Luvas são um item incrível. A mesma palavra é usada para descrever ambos os modelos feitos do melhor cetim e incrivelmente duráveis, bem como produtos muito pesados para boxeadores. Quase sua única característica comum é que são usados na mão. Para que servem e qual a sua origem?
Que tipo de item de guarda-roupa são as luvas?
Este é um desgaste de mão multifuncional. Difere das luvas por separar os dedos - cada uma tem seu “caso”.
De onde eles vieram? Quem os inventou?
O protótipo das luvas modernas nasceu no Antigo Egito. O acessório era prerrogativa dos faraós e da nobreza próxima a eles. Através dele enfatizaram seu status, grandeza e bem-estar financeiro.
Os antigos gregos também recorriam às luvas, mas não para se exaltarem. Nos tempos antigos, as pessoas descobriram as propriedades protetoras das roupas usadas nas mãos. Eles começaram a usá-lo no trabalho, inclusive em casa.Os romanos foram mais longe e começaram a comer com luvas. Assim, cuidavam da limpeza das mãos e protegiam-nas de queimaduras.
Bem, o pico de popularidade das luvas ocorreu na Idade Média. O número de classes que podiam pagar pelo acessório aumentou. Novas maneiras de usá-lo surgiram. Por exemplo, tornou-se uma marca de identificação de certas categorias de cidadãos (por exemplo, representantes de ordens de cavaleiros e confessores), uma forma de mostrar o seu favor a um homem, bem como um desafio silencioso para um duelo.
Importante! Modelos noturnos alongados surgiram no século XVI. Antes disso, ninguém estava particularmente preocupado com questões de comprimento.
O próximo momento significativo na história das luvas: o corte mecânico. Isso aconteceu no ano 30 do século XIX. Fundador da tecnologia: Xavier Juvin. Pois bem, os artigos de couro surgiram em 1911 graças a Dante Trussardi.
Mesma coisa a palavra "luvas" vem da palavra russa "dedo". Esta é uma forma obsoleta da palavra "dedo".
Como as luvas são costuradas?
Existe uma tabela universal de tamanhos para adultos. Foi criado no século XIX. Autor: Xavier Juvin. Foi ele quem teve a ideia de começar pela circunferência da palma na hora de fazer luvas.
A coisa em si consiste em pelo menos 3-4 elementos. Estas são a parte frontal, a parte traseira e o “estojo” para o polegar. Além disso, pode haver forro, trava de pulso, zíper e decoração. Às vezes, as luvas são costuradas com tecnologia patchwork. O número de peças com esta abordagem pode ser qualquer. Existem modelos - em sua maioria quentes, feitos de couro e pele - em que as laterais de cada dedo são feitas de um pedaço de material separado.
É roupa ou acessório?
O item possui marcas de roupas e acessórios. Para definir um par específico, descubra suas funções. Se as luvas em determinada situação servem para decorar ou complementar um traje, ou funcionar como marca de identificação, então devem ser chamadas de acessório.
Importante! Se você estiver em dúvida sobre o nome correto das luvas ou em qual grupo classificá-las, use a opção de cor neutra “armarinhos” ou “armarinhos”. Os modelos feitos de couro são chamados de artigos de couro.
As luvas usadas para proteção contra o frio são, antes de tudo, roupas. Não serve tanto como um complemento, mas como um guarda-roupa independente.
Por que as luvas são necessárias?
Eles protegem a pele das mãos contra rachaduras e prolongam sua juventude. Eles mantêm você aquecido e evitam que a precipitação o prejudique. Alguns deles carregam ainda um elemento estético: complementam a imagem, enfatizam a graça das mãos e a beleza das pulseiras (se usadas por cima). Outros ajudam a evitar lesões, queimaduras e infecções - essas cargas são transportadas por esportes, trabalho, jardinagem e produtos médicos.
Tipos de luvas
Existe uma divisão por gênero e idade. Com base nessas características, distinguem-se produtos adultos e infantis, acessórios masculinos e femininos. Avançar o material é mais frequentemente levado em consideração. Os produtos são feitos de materiais naturais e artificiais. Existem também opções combinadas.
Não esqueça também sobre sazonalidade. Existe um equívoco comum de que as luvas usadas ao ar livre são exclusivamente um atributo da meia estação e do inverno. Na verdade, o mercado está repleto de modelos de verão. São feitos de guipura, o melhor couro e cetim. Sem eles, os proprietários de veículos automotores não podem dirigir e algumas categorias de atletas amadores e profissionais não treinam.Por exemplo, as luvas estão incluídas na lista de equipamentos obrigatórios para os cavaleiros - pessoas que se dedicam aos esportes equestres.
Por estilo
A variedade de opções pode ser combinada em 4 grandes grupos:
- modelos de comprimento padrão (variação clássica, cobre mão, dedos e pulso);
- produtos alongados (podem terminar no cotovelo ou acima dele);
- encurtado (termina no ponto onde começa o pulso);
- luvas (modelo sem dedos).
