Não é nenhum segredo que um sono profundo e saudável é a chave para uma boa saúde e um sistema nervoso forte. Para realmente ter um sono de qualidade, você precisa considerar muitos detalhes, incluindo a escolha da roupa de cama certa e confortável. Os cientistas descobriram que uma pessoa dorme profundamente e descansa completamente apenas em um quarto confortavelmente mobiliado, limpo e bem ventilado, com roupa de cama limpa de alta qualidade.
Como a roupa de cama afeta a qualidade do sono
Em primeiro lugar, ao decorar uma cama, é preciso prestar atenção ao tecido com que são feitos os lençóis. Os especialistas observam que você só deve comprar conjuntos feitos de materiais naturais. Ajuda a pele a “respirar” durante a noite, o que tem um efeito positivo no descanso e na condição da pessoa.
As fibras sintéticas, que também podem ser utilizadas na confecção de conjuntos de cama, são consideradas menos preferíveis. Eles podem causar danos diretos à saúde e ao estado do corpo.Neste caso, o resto não será completo e restaurador.
Importante! Várias noites passadas em lençóis de baixa qualidade não causarão danos significativos à saúde, mas a exposição constante a produtos sintéticos na pele durante uma noite de descanso não é categoricamente recomendada.
Quais tecidos afetam negativamente
Os materiais sintéticos devem se tornar um tabu para as pessoas que se preocupam com a própria saúde. Roupas íntimas ásperas e não respiráveis literalmente prendem o corpo em uma espécie de casulo à noite. Cria-se um efeito de balneário, principalmente nos meses de verão, quando faz muito calor mesmo à noite.
A pessoa começa a suar, mas a umidade não consegue ser absorvida ou evaporar, pois os sintéticos não permitem isso. Como resultado, podem ocorrer eczema, irritação, reações alérgicas e outras consequências desagradáveis do uso dessas roupas íntimas.
Tecidos muito grossos também são excluídos para uso como roupa de cama. Eles impedirão a imersão normal no sono devido a sensações corporais desagradáveis. O sono também será interrompido constantemente, não permitindo que a pessoa descanse totalmente.
Quais tecidos são melhores e por quê?
Hoje, comprar roupa de cama de boa qualidade não é problema. Existem muitas lojas online e boutiques onde as donas de casa podem comprar algo ao seu gosto e a um preço acessível. Cientistas e pesquisadores recomendam prestar atenção apenas aos tecidos naturais:
- algodão;
- cetim;
- chita;
- popeline e outros.
Importante! Em primeiro lugar, a roupa interior é selecionada de acordo com a sensação na pele. Se for agradável ao corpo e confortável, você pode escolher com segurança a tonalidade adequada.
A seda também é um material natural e de uso bastante aceitável, mas não é um material para todos.Nem todo mundo vai gostar da sensação da roupa de cama escorrendo e escorregando. Antes de comprar é melhor “experimentar” os lençóis e certificar-se de que são realmente adequados para o uso diário.
A vantagem dos tecidos naturais é a respirabilidade. Eles “respiram” e ajudam o corpo a relaxar completamente e a desfrutar de uma noite de descanso. O ar penetra facilmente na roupa e não encontra obstáculos no caminho para o corpo humano. Além disso, a respirabilidade do linho é considerada um componente importante para a troca normal de calor.
Como a cama influencia sua saúde?
A saúde de uma pessoa depende diretamente de uma noite de descanso. A roupa de cama desempenha um papel igualmente importante, um dos dominantes, pois durante o sono o corpo não deixa de perceber as sensações táteis e, se a roupa for escolhida de má qualidade, focará a atenção do cérebro neste momento e interferirá no normal descansar.
Em alguns casos, um conjunto de lençóis e capas de edredão de baixa qualidade pode causar várias reações alérgicas e erupções cutâneas, bem como problemas no sistema cardiovascular.
Relação com a qualidade do sono
Os cientistas conseguiram descobrir que não só a qualidade da roupa de cama determina um sono saudável, mas também os esquemas de cores deste item de decoração do quarto não são menos importantes. Os tons mais preferidos são:
- branco (cria a confiança de limpeza ao redor, ajuda você a adormecer rapidamente e a se sentir confiante a noite toda);
- azul (promove um sono calmo e rápido, frequentemente recomendado por psicólogos para pessoas que sofrem de pesadelos);
- rosa (relaxa e elimina agressões, alivia a tensão e o estresse de um longo dia);
- verde (permite alcançar o equilíbrio emocional e dormir tranquilo à noite para poder acordar alerta e descansado pela manhã);
- azul (elimina sentimentos de medo e relaxa);
- marrom (dá sensação de aconchego e calor confortável, relaxa e acalma);
- preto (não é uma escolha para todos, mas ainda ajuda você a adormecer instantaneamente e a relaxar sem sonhos).
Importante! Vermelho e laranja são considerados cores ambíguas. Por um lado, a sombra ensolarada proporciona bom humor e vigor, mas não tem o melhor efeito no sono, interrompendo constantemente os sonhos. O vermelho também não é preferível para o descanso noturno, mas pode reduzir a pressão arterial e normalizar a circulação sanguínea.
Assim, na hora de escolher a roupa de cama, antes de mais nada é preciso escolher um material que seja confortável ao toque e depois prestar atenção na tonalidade adequada. Roupas íntimas de alta qualidade devem atender a todos os requisitos para um sono adequado. No entanto, deve ser trocado regularmente pelo menos 4 vezes por mês. A opção ideal é trocar a roupa de cama em dias alternados ou diariamente.
Reações da pele, sistema nervoso, pulmões
A pele é o maior órgão do sistema excretor humano. À noite, os processos apenas ficam mais lentos, mas não param de funcionar. É por isso que é preciso cuidar de um material de cama de alta qualidade para que o suor liberado à noite não permaneça na pele e evapore, e o corpo “respire”.
Os tecidos sintéticos dos lençóis não permitem que a umidade evapore e nem mesmo a absorvem, deixando-a na pele. Isso leva a erupções cutâneas e reações alérgicas. Com o tempo, com o uso regular dessas roupas íntimas, uma pessoa pode notar a formação de eczema e pústulas, que posteriormente serão muito difíceis de tratar.
O sistema nervoso reage fortemente aos tons da roupa de cama, por isso é melhor escolher modelos calmos e relaxantes. O sistema respiratório também reage fortemente ao ambiente durante o sono. A roupa de cama de má qualidade, de uso constante no dia a dia, pode levar a distúrbios da função respiratória do corpo e a diversas patologias.
Dicas para escolher roupas de cama
Cada família deve ter vários jogos de roupa de cama para que possam ser trocados em tempo hábil, sem descuidar do local de descanso, que deve estar sempre limpo e arrumado. Antes de comprar, avalie a sensação da roupa íntima em sua pele. Só depois de determinar a opção mais suave e confortável é que você deve procurar uma cor que agrade aos olhos.
Recomenda-se também prestar atenção aos padrões e apliques que muitas vezes decoram os lençóis. Enfeites grandes costumam promover manifestações de paixão, mas atrapalham uma noite normal de descanso. Para um relaxamento completo, é melhor escolher motivos animalescos, natureza ou formas geométricas abstratas. A melhor escolha seria uma roupa de cama simples ou um conjunto aconchegante com pequenas flores.