O aparecimento do primeiro dentinho de um bebê é um acontecimento tão significativo para os pais e entes queridos que é costume celebrá-lo e dar presentes. Também existe a tradição de presentear uma colher de prata. Por que é necessário apresentar tal lembrança? Qual é o seu simbolismo, existe algum benefício prático e quem deve fazê-lo? Nós vamos descobrir.
Por que, quando aparece o primeiro dente, dão uma colher de prata?
Esta tradição é antiga. Acredita-se que ela seja da Inglaterra. A favor desta versão está o facto de neste país ser frequentemente utilizada a expressão: “Nascer com uma colher de prata na boca”. Ao dizer isso, eles implicam o incrível favor do destino para com uma pessoa.
A explicação mística da tradição é que a prata tem a capacidade de proteger contra o mau-olhado, a inveja, as forças sobrenaturais e atrair boa sorte e prosperidade.
Existe um costume que, aliás, é extremamente desaprovado pelos dentistas modernos - bater com uma colher no dente emergente. Acredita-se que tal manipulação atrai boa sorte e também garante a saúde desse dente e de tudo que surgirá no futuro.Os especialistas não recomendam fazer isso: durante o período da dentição, as gengivas ficam muito sensíveis e formam-se inchaços. Não há necessidade de perturbá-los ainda mais e causar desconforto à criança.
Há também uma explicação racional para esse costume. O primeiro dente geralmente aparece aos seis meses de idade. Durante esse período, alimentos mais variados são introduzidos na dieta do que o leite materno ou a fórmula. Ou seja, a colher aqui funciona como um símbolo de crescimento, e até se torna útil na alimentação.
Além disso, os talheres podem ser considerados um presente bastante valioso, memorável e sério. Será preservado até a idade adulta e, quem sabe, marcará o início de uma coleção familiar.
A favor do fato de que hoje vale a pena aderir a essa tradição estão as propriedades benéficas do metal nobre. É capaz de ionizar água e desinfetar alimentos ao entrar em contato.
Quem deve dar uma colher de prata e quando?
Costumes e tradições antigas que sobreviveram até nossos dias são frequentemente interpretadas à sua própria maneira. Acontece que os próprios pais compram esses talheres para o bebê. Às vezes, uma colher não é dada por ocasião do aparecimento do primeiro dente, mas sim por ocasião do aparecimento do primeiro dente. batismo. Mas se nos voltarmos às origens desta tradição, então a colher deve ser entregue:
- Padrinhos. Anteriormente, a cerimônia de batismo acontecia logo após o nascimento. Hoje, quando muitas vezes é adiado por algum tempo, a criança na hora do aparecimento do primeiro dente simplesmente pode ainda não ter padrinhos.
- Parentes próximos. Na maioria das vezes, são avós.
- A pessoa que primeiro notou a aparência de um dente. Via de regra, esta é a mãe.
Ao comprar uma colher de prata, você também deve solicitar uma gravura.
Dicas para escolher uma colher de prata
A colher não é apenas uma lembrança que tem função decorativa e é dada como lembrança.Este é um talheres que servirá para alimentar o bebê. Ao comprá-lo para presente, você deve prestar atenção às seguintes nuances:
- a forma deve ser redonda e o desenho deve estar livre de elementos decorativos pontiagudos;
- é melhor escolher um aparelho com superfície texturizada: quando o bebê o usar sozinho, será mais confortável para ele segurá-lo;
- Em um produto de excelente qualidade há uma marca claramente marcada de 925-999 - ou seja, a prata no souvenir é de pelo menos 92%.
Também é desejável que o produto seja acompanhado de certificado de higiene. Esta é uma garantia da sua segurança quando utilizado para o fim a que se destina.
Uma colher de prata como presente para um bebê é um presente útil e valioso. Anteriormente, esse souvenir era presenteado apenas por pessoas ricas, já que a prata não estava ao alcance de todos. Hoje, muitos podem comprar este presente significativo para seu querido filho. Além disso, este é um presente universal que é igualmente apropriado tanto para meninos quanto para meninas.