Um acessório com dedos abertos é frequentemente usado por pessoas de determinados círculos: motociclistas, roqueiros e vendedores. As luvas são confortáveis porque permitem sentir o volante e fazer movimentos suaves com a ponta dos dedos.. Por exemplo, recalcular dinheiro ou apertar botões em um carro.
Importante! As luvas são convenientes porque podem ser usadas para manicure de qualquer comprimento e tipo. Mesmo com aplicações complexas de pedras e strass.
Por propósito
- Luvas de carro. Acessório multifuncional para entusiastas de automóveis. Sua principal função é garantir a segurança. Reduz o deslizamento do volante na mão, absorvendo o suor e superfícies ásperas. As luvas para automóveis também desempenham uma função de aquecimento padrão. Além disso, para facilidade de uso, muitas vezes são feitos sem dedos ou com as pontas dos dedos dobráveis. Este design permite manusear pequenos botões sem qualquer dificuldade. Importante! O material com que são feitos os produtos para motoristas é menos liso que o couro. Portanto, dirigir com luvas de carro é muito mais fácil e seguro.
- Luvas médicas. Desempenhar função protetora em relação à equipe médica e ao paciente. Previne infecções e ajuda a manter a esterilidade. Feito de látex e borracha.
- Toque nas luvas. Projetado para funcionar com dispositivos de toque.Permite que você entre em contato com a tela no frio sem expor as mãos.
- Casamento. O acessório da noiva, o toque final do look. A adequação do produto é questionada continuamente, mas a maioria dos designers não tem pressa em abandoná-lo, pois permite realçar a beleza das suas mãos e serve como excelente base para um casamento temático. Então, com ele fica fácil criar um conjunto em estilo retrô.
- Diariamente. Projetado para uso diário. Durável, usável, confortável.
- Noite. Muito finos e leves, têm um aspecto elegante e têm uma função estética.
- Trabalhadores. Elemento obrigatório do uniforme e uniforme de trabalho dos especialistas médicos, científicos e químicos. Eles podem ser muito grossos ou muito finos. Um exemplo da última opção: luvas para médicos, cosmetologistas, enfermeiras.
- Doméstico. Desgaste durante limpeza, jardinagem e reparos de automóveis.
Por material
Couro incomparável. As peles dos seguintes animais são utilizadas como luvas:
- Cordeiro (idade do animal: até um ano). O resultado é um material elástico, fino e macio. É usado na produção de produtos de luxo caros.
- Javali (selvagem). Após o curtimento surgem 2 tipos de couro de luva: queixada e carpincho. O primeiro vem com superfície lisa, o segundo é um tipo de camurça, muito caro, macio, durável e elástico.
- Porcos. Matérias-primas grossas e ásperas. Ideal para luvas de inverno muito quentes com pele.
- Bebe cabra. Comparado ao cordeiro, perde, mas também é uma opção conveniente e de alta qualidade.
- Cervo. Um material com estrutura única e padrão natural. Embora seja grosso, as coisas feitas com ele, devido à sua excelente maciez, ficam lindas e arrumadas.
- As opções exóticas incluem matérias-primas obtidas de avestruzes, peixes, capivaras, pítons e crocodilos. Por definição, um produto feito com eles não pode ser barato.. Este é um item de status que não é usado para aquecer, mas para demonstrar seu status e conhecer designers famosos.
Importante! As luvas são feitas do mesmo couro das bolsas, mas confeccionadas com mais cuidado. As matérias-primas são muito mais finas, macias e elásticas. O efeito é alcançado sem perda de qualidade, resistência e desgaste.
Além do couro, são utilizados couro sintético, tecido, borracha, lã, látex e pele. Luvas de lã e tecido podem ser feitas de um tipo de fibra ou de vários.
Características de escolha de luvas
Parâmetros aos quais prestar atenção:
Tamanho
Para determiná-lo você terá que tirar medidas. Pontos para aplicação do centímetro: o osso do dedo mínimo e o entalhe entre o polegar e o indicador. O valor resultante deve então ser verificado em relação à tabela de tamanho universal. Isso reduzirá significativamente o círculo de pesquisa, mas ainda não será possível evitar a experimentação.
Usando luvas na loja preste atenção ao grau de ajuste do braço. A propriedade deve ser mais pronunciada se se trata de um produto feito de couro ou couro sintético. Os materiais são propensos ao desgaste. Por este motivo, é necessário adquirir produtos aproximadamente 0,5 tamanhos menores que o exigido ou indicado na tabela resumo.
Corte
Quanto mais inserções e costuras, mais rápido o modelo se desgasta e pior irá mantê-lo aquecido no frio extremo. Importante! As costuras são uma fonte de perda de calor. Certifique-se de que eles estejam seguros e nivelados. Luvas coladas não duram muito e aquecem muito pior do que as costuradas..
Decoração
Os designers oferecem luvas incrivelmente bonitas, habilmente e ricamente decoradas com vários elementos volumétricos e planos. No entanto Você não pode sacrificar a conveniência ou funcionalidade de um acessório em nome de um visual incomum.
