Para muitos, o banheiro é um bastião da limpeza. Nele as pessoas tomam banho, escovam os dentes, lavam o rosto e cuidam da higiene. Não é de estranhar que associemos fortemente este local à limpeza e à ausência de sujidade. Portanto, o banheiro costuma ser mantido absolutamente limpo.
Mas às vezes surgem fatores inesperados que violam a reputação imaculada desta morada de higiene. Junto com os fungos nas juntas dos azulejos, o problema mais comum é o mau cheiro. E na maioria das vezes vem das toalhas com as quais secamos o corpo.
Como remover o mau cheiro das toalhas
Antes de tentar se livrar de um odor desagradável, você precisa descobrir de onde ele vem. Isso ajudará não só a escolher um meio eficaz de eliminá-lo, mas também a tomar medidas preventivas para que a situação não se repita no futuro.
Mas de onde vem o cheiro desagradável das toalhas? Você realmente não pode chamá-los de sujos.Se os têxteis de cozinha ou de praia ainda podem ficar sujos com alguma coisa, então de onde pode vir a sujeira do banheiro? Afinal, ali limpamos apenas o nosso próprio corpo limpo, que acaba de sair do banho. Na verdade, pode haver vários motivos.
Causas de odor desagradável
As razões mais comuns pelas quais uma toalha tem um cheiro desagradável são:
- Sujeira velha e teimosa;
- Uso excessivo de têxteis;
- Lavagem de má qualidade;
- Secagem insuficiente do tecido.
A primeira e mais óbvia razão são todos os tipos de poluição acidental. Talvez você tenha tocado a toalha com as mãos sujas, deixado cair no chão que não é lavado há muito tempo, derramado produtos químicos domésticos sobre ela - acidentes sempre acontecem. Muitas dessas marcas permanecem no tecido quase para sempre, emitindo um odor desagradável.
A segunda razão mais óbvia é o envelhecimento. As toalhas precisam ser trocadas e é aconselhável fazer isso uma vez por ano. Tecidos que estão constantemente em contato com resíduos de água e sabão podem desgastar-se rapidamente e adquirir um odor desagradável.
Em seguida vem um fator banal, mas não tão óbvio - lavagem de má qualidade. Mesmo que você limpe seu corpo apenas com uma toalha, sem lavá-lo ele rapidamente começará a cheirar mal. É provável que o tecido simplesmente não tenha esticado bem durante a última lavagem.
Bem, o último, mas não menos importante, fator é a negligência na secagem das toalhas. O banheiro é a parte mais úmida da casa. Lá costumamos usar água, aí pode aparecer vapor d'água e é aí que a ventilação é mais fraca. Um ambiente quente e úmido é ideal para o crescimento de fungos e outros microorganismos. Como resultado, suas toalhas podem cheirar úmidas.
Remédios
Descobrimos os motivos do aparecimento do âmbar, mas como removê-lo? Nada pode consertar a sujeira entranhada e o desgaste banal, mas outros problemas podem ser resolvidos!
Instalações
Existem quatro maneiras principais de combater odores fortes de tecido:
- Lavagem repetida.
- Ebulição.
- Lavar com vinagre e refrigerante.
- Uso de produtos químicos especiais.
A solução mais simples e óbvia é lavar toalhas felpudas duas vezes seguidas. É melhor fazer isso com as mãos, depois secá-las bem e passá-las a ferro. Muitas vezes, isso é suficiente para eliminar o cheiro. Altas temperaturas também funcionam bem. Ferver o tecido mata todos os microorganismos, mas pode afetar negativamente a condição do produto.
Opções mais complexas e difíceis são as lavagens com aditivos especiais. Por exemplo, em vez de pó ou gel, você pode adicionar vinagre e refrigerante à máquina de lavar. Esses produtos de limpeza versáteis funcionam bem em pratos e tecidos. E se você não desdenha os produtos químicos, pode encontrar na loja produtos especiais prontos para eliminar odores.
Instruções
Não há necessidade de explicar tudo sobre a relavagem, mas é melhor explicar a fervura. Muitas pessoas acreditam que basta ferver uma toalha em água comum e ela ficará imediatamente perfeitamente limpa. Isto está errado. Ninguém impede você de ferver tecidos em água sem aditivos, mas isso não dará o efeito desejado.
Adicione meio copo de refrigerante, 4 colheres de sopa de água oxigenada e um pedaço ralado de sabão em pó 72% à água. É necessário misturar tudo em água fria e ferver o tecido por cerca de 40 minutos após a fervura. Não faria mal nenhum lavar a peça novamente depois de ferver.
IMPORTANTE! Sempre separe a roupa por cor ao ferver. Isso também deve ser feito ao lavar na máquina de lavar, mas às vezes essa regra é negligenciada.Ao ferver, este é um pré-requisito se você não quiser que as cores se misturem.
Existem dois métodos de lavagem com bicarbonato de sódio e vinagre. A primeira é molhar a toalha em água com 9% de vinagre de mesa, torcer e lavar normalmente. Um copo de vinagre é suficiente para 8 litros de água. Você não precisa ficar de molho por mais de uma hora. A segunda maneira é colocar um copo de refrigerante no tambor ao lavar na máquina e despejar um copo de vinagre. Não há necessidade de adicionar detergentes.