Os panos de banho ou de cozinha são um dos itens mais usados em casa. Para além da tarefa principal, seleccionados de forma harmoniosa e habilidosa, podem também desempenhar uma função decorativa, decorando e complementando o interior da casa de banho e da cozinha.
Sabendo com que frequência é necessário trocar as toalhas de cozinha ou de banho, as mulheres as estocam para uso futuro e as dão a amigos próximos, avós e mães nas férias. Porém, existe a opinião de que é melhor não usar toalhas como presente. Vamos descobrir o porquê.
Por que uma toalha é um presente ruim, sinais
Apesar de estarmos no século 21, muitas pessoas ainda vivem cativas de superstições e sinais que as impedem de realizar determinadas ações, pois podem levar a más consequências. Porém, quase ninguém sabe qual é a sua essência.
História da superstição
A maioria dos sinais, tradições e rituais modernos originam-se dos tempos da Antiga Rus. Assim, os sinais associados ao uso de toalhas sobreviveram até hoje, e quase todos são tristes.
Anteriormente, eles eram apresentados como presente às pessoas que ajudavam a baixar o caixão com uma pessoa falecida até a cova. O tecido foi cortado em pedaços e distribuído aos participantes da cerimônia de despedida.
Importante! Hoje em dia, utilizam-se panos comuns (cordas) para carregar e colocar o caixão na cova, que é jogado na cova. As toalhas raramente são usadas para esses fins e não são dadas às pessoas. Se alguém for oferecido para tomá-los para si em memória do falecido, isso será feito com intenção maliciosa.
Além disso, toalhas foram amarradas na porta de uma casa onde alguém morreu. Um pano de prato ou guardanapo branco amarrado na cerca também indicava um infortúnio desse tipo. Todos que passavam e notavam o pano branco nas toras sabiam que havia um funeral na casa.
Anteriormente, havia um costume em que as mulheres bordavam pessoalmente toalhas grandes para seus filhos ou maridos. Eles foram presenteados com eles durante acontecimentos tristes - se aquele que o preparou morresse.
Lembrando e sabendo como e em que circunstâncias as toalhas foram utilizadas, as pessoas evitam dá-las ou recebê-las como presente. Isto é especialmente verdadeiro para têxteis usados que não estão na embalagem original.
Sinais e longas tradições
Os seguintes sinais relativos às toalhas sobreviveram até hoje:
- Se você pisar no tecido usado para carregar o caixão, poderá se danificar.
- Toalha ou lenço dado por uma mulher a um homem e, ao contrário, traz separação ao casal.
- Não se deve bater em alguém com a toalha, nem que seja de brincadeira - isso pode provocar o desenvolvimento de doenças e problemas de saúde.
- O tecido usado na cerimônia batismal (kryzhma) não pode ser jogado fora.Após a cerimônia, deve ser guardado na forma em que se encontra (mesmo sujo) e, se necessário, utilizado para tratar e acalmar a criança.
- Segundo a tradição, a própria menina deve preparar toalhas de casamento (toalhas decoradas com bordados e imagens diversas). Após o casamento e a cerimônia de casamento, as toalhas são levadas para casa e guardadas pelos noivos: são penduradas em ícones e repassadas como herança de família. As toalhas de casamento não podem ser reutilizadas.
- Pão e sal são servidos aos convidados sobre uma toalha branca como a neve, mostrando assim que os proprietários estão felizes em vê-los.
Como pode ser observado pelos sinais descritos acima, o uso de toalhas para outros fins nem sempre está associado a algo triste e ruim. No entanto, existe um tipo de pessoas que seguem religiosamente e reverenciam tradições antigas, para quem os artigos de banho ou de cozinha apresentados como presentes podem tornar-se uma espécie de “marca negra”. Nesse caso, você pode fazer um acordo de brincadeira com o destinatário - exigir um pagamento monetário simbólico pelo presente. Desta forma você pode neutralizar o impacto negativo.
Atitude moderna em relação a tal presente
Por mais supersticiosas que sejam as toalhas apresentadas como presentes, na sociedade moderna não é costume entregá-las de acordo com as regras de etiqueta. O fato é que são considerados itens de higiene pessoal, assim como escovas de dente, pentes ou roupas íntimas. Acredita-se que tal presente, dado até mesmo à pessoa mais próxima e querida, pode colocá-la em uma posição incômoda.
Acreditar ou não em presságios é uma questão pessoal de todos.Porém, ao pensar nesta ou naquela superstição associada aos presentes, lembre-se que antes de tudo a atenção é importante e até uma toalha presenteada, se for realmente útil ao “herói da ocasião”, pode se tornar uma verdadeira surpresa agradável. .