Um hobby comum e muito útil é o tricô. Este é um belo artesanato para mães em licença maternidade, mulheres em seu tempo livre ou para avós. A relevância aumenta especialmente no inverno, quando à noite você realmente quer se cobrir com um cobertor quente.
Mas consideraremos detalhadamente qual fio é melhor escolher e como calcular sua quantidade.
Qual fio é melhor escolher para uma manta infantil?
Para o bebê Não poderia ser melhor que fio natural:
- lã merino – a melhor opção de manta infantil. O produto será quente, macio ao toque, hipoalergênico e não picará, o que a criança vai gostar.
- Se você precisa de um cobertor leve para bebê, então você precisa escolher linha com algodão. Esse produto será macio, respirável e fácil de cuidar.
- Para crochê fio natural preferível.
- Se você é iniciante, compre mohair fofo, que irá esconder pequenos erros e tricô irregular.
- Vai dar leveza e calor fio acrílico com angorá. Você pode escolher um lindo padrão, para aquecer é melhor tricotar com 2 fios.
Importante! Apareceu fio milagroso Alize Puffy com laços. Se a manta for para uma adolescente, ela com certeza vai querer criar uma “obra-prima” com as próprias mãos, sem agulhas de tricô ou gancho.
O fio mais macio é fácil de usar, mesmo sem conhecimento ou desenho você pode enfiar cada loop no próximo - o padrão mais simples está pronto! A largura do produto é determinada a olho nu. Suavidade, leveza e hipoalergenicidade são as vantagens dos fios, principalmente para as crianças.
Conselho! O uso de fios fofos é indesejável, pois fiapos ou penugens podem causar erupções cutâneas na criança. Os sintéticos também não são a melhor opção.
Escolhendo um tamanho para um cobertor
Tamanhos recomendados para cobertores infantis:
- para um bebê pequeno no carrinho bastam 70 x 70 cm, são necessários cerca de 400 gramas de fio;
- Para embrulhar um bebê pequeno bastam 80 x 100 cm (cerca de 700 gramas de linha).
Para contar os pontos com precisão, os especialistas recomendam primeiro selecionar um padrão para o produto. É necessário tricotar uma pequena amostra de acordo com o padrão - aproximadamente 10 x 10 cm, depois contar o número de laçadas desta amostra e multiplicar pelo tamanho desejado.
Que padrão você precisa para um cobertor?
A escolha do padrão é influenciada pelo fio:
- Para linhas retas, você pode escolher qualquer padrão. Se o produto for para crianças, os dedos do bebê ficarão facilmente presos no tricô vazado.
- Portanto, padrões grandes são melhores; são muito mais fáceis de trabalhar.
Para artesãs iniciantes
Qualquer padrão parecerá difícil para os iniciantes, para eles é melhor escolher combinações com fios de cores diferentes. Podem ser quadrados ou listras grandes, que vão decorar o produto e serem fáceis de fazer. Você pode escolher 2 tons de linha ou vários, fica ao gosto do mestre.
Conselho! Você pode alternar pontos tricotados com pontos purl, bastando mudar a cor dos novelos de linha. Assim, sem usar padrões, é fácil conseguir um resultado excelente!
As bordas do produto podem ser decoradas com franjas ou crochê.
Conselho de profissional
Primeiro decidimos a escolha do fio, depois as ferramentas (agulhas de tricô ou agulha de crochê). Existem outras nuances:
- Certos padrões podem exigir uma escolha clara de agulhas de tricô (gancho).
- Linhas grossas não permitirão que você faça um padrão complexo que você goste.
- Depois de escolher um padrão, você pode escolher a cor da manta.
- Os fios de algodão são melhores para o bebê, deve-se sempre comprá-los com uma pequena reserva para caso de erro nos cálculos.
Importante! É necessário lavar um produto de algodão em água morna, pois ele durará muito tempo.
Se você levar em conta as simples recomendações dos profissionais, qualquer iniciante em tricô poderá dar conta dessa tarefa. Um presente feito com as próprias mãos aquecerá seu bebê com amor.