Deve ser mantido um equilíbrio e avaliadas adequadamente as condições em que os produtos serão utilizados. Se o seu objetivo principal é auxiliar na condução de um automóvel ou outro meio de transporte, os elementos decorativos não são apenas indesejáveis, mas podem causar um acidente de trânsito. Uma mão presa em joias simplesmente não permitirá que você reaja em tempo hábil aos acontecimentos na estrada.
Ao mesmo tempo, não há proibições especiais para o uso de luvas decoradas na rua. Laços, inserções, apliques, bordados, rebites, zíperes, cortinas – escolha qualquer opção com base no gosto, idade, sexo e estilo.
Cor
Hoje em tudo Não é necessário escolher luvas que combinem com o calçado ou chapéu. Você pode brincar com contrastes. Isso geralmente é feito por noivas que se casam com vestidos coloridos em vez dos tradicionais vestidos brancos.
Outra variante: volte aos clássicos. Além disso, o resultado final pode ser brilhante e interessante, nunca enfadonho. Um exemplo de conjunto de sucesso são os vestidos de noite com longas luvas brancas.
Importante! As luvas, principalmente as de couro e couro sintético, devem ser bem tingidas e uniformes. Certifique-se de verificar a qualidade da camada antes de comprar. Esfregue a superfície com um pano branco.
Autolady é ainda mais simples. No caso deles, uma máquina pode funcionar como fonte de inspiração. Trança do volante, carroceria, assento, aros das rodas - você pode escolher qualquer uma das opções listadas como guia de cores.
Perfuração
Isso é feito por vários motivos. Um deles é o desejo de proteger a pele, protegê-la de irritações. No entanto buracos são sempre uma fonte de perda de calor. Portanto, não há necessidade de seguir cegamente a moda ou focar em uma propriedade, sacrificando outra função importante. Se suas mãos ficam frias com frequência, você precisa escolher luvas com um número mínimo de perfurações.
Tipo de fecho
Algumas luvas vêm sem nenhum elemento de fixação. Na maioria das vezes, são produtos de comprimento padrão. Para facilitar a colocação, podem ter uma fenda na parte de trás do pulso.
Os modelos esportivos são equipados com amarras de corda, velcro (um ou mais) e elásticos. A escolha entre eles deve ser feita com base nos requisitos do equipamento. Se você precisa de um ajuste absoluto com a mão, quase uma fusão com ela, então você deve optar pelo laço.
O elemento de fixação mais relevante para peças de malha é o elástico. Pode ser largo ou estreito, visível ou oculto. Para as crianças, faz sentido adquirir luvas com elástico largo e muito elástico. Devido ao seu tamanho, assentam firmemente na mão e, devido à sua boa elasticidade, não apertam o pulso.
Luvas de carro e modelos para uso diário geralmente vêm com botão, zíper ou velcro. Se você puder comprar qualquer uma das opções listadas para usar na rua, então os acessórios com botão ou zíper são mais adequados para dirigir. Velcro - um ou vários - simplesmente não suporta a atividade manual típica de um entusiasta de automóveis.
Resina
Os produtos para uso diário e treinamento prolongado devem ter forro. Ele executa várias funções ao mesmo tempo:
- absorve a umidade (a mão não escorrega na luva, a pele não fica irritada devido à má drenagem da umidade);
- proporciona um uso confortável (o material do forro é agradável ao toque, menos áspero que a parte frontal da luva);
- protege o material externo (alguns tipos de materiais utilizados na camada externa das luvas não toleram contato constante com o suor; por exemplo, camurça).
Importante! Não se pode afirmar de forma inequívoca que só os acessórios forrados com tecidos naturais são bons. Hoje, os fabricantes, usando tecnologias proprietárias e inovadoras, criam revestimentos funcionais e seguros a partir de materiais artificiais.
Além disso, alguns forros são impregnados adicionalmente com compostos antibacterianos e hipoalergênicos. Você pode usar essas luvas o dia todo sem tirá-las. O dano deles é minimizado.
Com o que eles vão?
Não será difícil adquirir um par feito de acordo com os princípios de uma determinada direção de estilo. Para cada opção existe uma solução, você não precisará perder muito tempo procurando um par para um look esportivo, de negócios, de noite, temático ou retrô.
Também não faltam produtos de luxo. Muitos designers famosos trabalham regularmente com luvas e sempre as incluem em suas coleções. Portanto, as meninas que querem estar na moda e caras terão facilidade em escolher um acessório de mão que combine com seu guarda-roupa habitual.
A única regra estrita quanto à questão da composição de conjuntos com luvas é aplica-se a modelos estendidos. Se você seguir os padrões clássicos de estilo, eles geralmente são usados apenas com vestidos de noite e agasalhos com mangas ¾.. No entanto, hoje os modelos conservadores de comportamento na indústria da moda estão sendo ativamente eliminados. Portanto, não é necessário segui-los, a menos que você seja a esposa do rei.