O tratamento térmico é a melhor maneira de se livrar de vários patógenos que se esforçam para penetrar no domínio culinário. A fervura também ajuda a eliminar manchas persistentes que aparecem nos panos de cozinha com frequência invejável. Mas se você não seguir uma série de regras, poderá facilmente transformar seus assistentes insubstituíveis em trapos feios.
Os melhores removedores de manchas e gordura
Desde a invenção dos detergentes em pó e dos alvejantes, o sabão em pó foi gradualmente substituído por eles. Mas em vão. Afinal, na batalha pela limpeza dos panos de cozinha, é difícil substituí-los. É apenas importante entender que apenas os blocos marcados com um mínimo de 72% são adequados para esses fins.
Os próximos na classificação de ajudantes confiáveis no combate às manchas são:
- sal;
- refrigerante (fermento e cinza);
- vinagre;
- ácido cítrico;
- permanganato de potássio;
- óleo de girassol.
A gordura vegetal aumenta significativamente a eficácia de outros produtos, principalmente quando se trata de adicioná-la à água quente.
Às vezes, o peróxido de hidrogênio e o ácido bórico também são usados para branqueamento, e a cola de silicato é usada para remover manchas. Mas devido ao alto risco de danificar a toalha, não é recomendado ultrapassar a dosagem destes produtos indicada na recomendação.
Como e o que ferver
Um pano de prato de alta qualidade deve absorver bem a umidade, secar rapidamente e simplesmente não deve deixar fiapos em tudo com que entrar em contato. Folhas de waffle brancas lidam bem com essas tarefas. Eles também têm mais uma característica - a capacidade de resistir a fervuras repetidas sem destruir as fibras.
Mas que chef não gostaria de decorar suas instalações com toalhas brilhantes, coloridas e talvez até felpudas? Um toque tão pequeno pode transformar uma cozinha. E adicione complicações. Afinal, os tecidos coloridos não toleram bem a fervura. E a pilha enrolada também exala relutantemente odores de sujeira. Portanto, para cuidar desses materiais, você precisa dominar a técnica de imersão em alta temperatura.
Ebulição
Isto envolve manter as coisas embebidas na substância ativa por um longo período (25–60 minutos) em fogo baixo. Uma das receitas mais populares é uma mistura de sabão em pó, alvejante seco e óleo vegetal - 2 colheres de sopa cada. eu. ingredientes para 5 l. água quente. Depois de ferver a solução, os panos de cozinha são imersos nela e mantidos no fogo por aproximadamente 30 minutos. Em seguida, desligue o fogão e espere até que a água esfrie completamente. Normalmente, durante esse período, até as manchas antigas têm tempo de desaparecer e o tecido só pode ser bem enxaguado.
O bicarbonato de sódio também lida bem com manchas. Para um pequeno número de manchas recentes, basta ferver as toalhas numa solução de 1 copo desta substância diluída em 2 litros. água.É melhor pré-tratar manchas antigas e difíceis de remover com pasta de refrigerante, que é mantida sobre uma toalha por 30 minutos após a aplicação. Se o produto não remover as manchas, antes da próxima lavagem é melhor deixar o tecido de molho durante a noite em uma solução de uma mistura de sabão em pó e carbonato de sódio (2 colheres de sopa para cada 3 litros de água).
Imersão quente
Isso envolve mergulhar panos de cozinha em água fervente e depois “infundir”. O método mais popular envolve processamento em duas etapas. Primeiramente, as manchas são umedecidas com ácido cítrico (20 g por copo d'água) e a toalha é deixada em um saco plástico por 3 horas. Em seguida, são embebidos em uma mistura de 5 litros. água fervente e 10 gotas de solução rosa escuro de permanganato de potássio por 6 horas. Uma alternativa igualmente eficaz são 3 colheres de sopa. eu. sal de cozinha e 2 colheres de sopa. eu. peróxido de hidrogênio diluído na mesma quantidade de água quente. O período de imersão é semelhante.
Simplesmente passar as peças antes de enviá-las para a cozinha pode aumentar o intervalo entre os tratamentos de toalhas em alta temperatura. O segredo é que as fibras alisadas absorvem e retêm menos sujeira.