Você tem muitas toalhas felpudas velhas e desnecessárias acumuladas em casa? Não se apresse em jogá-los fora ou desperdiçá-los! Primeiro, leia este artigo, que fornecerá instruções passo a passo para fazer com eles um tapete incomum que irá decorar seu banheiro ou corredor. Fazer isso não exigirá muito tempo e esforço. Você também pode querer dar uma segunda vida às suas toalhas velhas. Então vamos começar.
Materiais e ferramentas.
Todos os itens envolvidos podem ser encontrados na casa de qualquer pessoa. Para fazer esse tapete você vai precisar de:
- Várias toalhas felpudas velhas de qualquer tamanho (um tapete médio requer em média 3-4 peças). Podem ser da mesma cor ou multicoloridos, dependendo da cor desejada do futuro tapete. O melhor é levar três toalhas de cores diferentes, mas que combinem na tonalidade.
- Tesoura de tecido afiada.
- Governante.
- Materiais de costura (agulha e linha ou, se disponível, máquina de costura).
- Alfinetes de alfaiate multicoloridos (quantidade aproximada de 10 a 20 peças).
- E, o mais importante, o desejo de criar.
Master class: como fazer um tapete com toalhas velhas.
Quando tudo que você precisa para fazer um tapete já está na sua frente, só falta mãos à obra.
- Primeiro, você precisará cortar todas as toalhas longitudinalmente em tiras de aproximadamente 4 a 6 centímetros de largura (por conveniência, você pode usar uma régua). A espessura e o tamanho do futuro tapete dependem da largura e do número dessas listras. Para torná-lo mais conveniente, você pode dobrar a toalha ao meio e cortar as duas metades em tiras de uma só vez.
Atenção! As toalhas felpudas esfarelam muito ao serem cortadas, o que vale a pena considerar na hora de escolher um local para trabalhar.
- Em seguida, você precisa cortar as bordas costuradas das toalhas na parte superior e inferior. Vale dizer que o tapete acabado ficará melhor se também forem recortadas áreas com bordados e desenhos diversos.
- Quando todas as tiras estiverem cortadas, pegue três delas e costure-as ao longo da borda superior.
- Dobramos cada tira ao meio ao longo da borda longa, prendemos com alfinetes para maior comodidade e costuramos. Assim escondemos os fios que saem nas bordas para deixar o trabalho mais arrumado.
Importante! Lembre-se de remover os alfinetes usados depois de costurar as listras para evitar pica-las no futuro.
- Trançamos a peça resultante de três tiras em um rabo de cavalo.
- Quando a primeira trança da toalha estiver pronta, costure as pontas e costure as próximas três tiras conectadas entre si (como no primeiro caso). Nós também os trançamos.
- Realizamos este algoritmo até que todas as tiras cortadas das toalhas sejam utilizadas.
- Como resultado da fixação de todas as peças, obtém-se uma trança bastante longa, que só falta enrolar e prender adequadamente.
- Torcemos a trança resultante em uma espiral apertada, costurando-a com fios no processo para tornar a conexão mais forte.
- No final, é preciso dobrar com cuidado a ponta da trança (esconder) e também prender com fios.
- Isso é tudo! O tapete acabado só precisa ser virado com as costuras para baixo e você pode começar a usá-lo.
A master class sobre como fazer um tapete com as próprias mãos chegou ao fim. Como você pode ver, fazer esse tapete é bastante simples, não levará mais do que uma hora do seu tempo.
Gostaria de acreditar que este artigo foi útil. Talvez quem o ler mude de ideia sobre jogar fora toalhas felpudas velhas aparentemente inúteis e pense em seu uso mais lucrativo, e um tapete feito à mão se tornará posteriormente uma adição harmoniosa ao interior da casa.