Não é necessário ter um alto nível de habilidade para fazer tal colete. Habilidades no manuseio de agulhas de tricô e na execução de pontos tricô e purl serão suficientes em nosso caso.
- Na hora de escolher o fio opte por opções com lã natural como parte do fio, pois esse modelo é para a estação fria.
- Se você quiser tricotar uma versão de verão de um colete, então um fio de algodão é melhor, então você precisará de menos fio e terá que montar mais laçadas.
Esperamos que nossas recomendações sejam úteis para você e que novas obras-primas de sua própria criação apareçam em seu guarda-roupa!